A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Emília Teresa Balsa Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32709
Resumo: Este estudo pretende analisar e avaliar práticas pedagógicas eficazes em contexto de sala de aula e alargadas ao contexto familiar, para promover a Linguagem Expressiva numa criança com Trissomia 21 (T21). Para este objetivo geral analisou-se o impacto do uso de imagens visuais no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem de uma criança com T21, com cinco anos de idade, a frequentar o pré-escolar e que revelava grandes dificuldades na comunicação e na linguagem expressiva. O estudo realizado permitiu constatar a melhoria na articulação das palavras, a aquisição de novo vocabulário e a construção de frases decorrente da realização de um conjunto de onze sessões programadas e distribuídas ao longo de alguns meses, nas quais se recorreu ao uso de imagens visuais para ativar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem do sujeito do estudo. Os resultados conseguidos permitem responder à questão colocada e obter suporte empírico para afirmar que o uso de imagens tem um impacto positivo no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem expressiva, no caso particular, em crianças com T21.
id RCAP_793fbebd934806cc7f31c3235d6b8657
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratórioTrissomia 21Linguagem ExpressivaComunicação AumentativaComunicação AlternativaEducação Pré-EscolarEste estudo pretende analisar e avaliar práticas pedagógicas eficazes em contexto de sala de aula e alargadas ao contexto familiar, para promover a Linguagem Expressiva numa criança com Trissomia 21 (T21). Para este objetivo geral analisou-se o impacto do uso de imagens visuais no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem de uma criança com T21, com cinco anos de idade, a frequentar o pré-escolar e que revelava grandes dificuldades na comunicação e na linguagem expressiva. O estudo realizado permitiu constatar a melhoria na articulação das palavras, a aquisição de novo vocabulário e a construção de frases decorrente da realização de um conjunto de onze sessões programadas e distribuídas ao longo de alguns meses, nas quais se recorreu ao uso de imagens visuais para ativar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem do sujeito do estudo. Os resultados conseguidos permitem responder à questão colocada e obter suporte empírico para afirmar que o uso de imagens tem um impacto positivo no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem expressiva, no caso particular, em crianças com T21.Vaz, João Luís Pimentel, 1957-Repositório ComumVeloso, Emília Teresa Balsa Rodrigues2020-06-23T09:24:09Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32709202484521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:56.034636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório
title A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório
spellingShingle A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório
Veloso, Emília Teresa Balsa Rodrigues
Trissomia 21
Linguagem Expressiva
Comunicação Aumentativa
Comunicação Alternativa
Educação Pré-Escolar
title_short A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório
title_full A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório
title_fullStr A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório
title_full_unstemmed A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório
title_sort A promoção da linguagem numa criança com trissonomia 21: um estudo exploratório
author Veloso, Emília Teresa Balsa Rodrigues
author_facet Veloso, Emília Teresa Balsa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, João Luís Pimentel, 1957-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Emília Teresa Balsa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Trissomia 21
Linguagem Expressiva
Comunicação Aumentativa
Comunicação Alternativa
Educação Pré-Escolar
topic Trissomia 21
Linguagem Expressiva
Comunicação Aumentativa
Comunicação Alternativa
Educação Pré-Escolar
description Este estudo pretende analisar e avaliar práticas pedagógicas eficazes em contexto de sala de aula e alargadas ao contexto familiar, para promover a Linguagem Expressiva numa criança com Trissomia 21 (T21). Para este objetivo geral analisou-se o impacto do uso de imagens visuais no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem de uma criança com T21, com cinco anos de idade, a frequentar o pré-escolar e que revelava grandes dificuldades na comunicação e na linguagem expressiva. O estudo realizado permitiu constatar a melhoria na articulação das palavras, a aquisição de novo vocabulário e a construção de frases decorrente da realização de um conjunto de onze sessões programadas e distribuídas ao longo de alguns meses, nas quais se recorreu ao uso de imagens visuais para ativar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem do sujeito do estudo. Os resultados conseguidos permitem responder à questão colocada e obter suporte empírico para afirmar que o uso de imagens tem um impacto positivo no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem expressiva, no caso particular, em crianças com T21.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23T09:24:09Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/32709
202484521
url http://hdl.handle.net/10400.26/32709
identifier_str_mv 202484521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032147267584