A Importância da reflexão na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Edinara Scheffer
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37718
Resumo: O presente trabalho tem como foco central a importância da reflexão na formação de professores. Estuda inicialmente sobre a formação de professores para compreender sobre a existência da reflexão na prática educativa. Para esclarecer estas questões buscou-se o embasamento teórico de Freire, Tardiff, Durant, Therrien e Loiola. O principal objetivo do estudo foi esclarecer a importância da reflexão na formação do professor. Os estudos apoiaram-se na realização da prática pedagógica do estágio, desenvolvida com uma turma de terceiro ano, com alunos entre oito e nove anos, de uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Três Cachoeiras, e consequentemente nos registros decorrentes das reflexões diárias no diário de classe e semanais no portfólio de aprendizagens. Concluindo-se a partir daí, através da relação teórica e prática, a extrema importância que a reflexão desempenha na formação de professores e as implicações da mesma sobre a prática pedagógica.
id UFRGS-2_0f7d5ca3ed06ecc4a84008e29288b152
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37718
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Edinara SchefferPereira, Nilton Mullet2012-03-22T01:20:44Z2010http://hdl.handle.net/10183/37718000821713O presente trabalho tem como foco central a importância da reflexão na formação de professores. Estuda inicialmente sobre a formação de professores para compreender sobre a existência da reflexão na prática educativa. Para esclarecer estas questões buscou-se o embasamento teórico de Freire, Tardiff, Durant, Therrien e Loiola. O principal objetivo do estudo foi esclarecer a importância da reflexão na formação do professor. Os estudos apoiaram-se na realização da prática pedagógica do estágio, desenvolvida com uma turma de terceiro ano, com alunos entre oito e nove anos, de uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Três Cachoeiras, e consequentemente nos registros decorrentes das reflexões diárias no diário de classe e semanais no portfólio de aprendizagens. Concluindo-se a partir daí, através da relação teórica e prática, a extrema importância que a reflexão desempenha na formação de professores e as implicações da mesma sobre a prática pedagógica.application/pdfporProfessorFormaçãoReflexãoPrática pedagógicaA Importância da reflexão na formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoTrês Cachoeiras, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821713.pdf.txt000821713.pdf.txtExtracted Texttext/plain56013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/2/000821713.pdf.txt1e765ed34e27032076f3284c55df88cfMD52ORIGINAL000821713.pdf000821713.pdfTexto completoapplication/pdf268219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/1/000821713.pdf647b28324f511a754217eb25ab8df8b3MD51THUMBNAIL000821713.pdf.jpg000821713.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/3/000821713.pdf.jpg619817a59decf97aadcd3499a752afd2MD5310183/377182018-10-10 08:00:50.872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37718Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:00:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Importância da reflexão na formação de professores
title A Importância da reflexão na formação de professores
spellingShingle A Importância da reflexão na formação de professores
Costa, Edinara Scheffer
Professor
Formação
Reflexão
Prática pedagógica
title_short A Importância da reflexão na formação de professores
title_full A Importância da reflexão na formação de professores
title_fullStr A Importância da reflexão na formação de professores
title_full_unstemmed A Importância da reflexão na formação de professores
title_sort A Importância da reflexão na formação de professores
author Costa, Edinara Scheffer
author_facet Costa, Edinara Scheffer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Edinara Scheffer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Reflexão
Prática pedagógica
topic Professor
Formação
Reflexão
Prática pedagógica
description O presente trabalho tem como foco central a importância da reflexão na formação de professores. Estuda inicialmente sobre a formação de professores para compreender sobre a existência da reflexão na prática educativa. Para esclarecer estas questões buscou-se o embasamento teórico de Freire, Tardiff, Durant, Therrien e Loiola. O principal objetivo do estudo foi esclarecer a importância da reflexão na formação do professor. Os estudos apoiaram-se na realização da prática pedagógica do estágio, desenvolvida com uma turma de terceiro ano, com alunos entre oito e nove anos, de uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Três Cachoeiras, e consequentemente nos registros decorrentes das reflexões diárias no diário de classe e semanais no portfólio de aprendizagens. Concluindo-se a partir daí, através da relação teórica e prática, a extrema importância que a reflexão desempenha na formação de professores e as implicações da mesma sobre a prática pedagógica.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-22T01:20:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37718
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821713
url http://hdl.handle.net/10183/37718
identifier_str_mv 000821713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/2/000821713.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/1/000821713.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37718/3/000821713.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e765ed34e27032076f3284c55df88cf
647b28324f511a754217eb25ab8df8b3
619817a59decf97aadcd3499a752afd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224424281604096