Nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica: O caso YF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carlos Jorge da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19558
Resumo: O presente projeto tem como objetivo a elaboração de uma estratégia de Marketing para uma nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica destinados ao cuidado do bebé. O intuito será comercializar estes medicamentos apenas em farmácias e parafarmácias. A nova marca tem como Visão e objetivo ser uma referência de sustentabilidade no mercado Português e tem como Missão comercializar produtos de elevada qualidade, amigos do ambiente e produzidos sem recurso a testes em animais, a preços equilibrados. Ao longo do projeto observamos de um modo geral o estado atual da indústria Farmacêutica e analisamos como é que a YF se situa relativamente aos seus concorrentes dentro do mercado dos cremes para a muda da fralda. Também olhamos para os consumidores destes produtos e como é que as suas preferências têm vindo a evoluir, de forma a compreender como é que a nova linha de produtos será recebida. Em seguida desenvolvesse uma estratégia de marketing orientada para a penetração de uma nova linha de produtos num mercado concorrencial e projetamos um mix de marketing adequado ao novo produto. Na primeira fase do trabalho foi realizada uma análise externa, evidenciando as oportunidades e ameaças e uma análise interna que diagnosticou os pontos fortes e fracos da empresa. Por fim, criou-se um plano de implementação para o lançamento da YF destacando os momentos e ações que são fundamentais para garantir um lançamento com sucesso.
id RCAP_b2beed3ef4b9adc773afefa02880ed4b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica: O caso YFComportamento do consumidor -- Consumer behaviorLançamento de produtoMarketing digitalPlano de marketingProduct and service launchDigital marketingMarketing planMarketingIndústria farmacêuticaMedicamentosCriança -- ChildTrabalho de projetoO presente projeto tem como objetivo a elaboração de uma estratégia de Marketing para uma nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica destinados ao cuidado do bebé. O intuito será comercializar estes medicamentos apenas em farmácias e parafarmácias. A nova marca tem como Visão e objetivo ser uma referência de sustentabilidade no mercado Português e tem como Missão comercializar produtos de elevada qualidade, amigos do ambiente e produzidos sem recurso a testes em animais, a preços equilibrados. Ao longo do projeto observamos de um modo geral o estado atual da indústria Farmacêutica e analisamos como é que a YF se situa relativamente aos seus concorrentes dentro do mercado dos cremes para a muda da fralda. Também olhamos para os consumidores destes produtos e como é que as suas preferências têm vindo a evoluir, de forma a compreender como é que a nova linha de produtos será recebida. Em seguida desenvolvesse uma estratégia de marketing orientada para a penetração de uma nova linha de produtos num mercado concorrencial e projetamos um mix de marketing adequado ao novo produto. Na primeira fase do trabalho foi realizada uma análise externa, evidenciando as oportunidades e ameaças e uma análise interna que diagnosticou os pontos fortes e fracos da empresa. Por fim, criou-se um plano de implementação para o lançamento da YF destacando os momentos e ações que são fundamentais para garantir um lançamento com sucesso.This project aims to develop a marketing strategy for a new line of baby care non-prescription medicines. It is our objective to market these drugs only in pharmacies and Para pharmacies. The new brand aims to be a reference for sustainability in the Portuguese market and its mission is to market a high-quality product, environmentally friendly, produced without animal testing and sold at a reasonable price. Throughout the project, we take a general look at the current state of the pharmaceutical industry, the non-prescription medicines industry and the positioning of the competitors within the diaper changing cream market. We also look at the consumers of these products and how their preferences have evolved in order to understand how the new product line will be received. Following the contextualization, we will develop a marketing strategy aimed for the penetration of a new product into a very competitive market and we will create a marketing mix appropriate to the new product. In the first phase of this work, an external analysis was made, highlighting the opportunities and threats. In a second phase, an internal analysis diagnosed the company's strengths and weaknesses. Finally, an implementation plan was designed for the YF launch, highlighting the moments and actions that are critical to ensuring a successful launch.2020-01-21T15:29:34Z2019-12-19T00:00:00Z2019-12-192019-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19558TID:202359697porAlves, Carlos Jorge da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:39Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:13.379214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica: O caso YF
title Nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica: O caso YF
spellingShingle Nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica: O caso YF
Alves, Carlos Jorge da Costa
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Lançamento de produto
Marketing digital
Plano de marketing
Product and service launch
Digital marketing
Marketing plan
Marketing
Indústria farmacêutica
Medicamentos
Criança -- Child
Trabalho de projeto
title_short Nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica: O caso YF
title_full Nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica: O caso YF
title_fullStr Nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica: O caso YF
title_full_unstemmed Nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica: O caso YF
title_sort Nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica: O caso YF
author Alves, Carlos Jorge da Costa
author_facet Alves, Carlos Jorge da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carlos Jorge da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Lançamento de produto
Marketing digital
Plano de marketing
Product and service launch
Digital marketing
Marketing plan
Marketing
Indústria farmacêutica
Medicamentos
Criança -- Child
Trabalho de projeto
topic Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Lançamento de produto
Marketing digital
Plano de marketing
Product and service launch
Digital marketing
Marketing plan
Marketing
Indústria farmacêutica
Medicamentos
Criança -- Child
Trabalho de projeto
description O presente projeto tem como objetivo a elaboração de uma estratégia de Marketing para uma nova linha de medicamentos não sujeitos a receita médica destinados ao cuidado do bebé. O intuito será comercializar estes medicamentos apenas em farmácias e parafarmácias. A nova marca tem como Visão e objetivo ser uma referência de sustentabilidade no mercado Português e tem como Missão comercializar produtos de elevada qualidade, amigos do ambiente e produzidos sem recurso a testes em animais, a preços equilibrados. Ao longo do projeto observamos de um modo geral o estado atual da indústria Farmacêutica e analisamos como é que a YF se situa relativamente aos seus concorrentes dentro do mercado dos cremes para a muda da fralda. Também olhamos para os consumidores destes produtos e como é que as suas preferências têm vindo a evoluir, de forma a compreender como é que a nova linha de produtos será recebida. Em seguida desenvolvesse uma estratégia de marketing orientada para a penetração de uma nova linha de produtos num mercado concorrencial e projetamos um mix de marketing adequado ao novo produto. Na primeira fase do trabalho foi realizada uma análise externa, evidenciando as oportunidades e ameaças e uma análise interna que diagnosticou os pontos fortes e fracos da empresa. Por fim, criou-se um plano de implementação para o lançamento da YF destacando os momentos e ações que são fundamentais para garantir um lançamento com sucesso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19T00:00:00Z
2019-12-19
2019-11
2020-01-21T15:29:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19558
TID:202359697
url http://hdl.handle.net/10071/19558
identifier_str_mv TID:202359697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134772870512640