Elementos de dimensão social no alinhamento estratégico : uma análise sob a ótica da estratégia enquanto prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abib, Gustavo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29969
Resumo: Motivado pela importância que o Alinhamento Estratégico entre negócio e T.I. representa para as organizações e pelo fato de que apesar de uma extensa literatura que discute os modelos de alinhamento estratégico, sua obtenção ainda é considerada um problema pelas organizações. Os modelos falham, porém, em compreender como o alinhamento é estabelecido e como a dimensão social – o conjunto formado pela estrutura organizacional e seus atores, os relacionamentos, as práticas e as práxis, a tecnologia e o contexto – está presente nesse processo. Sendo assim, este estudo baseado na corrente teórica denominada de estratégia enquanto prática objetivou analisar como a dimensão social está presente no processo de alinhamento estratégico da informação. Foi realizado um estudo de caso único em profundidade em uma empresa líder no seu segmento estudando o processo de implantação de um portal corporativo e como estratégia de coleta de dados para este estudo de caso utilizou-se a observação participante. O estudo demonstrou que o movimento em direção ao AE necessariamente é controlado pelos atores internos da organização e muitas vezes não pelo nível hierárquico estratégico, nem tático, mas pelo nível operacional. Mesmo com a presença de atores externos, qualificados e comprometidos, as práxis e o entendimento dos atores internos se sobrepõem à experiência dos atores externos. A análise integrada dos resultados permite compreender como os gestores constroem seus links entre suas micro-atividades e as macro-estruturas de suas organizações e os impactos do contexto. Os resultados permitiram ainda fornecer conceitos teóricos úteis para compreender como que os gestores “estrategizam” durante o processo de alinhamento. Dentre os conceitos analisados ressalta-se a importância de lidar com os aspectos sociais imbricados no fazer estratégia. Apesar de todo o movimento acadêmico chamar atenção para os aspectos sociais, a dualidade da estrutura (JONES; Karsten, 2008), a análise das redes sociais (CIBORRA, 2002; LATOUR, 2001), percebe-se na prática o pouco interesse empregado pelos gestores na busca do entendimento desses elementos. O aprisionamento aos aspectos técnicos fica evidente durante todo o processo de implantação do portal, reduzindo a efetividade na obtenção do AE. As abordagens utilizadas e a discussão e análise dos resultados sugerem direções para um possível incremento no entendimento do alinhamento, trazendo para reflexão a importância dos atores, suas práticas, a compreensão do lócus do alinhamento e seus relacionamentos.
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spelling Abib, GustavoHoppen, Norberto2011-07-13T06:00:35Z2011http://hdl.handle.net/10183/29969000779844Motivado pela importância que o Alinhamento Estratégico entre negócio e T.I. representa para as organizações e pelo fato de que apesar de uma extensa literatura que discute os modelos de alinhamento estratégico, sua obtenção ainda é considerada um problema pelas organizações. Os modelos falham, porém, em compreender como o alinhamento é estabelecido e como a dimensão social – o conjunto formado pela estrutura organizacional e seus atores, os relacionamentos, as práticas e as práxis, a tecnologia e o contexto – está presente nesse processo. Sendo assim, este estudo baseado na corrente teórica denominada de estratégia enquanto prática objetivou analisar como a dimensão social está presente no processo de alinhamento estratégico da informação. Foi realizado um estudo de caso único em profundidade em uma empresa líder no seu segmento estudando o processo de implantação de um portal corporativo e como estratégia de coleta de dados para este estudo de caso utilizou-se a observação participante. O estudo demonstrou que o movimento em direção ao AE necessariamente é controlado pelos atores internos da organização e muitas vezes não pelo nível hierárquico estratégico, nem tático, mas pelo nível operacional. Mesmo com a presença de atores externos, qualificados e comprometidos, as práxis e o entendimento dos atores internos se sobrepõem à experiência dos atores externos. A análise integrada dos resultados permite compreender como os gestores constroem seus links entre suas micro-atividades e as macro-estruturas de suas organizações e os impactos do contexto. Os resultados permitiram ainda fornecer conceitos teóricos úteis para compreender como que os gestores “estrategizam” durante o processo de alinhamento. Dentre os conceitos analisados ressalta-se a importância de lidar com os aspectos sociais imbricados no fazer estratégia. Apesar de todo o movimento acadêmico chamar atenção para os aspectos sociais, a dualidade da estrutura (JONES; Karsten, 2008), a análise das redes sociais (CIBORRA, 2002; LATOUR, 2001), percebe-se na prática o pouco interesse empregado pelos gestores na busca do entendimento desses elementos. O aprisionamento aos aspectos técnicos fica evidente durante todo o processo de implantação do portal, reduzindo a efetividade na obtenção do AE. As abordagens utilizadas e a discussão e análise dos resultados sugerem direções para um possível incremento no entendimento do alinhamento, trazendo para reflexão a importância dos atores, suas práticas, a compreensão do lócus do alinhamento e seus relacionamentos.Motivated by the importance that the strategic alignment between business and technology represents for organizations and despite an extensive literature on the strategic alignment models, its obtainment is still considered a problem by the organizations. The models fail, however, in understanding how the alignment is established and how the social dimension - the group formed by the organizational structure and its actors, relationships, practices and praxis, technology and context - act in this process. Thus, this study, based on the strategy as practice, aimed to analyze how the social dimension is present in the process of strategic alignment of information. A single case study in a leading company in its industry was conduct in depth by analyzing the process of implementation of a corporate portal and the strategy of data collection for this case study was through a participant observation. The study showed that the movement toward the AE is necessarily controlled by internal actors within the organization and often not at a hierarchical strategic level, neither at the tactical one, but at the operational level. Even with the presence of skilled and committed external actors, the practice and understanding of the internal actors overlap the experience of external actors. The integrated analysis of the results provides insight into how managers build their links between their micro-activities and macro-structures of their organizations and the impact of context. The results also helped to provide some useful theoretical concepts for understanding how the managers are "strategizing" during the alignment process. Among the concepts discussed, the importance of dealing with social issues intertwined in strategizing is emphasized. Despite the academic movement that calls attention to social aspects, the duality of structure (Jones, Karsten, 2008) and the social network analysis (Ciborra, 2002; Latour, 2001), we found little interest in the practice employed by managers in seeking an understanding of these elements. The imprisonment of technical aspects is evident throughout the implementation process of the portal, reducing the effectiveness in achieving the AE. The approaches used and the discussion and analysis of the results suggest paths for a possible increase in the understanding of alignment, bringing into consideration the importance of the actors, their practices and praxis, the understanding of the locus of the alignment and their relationships.application/pdfporAlinhamento estratégicoInformaçãoPortal corporativoStrategic alignment of informationSocial dimensionStrategy as practiceCorporate portalElementos de dimensão social no alinhamento estratégico : uma análise sob a ótica da estratégia enquanto práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000779844.pdf.txt000779844.pdf.txtExtracted Texttext/plain358995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29969/2/000779844.pdf.txt3648f2bbad993f9b2c0fbf47e465bc50MD52ORIGINAL000779844.pdf000779844.pdfTexto completoapplication/pdf2599403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29969/1/000779844.pdf3deeb4bdb3f0177691a05b4648f5ce46MD51THUMBNAIL000779844.pdf.jpg000779844.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29969/3/000779844.pdf.jpg7fa1fed1425d8b197954397b3b0e01afMD5310183/299692018-10-09 09:24:06.859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:24:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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