Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º Ciclo

Bibliographic Details
Main Author: Ferreira, Virgínia Maria Mota dos Santos
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.21/3138
Summary: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialidade Educação Especial – Problemas Cognitivos e Multideficiência
id RCAP_cd28d854ee8d49b2b21972ba1d6a3097
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º CicloInclusãoMultideficiênciaPráticas educativasInteraçõesInclusionMultiple disabilitiesEducational practicesInteractionsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialidade Educação Especial – Problemas Cognitivos e MultideficiênciaA inclusão de alunos com multideficiência nas escolas de ensino regular, é uma realidade crescente a que assistimos nos nossos dias e surge como um desafio aos agentes educativos e em particular aos docentes do ensino regular que lecionam as turmas que recebem estes alunos. Esta realidade exige mudanças não só ao nível da gestão e organização curricular, mas também ao nível das atitudes e das práticas educativas. O estudo teve com objetivos gerais conhecer: i) a opinião dos professores do 1º ciclo sobre inclusão e em particular a inclusão de alunos com multideficiência nas turmas de ensino regular; ii) as estratégias e as práticas educativas desenvolvidas pelos docentes do ensino regular no sentido de promoverem a inclusão dos alunos na sala de aula, iii) as dificuldades sentidas pelos docentes no processo de inclusão destes alunos e iv) as necessidades de formação específica dos docentes. Procuramos com este estudo conhecer a realidade de uma escola de 1º ciclo onde foi criada uma Unidade Especializada em Multideficiência, tratando-se por isso de um estudo exploratório, em que foi utilizada uma metodologia mista, uma vez que os dados obtidos foram tratados recorrendo a métodos qualitativos e quantitativos. Envolvemos no estudo, três docentes do 1ºciclo do ensino básico responsáveis por três turmas de 1º e 2º ano de escolaridade, onde estão incluídos quatro alunas com multideficiência. Os resultados mostram que os docentes do ensino regular concordam com a inclusão de alunos com multideficiência nas suas turmas, uma vez que facilita o desenvolvimento da socialização e promove a criação de interações. Contudo salientam a importância da existência de recursos materiais e humanos como condição fundamental para o sucesso desta inclusão. Relativamente às dificuldades sentidas pelos docentes, estas prendem-se com aspetos como, a gestão curricular; a comunicação; a falta de recursos humanos e materiais e ainda o desconhecimento da reação destes alunos face às atividades propostas. Quanto à formação, os docentes mencionam a necessidade de formação específica em multideficiência e em comunicação alternativa. Concluímos que a inclusão de alunos com multideficiência nas salas de ensino regular suscita ainda algum constrangimento nos docentes de ensino regular, que ainda não estão preparados para as mudanças exigidas, sobretudo ao nível das práticas educativas.Abstract The inclusion of students with multiple disabilities in regular schools is a growing reality that we have witnessed in our days and is a challenge to educators and especially to teachers who teach in regular education classes that receive these students. This reality requires changes, not only in what concerns management and curriculum organization, but also in attitudes and educational practices. The study had as general purposes knowing: i ) the opinion of teachers of the 1st cycle about inclusion and in particular the inclusion of students with multiple disabilities in regular classes , ii ) the strategies and educational practices developed by teachers in regular education towards to promote the inclusion of students in the classroom , iii ) the difficulties faced by teachers in the process of inclusion of these students and iv ) the specific training needs of teachers. The study intention is to know the reality of a primary school where a Special Unit in Multiple Disabilities, was created. This is all about an exploratory searching, in which a mixed methodology was used, since the data were processed using qualitative and quantitative methods. Three primary education teachers were involved in the study, responsible for three classes of 1st and 2nd degree, which are included four students with multiple disabilities. . The results show that regular education teachers agree with the inclusion of students with multiple disabilities in their classes, since it increases the development of socialization and promotes interactions. However they emphasize the importance of material and human resources as critical to the success of this inclusion condition. With regard to the difficulties experienced by teachers, these are related to aspects such as, curriculum management, communication , lack of human and material resources as well as the unkwown reaction of those students facing the proposed activities. In what concerns training, the teachers mention the need for specific training in multiple disabilities and alternative communication. As a conclusion we can say that the inclusion of students with multiple disabilities in regular education, still raises some embarrassment among teachers, who are not still prepared for the required changes, particularly in terms of educational practices.Silva, Francisco Vaz daNunes, ClarisseRCIPLFerreira, Virgínia Maria Mota dos Santos2014-01-27T11:44:51Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3138TID:201355493porFerreira, VMMS. Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º Ciclo [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:47.895016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º Ciclo
title Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º Ciclo
spellingShingle Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º Ciclo
Ferreira, Virgínia Maria Mota dos Santos
Inclusão
Multideficiência
Práticas educativas
Interações
Inclusion
Multiple disabilities
Educational practices
Interactions
title_short Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º Ciclo
title_full Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º Ciclo
title_fullStr Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º Ciclo
title_full_unstemmed Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º Ciclo
title_sort Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º Ciclo
author Ferreira, Virgínia Maria Mota dos Santos
author_facet Ferreira, Virgínia Maria Mota dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vaz da
Nunes, Clarisse
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Virgínia Maria Mota dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Multideficiência
Práticas educativas
Interações
Inclusion
Multiple disabilities
Educational practices
Interactions
topic Inclusão
Multideficiência
Práticas educativas
Interações
Inclusion
Multiple disabilities
Educational practices
Interactions
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialidade Educação Especial – Problemas Cognitivos e Multideficiência
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-01-27T11:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3138
TID:201355493
url http://hdl.handle.net/10400.21/3138
identifier_str_mv TID:201355493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, VMMS. Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 1º Ciclo [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133383629996032