Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23904 |
Resumo: | Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
id |
RCAP_b2af866a49ec49024df3fe4b5ff7654d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/23904 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofiaReflexãoTecnologias digitaisPrática pedagógicaAprendizagem cooperativaMotivaçãoTrabalhos de projeto de mestrado - 2016Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Muitos professores não se sentem confortáveis para integrar tecnologias digitais na sua prática pedagógica, talvez porque reconhecem que a maioria dos seus alunos tem mais facilidade em utilizar tecnologias do que eles próprios e também por falta de confiança decorrente da insuficiente formação nessa área. No entanto, face às exigências da conjuntura atual, torna-se crucial que os professores recorram a metodologias e estratégias diferenciadas de ensino com recurso a tecnologias que permitam estreitar e melhorar o caminho entre o que se ensina e o que é esperado que se aprenda. Para que a mudança se concretize é necessário que os professores se questionem sobre o que necessitam para promover a utilização destas ferramentas, de modo a poderem fazer as alterações necessárias nas suas práticas habituais de ensino e auxiliarem os seus alunos. Na tentativa de servir de exemplo a outros professores que procuram novas estratégias de ensino, bem como integrar as tecnologias nas suas práticas pedagógicas, esta investigação apresenta uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora, numa abordagem biográfico-narrativa, recuperando o percurso profissional com vista a constatar as mudanças registadas, essencialmente, antes e depois da utilização de tecnologias digitais nas aulas de Filosofia.Many teachers do not feel comfortable integrating digital technologies in their teaching, perhaps because they recognize that most of their students find it easier to use these technologies than they themselves, and also due to a lack of confidence caused by insufficient training in this area. However, given the demands of the current situation, it is crucial that teachers resort to teaching methodologies, and different strategies presented by the use of technologies, that permit the strengthening and improvement between what is taught and what is expected to be learned. For change to be realized it is necessary for teachers to question what they require to promote the use of these tools so that they can make the necessary changes in their normal teaching practices and assist their students. In an attempt to set an example for other teachers looking for new teaching strategies such as integrating technology into their teaching practices, this research presents a reflection on the pedagogical practice of a teacher, in a biographical-narrative approach, recovering their professional career with the objective of identifying the changes registered, essentially, before and after the use of digital technologies in philosophy classes.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Gabriela Filipa Silva, 1979-2016-06-02T17:19:28Z20162016-02-152016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimeapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10451/23904TID:201705028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:28:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:28:54Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia |
title |
Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia |
spellingShingle |
Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia Ribeiro, Gabriela Filipa Silva, 1979- Reflexão Tecnologias digitais Prática pedagógica Aprendizagem cooperativa Motivação Trabalhos de projeto de mestrado - 2016 |
title_short |
Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia |
title_full |
Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia |
title_fullStr |
Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia |
title_sort |
Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia |
author |
Ribeiro, Gabriela Filipa Silva, 1979- |
author_facet |
Ribeiro, Gabriela Filipa Silva, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Fernando António Albuquerque, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Gabriela Filipa Silva, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Tecnologias digitais Prática pedagógica Aprendizagem cooperativa Motivação Trabalhos de projeto de mestrado - 2016 |
topic |
Reflexão Tecnologias digitais Prática pedagógica Aprendizagem cooperativa Motivação Trabalhos de projeto de mestrado - 2016 |
description |
Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-02T17:19:28Z 2016 2016-02-15 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/23904 TID:201705028 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/23904 |
identifier_str_mv |
TID:201705028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf video/quicktime video/quicktime video/quicktime video/quicktime video/quicktime application/pdf video/quicktime video/quicktime video/quicktime video/quicktime video/quicktime |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548903505985536 |