Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14160 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. |
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Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em PortugalFicção televisivaEntretenimentoReceção audiovisualFriendsTelevision fictionEntertainmentAudio-visual receptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.O presente estudo teve como principal objetivo a análise da receção de público da série Friends, em Portugal, comparando-a entre as Gerações X, Y e Z. A análise consiste em perceber as diferenças geracionais na receção do público e nas gratificações adquiridas através de uma série que atingiu um sucesso e uma longevidade muito para além das suas dez temporadas. Através de uma abordagem metodológica quantitativa, foi utilizada a técnica de recolha de informação por questionário obtendo uma amostra de 608 inquiridos pertencentes às gerações X, Y e Z. Com esta investigação, foi possível averiguar as divergências a nível de consumo, ideias e vivências de cada geração, uma vez que estas procuram gratificações e possuem relações distintas de identificação e de empatia pelas personagens da série Friends. Desta forma, os resultados desta investigação evidenciam o impacto de uma série com mais de 20 anos que, para além de transcender gerações, as impacta de forma diferente. É, assim, enfatizado o facto de existirem divergências do ponto de vista dos indivíduos de gerações distintas, o que tem como consequência cada indivíduo obter diferentes tipos de receção de conteúdo audiovisual de entretenimento.ABSTRACT: This study has the objective of analysing the public reception of the series Friends, in Portugal, by comparing the generation X, Y and Z. The analysis consists in understanding the generational differences of the public reception and the acquired gratifications through a series that reached renown and longevity far longer than its' ten seasons. Through a quantitative methodology approach, the data collection method used was questionnaires, from which a sample of 608 respondents from the generation X, Y and Z was collected. It was possible with this investigation to verify the divergences in consumption, ideas and livings from every generation since these three search for distinct gratifications and hold different identification and empathy connections through the Friends' characters. The investigation results thus show the impact of a series with more than twenty years that not only transcends generations but also impacts them differently. The existent divergences in the perspectives of the people from these generation groups is emphasised, which then means that each individual have different types of public reception of entertainment audio-visual.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeSilvestre, Cláudia Marisa VasconcelosRCIPLCabo, Isabel Maria Fernandes2022-01-18T12:50:34Z2021-12-202021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14160TID:202857700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:01.095685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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