Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Mafalda Janete Ladeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6261
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_b2d496c95282b6a7d2318a27ed4be757
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6261
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugalvinho do Portocomportamento do consumidoratributosPort wineconsumer behaviorattributesMestrado em MarketingEste estudo centra-se no comportamento do consumidor de vinho do Porto em Portugal, com o intuito de perceber as preferências do mesmo na escolha deste produto. O foco deste estudo é identificar quais os atributos mais valorizados pelo consumidor aquando da escolha deste vinho. A revisão de literatura efetuada tem como objetivo primário enquadrar o tema, permitindo estruturar o modelo conceptual e formular as questões de pesquisa e hipóteses. Optou-se pela realização de um questionário presencial, aplicado a consumidores, portugueses e estrangeiros, de vinho do Porto numa garrafeira situada na Baixa de Lisboa. De forma a alcançar o objetivo proposto, elaboraram-se combinações preferenciais na escolha de um vinho do Porto, com base em cinco atributos-chave, através da técnica Análise Conjunta. A avaliação que os inquiridos atribuíram às combinações, permitiu concluir que o atributo mais valorizado na escolha de um vinho do Porto é a idade, seguida do preço, recomendação, marca conhecida e tipo de vinho do Porto. Concluiu-se que um vinho do Porto mais velho tem mais utilidade do que um mais recente, que um preço baixo apresenta maior utilidade do que um preço mais elevado e que o tipo de vinho do Porto com mais utilidade são os especiais. Observou-se também que os consumidores preferem um vinho do Porto de marca conhecida ou que tenha sido recomendado. A identificação destes atributos é de extrema importância para o sector, no sentido em que fornece indicações relevantes para a forma como os seus envolvidos devem abordar os seus consumidores, indo de encontro ao que estes mais valorizam.This study focuses on consumer behavior of Port wine in Portugal, in order to realize its preferences in the choice of the product. The focus of this study is to identify the most valued attributes by consumers when choosing this type of wine. The literature review conducted aims to frame the subject, allowing structure the conceptual model and formulate research questions and hypotheses. It was realized a face to face survey, applied to Portuguese and foreign consumers of Port wine in a wine cellar located in Lisbon downtown. In order to achieve the proposed objectives, there were defined preferred combinations to choose a Port wine, based on five key attributes, through Conjoint Analysis technique. The results show that the most valued attribute in choosing a Port wine is the age of the wine, followed by price, recommendation, brand awareness and type of Port wine. It was concluded that an older Port wine has more utility that a youngest one, that a lower price is more useful than a higher price and also that the special Port wine is the type with more useful. It was also observed that consumers prefer a brand known Port wine or one that has been recommended. The identification of these attributes is extremely important for Port wine industry, as it provides relevant information of the correct way to stakeholders approach consumers and focusing on what they value most.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaPires, Mafalda Janete Ladeira2013-12-19T16:40:21Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6261porPires, Mafalda Janete Ladeira. 2013. "Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:40.488947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal
title Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal
spellingShingle Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal
Pires, Mafalda Janete Ladeira
vinho do Porto
comportamento do consumidor
atributos
Port wine
consumer behavior
attributes
title_short Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal
title_full Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal
title_fullStr Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal
title_full_unstemmed Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal
title_sort Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal
author Pires, Mafalda Janete Ladeira
author_facet Pires, Mafalda Janete Ladeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Mafalda Janete Ladeira
dc.subject.por.fl_str_mv vinho do Porto
comportamento do consumidor
atributos
Port wine
consumer behavior
attributes
topic vinho do Porto
comportamento do consumidor
atributos
Port wine
consumer behavior
attributes
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19T16:40:21Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6261
url http://hdl.handle.net/10400.5/6261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, Mafalda Janete Ladeira. 2013. "Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131012244963328