Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/22398 |
Resumo: | A proposta deste trabalho visa compreender a evolução histórica e temporal da cenografia e do espaço cénico, como forma de perceção acerca das possibilidades espaciais e técnicas que os espaços de dramatização assumiram ao longo dos tempos. Sendo o espetáculo teatral a base da produção ficcional, procuro delinear de que forma a telenovela incorpora as formas do teatro, refletindo acerca das semelhanças e diferenças que as unem e distancia. Atualmente a televisão tornou-se um dos principais meios de acesso a bens de consumo cultural, exercendo uma influência significativa na sociedade portuguesa. Tendo em conta que o entretenimento é um exercício de poder comunicacional fortemente consumido pelas audiências, procuro desenvolver uma problemática em torno do paradigma da ficção nacional, analisando as repercussões que a ficcionalização de uma realidade determina no público. A segunda parte do documento reúne a análise à Pré-Produção da Telenovela “A Impostora”, onde exponho os conhecimentos adquiridos enquanto assistente de plateau e de decoupagem na produtora Plural Entertainment. |
id |
RCAP_b2c22204f83dce483d495f7a824cc7ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/22398 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénicoPlural EntertainmentProdução televisivaFicçãoTVIAdereçosAssistente de plateauAudiovisualTelevision ProductionFiction soap operaPlateau assistantAudiovisualTelevisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA proposta deste trabalho visa compreender a evolução histórica e temporal da cenografia e do espaço cénico, como forma de perceção acerca das possibilidades espaciais e técnicas que os espaços de dramatização assumiram ao longo dos tempos. Sendo o espetáculo teatral a base da produção ficcional, procuro delinear de que forma a telenovela incorpora as formas do teatro, refletindo acerca das semelhanças e diferenças que as unem e distancia. Atualmente a televisão tornou-se um dos principais meios de acesso a bens de consumo cultural, exercendo uma influência significativa na sociedade portuguesa. Tendo em conta que o entretenimento é um exercício de poder comunicacional fortemente consumido pelas audiências, procuro desenvolver uma problemática em torno do paradigma da ficção nacional, analisando as repercussões que a ficcionalização de uma realidade determina no público. A segunda parte do documento reúne a análise à Pré-Produção da Telenovela “A Impostora”, onde exponho os conhecimentos adquiridos enquanto assistente de plateau e de decoupagem na produtora Plural Entertainment.The purpose of this work is to understand the historical and temporal evolution of scenography and scenic space, as a way of perceiving the spatial and technical possibilities that spaces of dramatization have assumed over time. Being theatrical spectacle the basis of fictional production, I try to delineate how the soap opera incorporates the forms of the theater, reflecting on the similarities and differences that unites and distances them. Currently Television has become the main vehicle of accessing cultural consumer goods, exerting a significant influence on Portuguese society. Taking into account that entertainment is an exercise of communicational power heavily consumed by audiences, I seek to develop a problematic around the paradigm of national fiction, analyzing the repercussions that the fictionalization of a reality determines in the public. The second part of the document gathers the analysis to the Pre-Production of the soap opera "A Impostora", where I present the knowledge acquired as a plateau and decoupage assistant in the production company Plural Entertainment.Aparício, Maria IreneRUNMorgado, Andreia Sousa2018-07-14T00:30:28Z2017-07-142017-03-302017-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/22398TID:201720515porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:09:52Zoai:run.unl.pt:10362/22398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:16.420931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico |
title |
Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico |
spellingShingle |
Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico Morgado, Andreia Sousa Plural Entertainment Produção televisiva Ficção TVI Adereços Assistente de plateau Audiovisual Television Production Fiction soap opera Plateau assistant Audiovisual Television Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico |
title_full |
Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico |
title_fullStr |
Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico |
title_full_unstemmed |
Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico |
title_sort |
Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico |
author |
Morgado, Andreia Sousa |
author_facet |
Morgado, Andreia Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aparício, Maria Irene RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Andreia Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plural Entertainment Produção televisiva Ficção TVI Adereços Assistente de plateau Audiovisual Television Production Fiction soap opera Plateau assistant Audiovisual Television Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Plural Entertainment Produção televisiva Ficção TVI Adereços Assistente de plateau Audiovisual Television Production Fiction soap opera Plateau assistant Audiovisual Television Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A proposta deste trabalho visa compreender a evolução histórica e temporal da cenografia e do espaço cénico, como forma de perceção acerca das possibilidades espaciais e técnicas que os espaços de dramatização assumiram ao longo dos tempos. Sendo o espetáculo teatral a base da produção ficcional, procuro delinear de que forma a telenovela incorpora as formas do teatro, refletindo acerca das semelhanças e diferenças que as unem e distancia. Atualmente a televisão tornou-se um dos principais meios de acesso a bens de consumo cultural, exercendo uma influência significativa na sociedade portuguesa. Tendo em conta que o entretenimento é um exercício de poder comunicacional fortemente consumido pelas audiências, procuro desenvolver uma problemática em torno do paradigma da ficção nacional, analisando as repercussões que a ficcionalização de uma realidade determina no público. A segunda parte do documento reúne a análise à Pré-Produção da Telenovela “A Impostora”, onde exponho os conhecimentos adquiridos enquanto assistente de plateau e de decoupagem na produtora Plural Entertainment. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-14 2017-03-30 2017-07-14T00:00:00Z 2018-07-14T00:30:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/22398 TID:201720515 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/22398 |
identifier_str_mv |
TID:201720515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137901613678592 |