Regulação emocional, relações interpessoais e problemas de internalização na adolescência : o papel mediador do bem-estar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28174 |
Resumo: | A adolescência é um período de maior vulnerabilidade para o desenvolvimento de problemas de internalização, como a ansiedade e a depressão. Como tal, a presente investigação teve como objetivo compreender a relação entre os problemas de internalização, as dificuldades de regulação emocional, o bem-estar, o clima familiar e a perceção da qualidade da relação com os pais e pares na etapa da adolescência. Procurou-se investigar as diferenças entre adolescentes com maior e menor risco de apresentarem problemas de internalização, bem como testar o efeito mediador do bem-estar na relação entre as dificuldades de regulação emocional, o clima familiar (conflito, coesão e apoio) e a perceção da qualidade da relação com os pais e pares, e os problemas de internalização. Participaram no estudo 723 adolescentes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, que frequentavam 9 escolas do 3º ciclo do ensino básico e secundário da zona da Grande Lisboa e da Ilha de S. Miguel (Açores). Os participantes completaram um conjunto de questionários de autorrelato que permitiram avaliar as variáveis em estudo. Os resultados indicaram que os problemas de internalização se relacionam, positivamente, com as dificuldades de regulação emocional e com o conflito familiar e, negativamente, com o bem-estar, perceção da qualidade da relação com os pais e pares, e com a coesão e apoio familiar. O grupo com maior risco de apresentar problemas de internalização mostrou níveis mais elevados de dificuldades de regulação emocional e conflito familiar e menor perceção da qualidade da relação com os pais e pares, assim como menor coesão e apoio familiar. Confirmou-se, também, o efeito mediador do bem-estar entre as dificuldades de regulação emocional, clima familiar e perceção da qualidade da relação com os pais e pares, e os problemas de internalização. Estes resultados providenciam, assim, dados relevantes no âmbito da prática clínica para a intervenção em adolescentes, como também informações que possibilitam o desenho de programas de prevenção da psicopatologia e da promoção do bem-estar global nos adolescentes. Discutem-se, ainda, algumas limitações e sugestões para investigações futuras. |
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Regulação emocional, relações interpessoais e problemas de internalização na adolescência : o papel mediador do bem-estarProblemas de internalizaçãoBem-estarDificuldades de regulação emocionalClima familiarQualidade percebida da relação com pais e paresAdolescênciaInternalisation problemsWellbeingEmotional regulation struggleFamily environmentPerception of the relationship’s quality with the parents and peersAdolescenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA adolescência é um período de maior vulnerabilidade para o desenvolvimento de problemas de internalização, como a ansiedade e a depressão. Como tal, a presente investigação teve como objetivo compreender a relação entre os problemas de internalização, as dificuldades de regulação emocional, o bem-estar, o clima familiar e a perceção da qualidade da relação com os pais e pares na etapa da adolescência. Procurou-se investigar as diferenças entre adolescentes com maior e menor risco de apresentarem problemas de internalização, bem como testar o efeito mediador do bem-estar na relação entre as dificuldades de regulação emocional, o clima familiar (conflito, coesão e apoio) e a perceção da qualidade da relação com os pais e pares, e os problemas de internalização. Participaram no estudo 723 adolescentes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, que frequentavam 9 escolas do 3º ciclo do ensino básico e secundário da zona da Grande Lisboa e da Ilha de S. Miguel (Açores). Os participantes completaram um conjunto de questionários de autorrelato que permitiram avaliar as variáveis em estudo. Os resultados indicaram que os problemas de internalização se relacionam, positivamente, com as dificuldades de regulação emocional e com o conflito familiar e, negativamente, com o bem-estar, perceção da qualidade da relação com os pais e pares, e com a coesão e apoio familiar. O grupo com maior risco de apresentar problemas de internalização mostrou níveis mais elevados de dificuldades de regulação emocional e conflito familiar e menor perceção da qualidade da relação com os pais e pares, assim como menor coesão e apoio familiar. Confirmou-se, também, o efeito mediador do bem-estar entre as dificuldades de regulação emocional, clima familiar e perceção da qualidade da relação com os pais e pares, e os problemas de internalização. Estes resultados providenciam, assim, dados relevantes no âmbito da prática clínica para a intervenção em adolescentes, como também informações que possibilitam o desenho de programas de prevenção da psicopatologia e da promoção do bem-estar global nos adolescentes. Discutem-se, ainda, algumas limitações e sugestões para investigações futuras.Adolescence is a phase characterized by higher vulnerability to develop internalisation problems, such as anxiety and depression. Hence, the goal of the present research was to understand the relationship between internalisation problems, the struggle of emotional regulation, the wellbeing, family environment and the perception of the relationship’s quality with parents and peers in the adolescence stage. Differences between teenagers with higher and lower risk of internalisation problems, were explored, and the wellbeing mediator effect was tested on the struggle of emotional regulation, family environment (conflict, cohesion and support), the perception of the relationship’s quality with the parents and peers and the internalization problems. The studied group included 723 adolescents of both sexes, with ages between 12 and 18, from middle to high school, in 9 schools of the Great Lisbon area and S. Miguel Island (Azores). The participants completed a self-assessment survey which allowed the evaluation of the study’s variables. The results indicated that the problems of internalisation were positively associated with the struggle of emotional regulation and the family conflict as well as negatively associated with the wellbeing, perception of the relationship’s quality with the parents and peers, and with the family’s cohesion and support. The group with the higher risk of developing problems of internalisation, revealed higher struggle levels with emotional regulation, family conflict and a lower perception of the relationship’s quality with parents and peers as well as less family cohesion and support. The wellbeing’s mediator effect was established between the struggle with emotional regulation, family environment and the perception of the relationship’s quality with the parents and peers and the internalisation problems. These results provide relevant data for the clinical practice framework regarding intervention with adolescents, information that allows the design of psychopathology intervention programs and consequently the fostering of global wellbeing in adolescents. Some limitations and suggestions on future research were also addressed.Francisco, Rita Mafalda CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRaposo, Beatriz Viveiros2020-02-28T01:30:48Z2019-05-2920192019-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28174TID:202263959porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:46Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:34.947060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A adolescência é um período de maior vulnerabilidade para o desenvolvimento de problemas de internalização, como a ansiedade e a depressão. Como tal, a presente investigação teve como objetivo compreender a relação entre os problemas de internalização, as dificuldades de regulação emocional, o bem-estar, o clima familiar e a perceção da qualidade da relação com os pais e pares na etapa da adolescência. Procurou-se investigar as diferenças entre adolescentes com maior e menor risco de apresentarem problemas de internalização, bem como testar o efeito mediador do bem-estar na relação entre as dificuldades de regulação emocional, o clima familiar (conflito, coesão e apoio) e a perceção da qualidade da relação com os pais e pares, e os problemas de internalização. Participaram no estudo 723 adolescentes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, que frequentavam 9 escolas do 3º ciclo do ensino básico e secundário da zona da Grande Lisboa e da Ilha de S. Miguel (Açores). Os participantes completaram um conjunto de questionários de autorrelato que permitiram avaliar as variáveis em estudo. Os resultados indicaram que os problemas de internalização se relacionam, positivamente, com as dificuldades de regulação emocional e com o conflito familiar e, negativamente, com o bem-estar, perceção da qualidade da relação com os pais e pares, e com a coesão e apoio familiar. O grupo com maior risco de apresentar problemas de internalização mostrou níveis mais elevados de dificuldades de regulação emocional e conflito familiar e menor perceção da qualidade da relação com os pais e pares, assim como menor coesão e apoio familiar. Confirmou-se, também, o efeito mediador do bem-estar entre as dificuldades de regulação emocional, clima familiar e perceção da qualidade da relação com os pais e pares, e os problemas de internalização. Estes resultados providenciam, assim, dados relevantes no âmbito da prática clínica para a intervenção em adolescentes, como também informações que possibilitam o desenho de programas de prevenção da psicopatologia e da promoção do bem-estar global nos adolescentes. Discutem-se, ainda, algumas limitações e sugestões para investigações futuras. |
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