Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabo, Isabel Maria Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14160
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
id RCAP_c9f87627986a73fc27debfdb724ee2cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em PortugalFicção televisivaEntretenimentoReceção audiovisualFriendsTelevision fictionEntertainmentAudio-visual receptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.O presente estudo teve como principal objetivo a análise da receção de público da série Friends, em Portugal, comparando-a entre as Gerações X, Y e Z. A análise consiste em perceber as diferenças geracionais na receção do público e nas gratificações adquiridas através de uma série que atingiu um sucesso e uma longevidade muito para além das suas dez temporadas. Através de uma abordagem metodológica quantitativa, foi utilizada a técnica de recolha de informação por questionário obtendo uma amostra de 608 inquiridos pertencentes às gerações X, Y e Z. Com esta investigação, foi possível averiguar as divergências a nível de consumo, ideias e vivências de cada geração, uma vez que estas procuram gratificações e possuem relações distintas de identificação e de empatia pelas personagens da série Friends. Desta forma, os resultados desta investigação evidenciam o impacto de uma série com mais de 20 anos que, para além de transcender gerações, as impacta de forma diferente. É, assim, enfatizado o facto de existirem divergências do ponto de vista dos indivíduos de gerações distintas, o que tem como consequência cada indivíduo obter diferentes tipos de receção de conteúdo audiovisual de entretenimento.ABSTRACT: This study has the objective of analysing the public reception of the series Friends, in Portugal, by comparing the generation X, Y and Z. The analysis consists in understanding the generational differences of the public reception and the acquired gratifications through a series that reached renown and longevity far longer than its' ten seasons. Through a quantitative methodology approach, the data collection method used was questionnaires, from which a sample of 608 respondents from the generation X, Y and Z was collected. It was possible with this investigation to verify the divergences in consumption, ideas and livings from every generation since these three search for distinct gratifications and hold different identification and empathy connections through the Friends' characters. The investigation results thus show the impact of a series with more than twenty years that not only transcends generations but also impacts them differently. The existent divergences in the perspectives of the people from these generation groups is emphasised, which then means that each individual have different types of public reception of entertainment audio-visual.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeSilvestre, Cláudia Marisa VasconcelosRCIPLCabo, Isabel Maria Fernandes2022-01-18T12:50:34Z2021-12-202021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14160TID:202857700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:01.095685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em Portugal
title Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em Portugal
spellingShingle Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em Portugal
Cabo, Isabel Maria Fernandes
Ficção televisiva
Entretenimento
Receção audiovisual
Friends
Television fiction
Entertainment
Audio-visual reception
title_short Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em Portugal
title_full Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em Portugal
title_fullStr Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em Portugal
title_full_unstemmed Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em Portugal
title_sort Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em Portugal
author Cabo, Isabel Maria Fernandes
author_facet Cabo, Isabel Maria Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montargil, Filipe
Silvestre, Cláudia Marisa Vasconcelos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabo, Isabel Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção televisiva
Entretenimento
Receção audiovisual
Friends
Television fiction
Entertainment
Audio-visual reception
topic Ficção televisiva
Entretenimento
Receção audiovisual
Friends
Television fiction
Entertainment
Audio-visual reception
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
2021-12-20T00:00:00Z
2022-01-18T12:50:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14160
TID:202857700
url http://hdl.handle.net/10400.21/14160
identifier_str_mv TID:202857700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133491780124672