Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gabriela Filipa Silva, 1979-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23904
Resumo: Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_b2af866a49ec49024df3fe4b5ff7654d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23904
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofiaReflexãoTecnologias digitaisPrática pedagógicaAprendizagem cooperativaMotivaçãoTrabalhos de projeto de mestrado - 2016Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Muitos professores não se sentem confortáveis para integrar tecnologias digitais na sua prática pedagógica, talvez porque reconhecem que a maioria dos seus alunos tem mais facilidade em utilizar tecnologias do que eles próprios e também por falta de confiança decorrente da insuficiente formação nessa área. No entanto, face às exigências da conjuntura atual, torna-se crucial que os professores recorram a metodologias e estratégias diferenciadas de ensino com recurso a tecnologias que permitam estreitar e melhorar o caminho entre o que se ensina e o que é esperado que se aprenda. Para que a mudança se concretize é necessário que os professores se questionem sobre o que necessitam para promover a utilização destas ferramentas, de modo a poderem fazer as alterações necessárias nas suas práticas habituais de ensino e auxiliarem os seus alunos. Na tentativa de servir de exemplo a outros professores que procuram novas estratégias de ensino, bem como integrar as tecnologias nas suas práticas pedagógicas, esta investigação apresenta uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora, numa abordagem biográfico-narrativa, recuperando o percurso profissional com vista a constatar as mudanças registadas, essencialmente, antes e depois da utilização de tecnologias digitais nas aulas de Filosofia.Many teachers do not feel comfortable integrating digital technologies in their teaching, perhaps because they recognize that most of their students find it easier to use these technologies than they themselves, and also due to a lack of confidence caused by insufficient training in this area. However, given the demands of the current situation, it is crucial that teachers resort to teaching methodologies, and different strategies presented by the use of technologies, that permit the strengthening and improvement between what is taught and what is expected to be learned. For change to be realized it is necessary for teachers to question what they require to promote the use of these tools so that they can make the necessary changes in their normal teaching practices and assist their students. In an attempt to set an example for other teachers looking for new teaching strategies such as integrating technology into their teaching practices, this research presents a reflection on the pedagogical practice of a teacher, in a biographical-narrative approach, recovering their professional career with the objective of identifying the changes registered, essentially, before and after the use of digital technologies in philosophy classes.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Gabriela Filipa Silva, 1979-2016-06-02T17:19:28Z20162016-02-152016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimeapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10451/23904TID:201705028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:28:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:28:54Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia
title Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia
spellingShingle Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia
Ribeiro, Gabriela Filipa Silva, 1979-
Reflexão
Tecnologias digitais
Prática pedagógica
Aprendizagem cooperativa
Motivação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2016
title_short Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia
title_full Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia
title_fullStr Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia
title_full_unstemmed Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia
title_sort Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de filosofia
author Ribeiro, Gabriela Filipa Silva, 1979-
author_facet Ribeiro, Gabriela Filipa Silva, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gabriela Filipa Silva, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Tecnologias digitais
Prática pedagógica
Aprendizagem cooperativa
Motivação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2016
topic Reflexão
Tecnologias digitais
Prática pedagógica
Aprendizagem cooperativa
Motivação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2016
description Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02T17:19:28Z
2016
2016-02-15
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23904
TID:201705028
url http://hdl.handle.net/10451/23904
identifier_str_mv TID:201705028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
application/pdf
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548903505985536