Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Andreia Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/22398
Resumo: A proposta deste trabalho visa compreender a evolução histórica e temporal da cenografia e do espaço cénico, como forma de perceção acerca das possibilidades espaciais e técnicas que os espaços de dramatização assumiram ao longo dos tempos. Sendo o espetáculo teatral a base da produção ficcional, procuro delinear de que forma a telenovela incorpora as formas do teatro, refletindo acerca das semelhanças e diferenças que as unem e distancia. Atualmente a televisão tornou-se um dos principais meios de acesso a bens de consumo cultural, exercendo uma influência significativa na sociedade portuguesa. Tendo em conta que o entretenimento é um exercício de poder comunicacional fortemente consumido pelas audiências, procuro desenvolver uma problemática em torno do paradigma da ficção nacional, analisando as repercussões que a ficcionalização de uma realidade determina no público. A segunda parte do documento reúne a análise à Pré-Produção da Telenovela “A Impostora”, onde exponho os conhecimentos adquiridos enquanto assistente de plateau e de decoupagem na produtora Plural Entertainment.
id RCAP_b2c22204f83dce483d495f7a824cc7ed
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/22398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénicoPlural EntertainmentProdução televisivaFicçãoTVIAdereçosAssistente de plateauAudiovisualTelevision ProductionFiction soap operaPlateau assistantAudiovisualTelevisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA proposta deste trabalho visa compreender a evolução histórica e temporal da cenografia e do espaço cénico, como forma de perceção acerca das possibilidades espaciais e técnicas que os espaços de dramatização assumiram ao longo dos tempos. Sendo o espetáculo teatral a base da produção ficcional, procuro delinear de que forma a telenovela incorpora as formas do teatro, refletindo acerca das semelhanças e diferenças que as unem e distancia. Atualmente a televisão tornou-se um dos principais meios de acesso a bens de consumo cultural, exercendo uma influência significativa na sociedade portuguesa. Tendo em conta que o entretenimento é um exercício de poder comunicacional fortemente consumido pelas audiências, procuro desenvolver uma problemática em torno do paradigma da ficção nacional, analisando as repercussões que a ficcionalização de uma realidade determina no público. A segunda parte do documento reúne a análise à Pré-Produção da Telenovela “A Impostora”, onde exponho os conhecimentos adquiridos enquanto assistente de plateau e de decoupagem na produtora Plural Entertainment.The purpose of this work is to understand the historical and temporal evolution of scenography and scenic space, as a way of perceiving the spatial and technical possibilities that spaces of dramatization have assumed over time. Being theatrical spectacle the basis of fictional production, I try to delineate how the soap opera incorporates the forms of the theater, reflecting on the similarities and differences that unites and distances them. Currently Television has become the main vehicle of accessing cultural consumer goods, exerting a significant influence on Portuguese society. Taking into account that entertainment is an exercise of communicational power heavily consumed by audiences, I seek to develop a problematic around the paradigm of national fiction, analyzing the repercussions that the fictionalization of a reality determines in the public. The second part of the document gathers the analysis to the Pre-Production of the soap opera "A Impostora", where I present the knowledge acquired as a plateau and decoupage assistant in the production company Plural Entertainment.Aparício, Maria IreneRUNMorgado, Andreia Sousa2018-07-14T00:30:28Z2017-07-142017-03-302017-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/22398TID:201720515porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:09:52Zoai:run.unl.pt:10362/22398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:16.420931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico
title Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico
spellingShingle Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico
Morgado, Andreia Sousa
Plural Entertainment
Produção televisiva
Ficção
TVI
Adereços
Assistente de plateau
Audiovisual
Television Production
Fiction soap opera
Plateau assistant
Audiovisual
Television
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico
title_full Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico
title_fullStr Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico
title_full_unstemmed Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico
title_sort Pré-Produção da Telenovela "A Impostora", Por Detrás das Câmaras - O espaço cénico
author Morgado, Andreia Sousa
author_facet Morgado, Andreia Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aparício, Maria Irene
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Andreia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Plural Entertainment
Produção televisiva
Ficção
TVI
Adereços
Assistente de plateau
Audiovisual
Television Production
Fiction soap opera
Plateau assistant
Audiovisual
Television
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Plural Entertainment
Produção televisiva
Ficção
TVI
Adereços
Assistente de plateau
Audiovisual
Television Production
Fiction soap opera
Plateau assistant
Audiovisual
Television
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A proposta deste trabalho visa compreender a evolução histórica e temporal da cenografia e do espaço cénico, como forma de perceção acerca das possibilidades espaciais e técnicas que os espaços de dramatização assumiram ao longo dos tempos. Sendo o espetáculo teatral a base da produção ficcional, procuro delinear de que forma a telenovela incorpora as formas do teatro, refletindo acerca das semelhanças e diferenças que as unem e distancia. Atualmente a televisão tornou-se um dos principais meios de acesso a bens de consumo cultural, exercendo uma influência significativa na sociedade portuguesa. Tendo em conta que o entretenimento é um exercício de poder comunicacional fortemente consumido pelas audiências, procuro desenvolver uma problemática em torno do paradigma da ficção nacional, analisando as repercussões que a ficcionalização de uma realidade determina no público. A segunda parte do documento reúne a análise à Pré-Produção da Telenovela “A Impostora”, onde exponho os conhecimentos adquiridos enquanto assistente de plateau e de decoupagem na produtora Plural Entertainment.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-14
2017-03-30
2017-07-14T00:00:00Z
2018-07-14T00:30:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/22398
TID:201720515
url http://hdl.handle.net/10362/22398
identifier_str_mv TID:201720515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137901613678592