O tempo fotográfico no cinema: Memória e estética na obra de Agnès Varda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Jean Wesley Vargas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13137
Resumo: Despertada pelos questionamentos provindos da fotografia, do cinema e das suas relações com o tempo, esta pesquisa parte das obras da fotógrafa, cineasta e artista visual Agnès Varda, para uma aproximação das duas artes, tomando o tempo como motivo fulcral de reflexão. Essa análise, propõe a existência de um tempo fotográfico como parte do tempo cinematográfico, buscando as suas relações e hibridez a partir da expansão das morfologias temporais dessas expressões artísticas. Através da análise das criações de Agnès Varda, além de obras de outros cineastas e fotógrafos, intenta-se uma ontologia dos tempos cinematográficos, sendo um deles, o tempo fotográfico. O objetivo principal é definir esse conceito, identificar a forma que ele assume e compreender os seus desdobramentos na arte contemporânea através de uma reflexão sobre as instalações criadas pela autora nos últimos anos de sua carreira.
id RCAP_b2b8392f45bc155022f8dd27ad938d64
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O tempo fotográfico no cinema: Memória e estética na obra de Agnès VardaAgnès VardaInstalaçãoTempoTempo CinematográficoTempo FotográficoDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::CinemaDespertada pelos questionamentos provindos da fotografia, do cinema e das suas relações com o tempo, esta pesquisa parte das obras da fotógrafa, cineasta e artista visual Agnès Varda, para uma aproximação das duas artes, tomando o tempo como motivo fulcral de reflexão. Essa análise, propõe a existência de um tempo fotográfico como parte do tempo cinematográfico, buscando as suas relações e hibridez a partir da expansão das morfologias temporais dessas expressões artísticas. Através da análise das criações de Agnès Varda, além de obras de outros cineastas e fotógrafos, intenta-se uma ontologia dos tempos cinematográficos, sendo um deles, o tempo fotográfico. O objetivo principal é definir esse conceito, identificar a forma que ele assume e compreender os seus desdobramentos na arte contemporânea através de uma reflexão sobre as instalações criadas pela autora nos últimos anos de sua carreira.Prompted by questions regarding photography, film and their relationship with time, this research starts from the works of the photographer, filmmaker, and visual artist Agnès Varda, towards an approach of the two arts, in which time occupies the center of the reflection. This analysis argues the existence of a photographic time that is part of the filmic time, looking for their relations and intersections in the expansion of the temporal morphologies of these artistic expressions. Through the analysis of Agnès Varda's creations, as well as of works by other filmmakers and photographers, an ontology of filmic times is attempted, one of them being the photographic time. The main purpose is to define the latter concept, identify the form it takes and understand its developments in contemporary art through a reflection on the installations created by the French filmmaker in the later years of her career.Nogueira, Luis Carlos da CostauBibliorumMorais, Jean Wesley Vargas2023-02-20T16:51:04Z2022-12-062022-10-042022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13137TID:203220030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:35Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:37.832872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O tempo fotográfico no cinema: Memória e estética na obra de Agnès Varda
title O tempo fotográfico no cinema: Memória e estética na obra de Agnès Varda
spellingShingle O tempo fotográfico no cinema: Memória e estética na obra de Agnès Varda
Morais, Jean Wesley Vargas
Agnès Varda
Instalação
Tempo
Tempo Cinematográfico
Tempo Fotográfico
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
title_short O tempo fotográfico no cinema: Memória e estética na obra de Agnès Varda
title_full O tempo fotográfico no cinema: Memória e estética na obra de Agnès Varda
title_fullStr O tempo fotográfico no cinema: Memória e estética na obra de Agnès Varda
title_full_unstemmed O tempo fotográfico no cinema: Memória e estética na obra de Agnès Varda
title_sort O tempo fotográfico no cinema: Memória e estética na obra de Agnès Varda
author Morais, Jean Wesley Vargas
author_facet Morais, Jean Wesley Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Luis Carlos da Costa
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Jean Wesley Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Agnès Varda
Instalação
Tempo
Tempo Cinematográfico
Tempo Fotográfico
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
topic Agnès Varda
Instalação
Tempo
Tempo Cinematográfico
Tempo Fotográfico
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
description Despertada pelos questionamentos provindos da fotografia, do cinema e das suas relações com o tempo, esta pesquisa parte das obras da fotógrafa, cineasta e artista visual Agnès Varda, para uma aproximação das duas artes, tomando o tempo como motivo fulcral de reflexão. Essa análise, propõe a existência de um tempo fotográfico como parte do tempo cinematográfico, buscando as suas relações e hibridez a partir da expansão das morfologias temporais dessas expressões artísticas. Através da análise das criações de Agnès Varda, além de obras de outros cineastas e fotógrafos, intenta-se uma ontologia dos tempos cinematográficos, sendo um deles, o tempo fotográfico. O objetivo principal é definir esse conceito, identificar a forma que ele assume e compreender os seus desdobramentos na arte contemporânea através de uma reflexão sobre as instalações criadas pela autora nos últimos anos de sua carreira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
2022-10-04
2022-12-06T00:00:00Z
2023-02-20T16:51:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13137
TID:203220030
url http://hdl.handle.net/10400.6/13137
identifier_str_mv TID:203220030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414245322752