O comportamento dos consumidores de vinho em Portugal : impacto do género
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/7741 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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O comportamento dos consumidores de vinho em Portugal : impacto do génerovinhogéneroconsumidor de vinhocomportamento do consumidorwinegenderwine consumerconsumer behaviorMestrado em MarketingO presente estudo foca-se no comportamento do consumidor de vinho em Portugal, com o intuito de perceber as preferências e quais as diferenças entre os consumidores masculinos e femininos. Para tal, este trabalho tem como objetivo identificar os atributos que os consumidores mais valorizam quando escolhem um vinho e quais os hábitos de consumo, tendo sempre presente as diferenças em resultado do género. Para a análise dos trabalhos da investigação foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência de 268 inquiridos, recolhida através das redes sociais e de email. Os resultados do estudo levaram a concluir que as mulheres e os homens têm algumas diferenças no que respeita aos hábitos de consumo do vinho, bem como quanto aos atributos que valorizam na escolha deste produto. Tanto os homens como as mulheres valorizam atributos como o sabor, o aroma e a recomendação. Destaca-se entre estes a recomendação da família e dos amigos. Em termos de preço, a referência de ambos encontra-se no valor entre 2,50€ e 4,99€ por uma garrafa de 0,75 litros, sendo as ocasiões especiais a situação onde ambos consomem mais vinho. Mas a grande conclusão assenta nas preferências de género e na particularidade das mulheres consumirem mais vinho branco que os homens, no entanto o vinho mais consumido é o vinho tinto.Wine and the way the genres perceive it have raised the interest of academics and practitioners alike. The present study is mainly focused in the behavior of the wine consumer in Portugal. It aims to understand the preferences and differences of the male and female wine consumers. This study has as purpose the identification of the attributes that consumers value the most when they choose a wine and their behavior, while bearing in mind the differences that result from the gender. For the analysis of the investigation, a non-probabilistic convenience sample of 268 respondents was analyzed. The survey was delivered through social networks and email. The results of this study lead to the conclusion that women and men have some differences in what concerns their consumer behavior and the attributes they value in choosing this product. Both men and women value attributes such as taste, flavor, and recommendations. Relevant amongst these is the family and friend recommendations. With regard to prices, both genders are willing to spend between € 2.50 and € 4.99 for a bottle of 0.75 liters. Special occasions are the occasions where both consume more wine. All in all, the main conclusions of this study are that women drink more white wine than men and that red wine is the wine that is the most consumed.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Sara Inês Diogo2015-01-13T13:16:57Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7741porRibeiro, Sara Inês Diogo (2014). "O comportamento dos consumidores de vinho em Portugal : impacto do género". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:51.853749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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