Arquitectura pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Luís Filipe da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1866
Resumo: Exame público realizado em 05 de Junho de 2015.
id RCAP_b2c55da46a67259991be88500b72ce85
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1866
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arquitectura pré-escolarArquitecturaArquitectura escolarEdifícios escolaresInfantárioExame público realizado em 05 de Junho de 2015.Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura.Percecionar a relação que existe entre o edifício pré-escolar e o desenvolvimento infantil, sobretudo ao nível da cognição dos mais novos é o principal objetivo deste trabalho que, para prosseguir esta finalidade, faz uma abordagem profunda às teorias pedagógicas e psicológicas de que a educação das crianças tem vindo a ser alvo ao longo dos tempos. Sob o ponto de vista teórico e depois de feita a recolha e análise de vasta bibliografia restam poucas dúvidas sobre a importância que os próprios edifícios têm no desenvolvimento cognitivo das crianças e nas suas capacidades futuras de aprenderem e de se virem a tornar jovens e adultos responsáveis mas na prática não é fácil encontrar escolas ajustadas a tudo o que se deseja. Mesmo o nosso caso de estudo, que versou sobre uma escola japonesa premiada pela OCDE com o título de estrutura educacional exemplar mostrou não estar totalmente em coerência com aquilo que os mais famosos pedagogos preconizaram. Ao longo do presente trabalho vai ser possível verificar a evolução ideológica da escola, analisar como seria uma escola ideal do ponto de vista arquitetónico e na sua relação com o uso para que foi destinada e será também constatado que a prática é muitas vezes pouco amiga da perfeição.Abstract: To perceive the relationship between the pre-school building and child development, particularly in terms of cognition of the newest, is the main objective of this paper work. Keeping up this purpose we toke a deep approach to the pedagogical and psychological theories of children education throughout the years. From a theoretical point of view, and after the collection and analysis of vast literature been made, we came out with the statement that there is little doubt about the importance of buildings themselves have in the cognitive development of children and in their future capacity to learn and to come to make young people and adults responsible, but in practice it is not easy to find schools adjusted to those learnings. Even our case study, which was about a Japanese school awarded by the OECD with the title of Exemplary Educational Structure showed not to be fully consistent with what the most famous researchers advocated. Throughout this work it will be possible to verify the ideological evolution of the school, analyze how it would be an ideal school from the architectural point of view and in its relation to the use for which it was intended and is also found that the practice is often little a friend from perfection.2016-02-01T18:00:32Z2016-02-012014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1866http://hdl.handle.net/11067/1866TID:201088240porPinto, Luís Filipe da Silvainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:25Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:39.333688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arquitectura pré-escolar
title Arquitectura pré-escolar
spellingShingle Arquitectura pré-escolar
Pinto, Luís Filipe da Silva
Arquitectura
Arquitectura escolar
Edifícios escolares
Infantário
title_short Arquitectura pré-escolar
title_full Arquitectura pré-escolar
title_fullStr Arquitectura pré-escolar
title_full_unstemmed Arquitectura pré-escolar
title_sort Arquitectura pré-escolar
author Pinto, Luís Filipe da Silva
author_facet Pinto, Luís Filipe da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Luís Filipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitectura
Arquitectura escolar
Edifícios escolares
Infantário
topic Arquitectura
Arquitectura escolar
Edifícios escolares
Infantário
description Exame público realizado em 05 de Junho de 2015.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2016-02-01T18:00:32Z
2016-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/1866
http://hdl.handle.net/11067/1866
TID:201088240
url http://hdl.handle.net/11067/1866
identifier_str_mv TID:201088240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136746825318400