A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/32709 |
Resumo: | Este estudo pretende analisar e avaliar práticas pedagógicas eficazes em contexto de sala de aula e alargadas ao contexto familiar, para promover a Linguagem Expressiva numa criança com Trissomia 21 (T21). Para este objetivo geral analisou-se o impacto do uso de imagens visuais no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem de uma criança com T21, com cinco anos de idade, a frequentar o pré-escolar e que revelava grandes dificuldades na comunicação e na linguagem expressiva. O estudo realizado permitiu constatar a melhoria na articulação das palavras, a aquisição de novo vocabulário e a construção de frases decorrente da realização de um conjunto de onze sessões programadas e distribuídas ao longo de alguns meses, nas quais se recorreu ao uso de imagens visuais para ativar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem do sujeito do estudo. Os resultados conseguidos permitem responder à questão colocada e obter suporte empírico para afirmar que o uso de imagens tem um impacto positivo no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem expressiva, no caso particular, em crianças com T21. |
id |
RCAP_793fbebd934806cc7f31c3235d6b8657 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32709 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratórioTrissomia 21Linguagem ExpressivaComunicação AumentativaComunicação AlternativaEducação Pré-EscolarEste estudo pretende analisar e avaliar práticas pedagógicas eficazes em contexto de sala de aula e alargadas ao contexto familiar, para promover a Linguagem Expressiva numa criança com Trissomia 21 (T21). Para este objetivo geral analisou-se o impacto do uso de imagens visuais no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem de uma criança com T21, com cinco anos de idade, a frequentar o pré-escolar e que revelava grandes dificuldades na comunicação e na linguagem expressiva. O estudo realizado permitiu constatar a melhoria na articulação das palavras, a aquisição de novo vocabulário e a construção de frases decorrente da realização de um conjunto de onze sessões programadas e distribuídas ao longo de alguns meses, nas quais se recorreu ao uso de imagens visuais para ativar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem do sujeito do estudo. Os resultados conseguidos permitem responder à questão colocada e obter suporte empírico para afirmar que o uso de imagens tem um impacto positivo no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem expressiva, no caso particular, em crianças com T21.Vaz, João Luís Pimentel, 1957-Repositório ComumVeloso, Emília Teresa Balsa Rodrigues2020-06-23T09:24:09Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32709202484521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:56.034636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório |
title |
A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório |
spellingShingle |
A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório Veloso, Emília Teresa Balsa Rodrigues Trissomia 21 Linguagem Expressiva Comunicação Aumentativa Comunicação Alternativa Educação Pré-Escolar |
title_short |
A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório |
title_full |
A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório |
title_fullStr |
A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório |
title_sort |
A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório |
author |
Veloso, Emília Teresa Balsa Rodrigues |
author_facet |
Veloso, Emília Teresa Balsa Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, João Luís Pimentel, 1957- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso, Emília Teresa Balsa Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trissomia 21 Linguagem Expressiva Comunicação Aumentativa Comunicação Alternativa Educação Pré-Escolar |
topic |
Trissomia 21 Linguagem Expressiva Comunicação Aumentativa Comunicação Alternativa Educação Pré-Escolar |
description |
Este estudo pretende analisar e avaliar práticas pedagógicas eficazes em contexto de sala de aula e alargadas ao contexto familiar, para promover a Linguagem Expressiva numa criança com Trissomia 21 (T21). Para este objetivo geral analisou-se o impacto do uso de imagens visuais no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem de uma criança com T21, com cinco anos de idade, a frequentar o pré-escolar e que revelava grandes dificuldades na comunicação e na linguagem expressiva. O estudo realizado permitiu constatar a melhoria na articulação das palavras, a aquisição de novo vocabulário e a construção de frases decorrente da realização de um conjunto de onze sessões programadas e distribuídas ao longo de alguns meses, nas quais se recorreu ao uso de imagens visuais para ativar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem do sujeito do estudo. Os resultados conseguidos permitem responder à questão colocada e obter suporte empírico para afirmar que o uso de imagens tem um impacto positivo no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem expressiva, no caso particular, em crianças com T21. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23T09:24:09Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/32709 202484521 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/32709 |
identifier_str_mv |
202484521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130032147267584 |