Responsabilidade social das empresas e o seu alinhamento estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Carlos Daniel Pinheiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27444
Resumo: Não obstante um amplo reconhecimento da importância de um alinhamento entre a responsabilidade social e a estratégia das empresas, existe investigação limitada sobre a forma como as empresas entendem e implementam esse alinhamento. Assim, esta dissertação tinha como objetivo compreender a evolução de uma responsabilidade social estratégica em Portugal, como é percebido e implementado o alinhamento entre a responsabilidade social e a estratégia, e vantagens e desafios resultantes desse alinhamento. Neste sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos responsáveis de responsabilidade social de onze grandes empresas a atuar em Portugal, sendo os dados recolhidos analisados através do software MAXQDA. Os resultados indicam uma congruência entre a literatura e a prática empresarial, no que toca à procura explícita e consistente por parte das empresas, de um alinhamento cada vez maior entre a responsabilidade social e a sua estratégia. Este alinhamento tem vindo a consolidar-se, permitindo às empresas uma abordagem única ao mesmo, com base na sua estratégia. Foram apontadas como vantagens deste alinhamento o facto de permitir uma atuação em responsabilidade social holística, coerente e consequente, eficiente e eficaz, e a criação de sinergias com outras empresas e stakeholders. Ao nível de desafios, a continuidade da coerência da atuação das empresas em responsabilidade social, a sua voluntariedade, e a governação podem ser inibidores desse alinhamento. Esta dissertação adiciona a perspetiva da prática empresarial à consolidação do conceito de alinhamento entre a responsabilidade social e a estratégia das empresas e, fornece contribuições em relação à configuração da atuação das empresas em responsabilidade social.
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