A Importância da reflexão na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37718 |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco central a importância da reflexão na formação de professores. Estuda inicialmente sobre a formação de professores para compreender sobre a existência da reflexão na prática educativa. Para esclarecer estas questões buscou-se o embasamento teórico de Freire, Tardiff, Durant, Therrien e Loiola. O principal objetivo do estudo foi esclarecer a importância da reflexão na formação do professor. Os estudos apoiaram-se na realização da prática pedagógica do estágio, desenvolvida com uma turma de terceiro ano, com alunos entre oito e nove anos, de uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Três Cachoeiras, e consequentemente nos registros decorrentes das reflexões diárias no diário de classe e semanais no portfólio de aprendizagens. Concluindo-se a partir daí, através da relação teórica e prática, a extrema importância que a reflexão desempenha na formação de professores e as implicações da mesma sobre a prática pedagógica. |
id |
UFRGS-2_0f7d5ca3ed06ecc4a84008e29288b152 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37718 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Edinara SchefferPereira, Nilton Mullet2012-03-22T01:20:44Z2010http://hdl.handle.net/10183/37718000821713O presente trabalho tem como foco central a importância da reflexão na formação de professores. Estuda inicialmente sobre a formação de professores para compreender sobre a existência da reflexão na prática educativa. Para esclarecer estas questões buscou-se o embasamento teórico de Freire, Tardiff, Durant, Therrien e Loiola. O principal objetivo do estudo foi esclarecer a importância da reflexão na formação do professor. Os estudos apoiaram-se na realização da prática pedagógica do estágio, desenvolvida com uma turma de terceiro ano, com alunos entre oito e nove anos, de uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Três Cachoeiras, e consequentemente nos registros decorrentes das reflexões diárias no diário de classe e semanais no portfólio de aprendizagens. Concluindo-se a partir daí, através da relação teórica e prática, a extrema importância que a reflexão desempenha na formação de professores e as implicações da mesma sobre a prática pedagógica.application/pdfporProfessorFormaçãoReflexãoPrática pedagógicaA Importância da reflexão na formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoTrês Cachoeiras, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821713.pdf.txt000821713.pdf.txtExtracted Texttext/plain56013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/2/000821713.pdf.txt1e765ed34e27032076f3284c55df88cfMD52ORIGINAL000821713.pdf000821713.pdfTexto completoapplication/pdf268219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/1/000821713.pdf647b28324f511a754217eb25ab8df8b3MD51THUMBNAIL000821713.pdf.jpg000821713.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/3/000821713.pdf.jpg619817a59decf97aadcd3499a752afd2MD5310183/377182018-10-10 08:00:50.872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37718Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:00:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Importância da reflexão na formação de professores |
title |
A Importância da reflexão na formação de professores |
spellingShingle |
A Importância da reflexão na formação de professores Costa, Edinara Scheffer Professor Formação Reflexão Prática pedagógica |
title_short |
A Importância da reflexão na formação de professores |
title_full |
A Importância da reflexão na formação de professores |
title_fullStr |
A Importância da reflexão na formação de professores |
title_full_unstemmed |
A Importância da reflexão na formação de professores |
title_sort |
A Importância da reflexão na formação de professores |
author |
Costa, Edinara Scheffer |
author_facet |
Costa, Edinara Scheffer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Edinara Scheffer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
contributor_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Reflexão Prática pedagógica |
topic |
Professor Formação Reflexão Prática pedagógica |
description |
O presente trabalho tem como foco central a importância da reflexão na formação de professores. Estuda inicialmente sobre a formação de professores para compreender sobre a existência da reflexão na prática educativa. Para esclarecer estas questões buscou-se o embasamento teórico de Freire, Tardiff, Durant, Therrien e Loiola. O principal objetivo do estudo foi esclarecer a importância da reflexão na formação do professor. Os estudos apoiaram-se na realização da prática pedagógica do estágio, desenvolvida com uma turma de terceiro ano, com alunos entre oito e nove anos, de uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Três Cachoeiras, e consequentemente nos registros decorrentes das reflexões diárias no diário de classe e semanais no portfólio de aprendizagens. Concluindo-se a partir daí, através da relação teórica e prática, a extrema importância que a reflexão desempenha na formação de professores e as implicações da mesma sobre a prática pedagógica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-22T01:20:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37718 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000821713 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37718 |
identifier_str_mv |
000821713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/2/000821713.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/1/000821713.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/3/000821713.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e765ed34e27032076f3284c55df88cf 647b28324f511a754217eb25ab8df8b3 619817a59decf97aadcd3499a752afd2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447074907357184 |