Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10160 |
Resumo: | O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, estando dividido em três capítulos. O primeiro capítulo incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a prática educativa supervisionada, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, aborda toda a componente prática do trabalho realizado em contexto de sala de aula e atividades assistidas no âmbito do estágio realizado. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo estudar as implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico. São reconhecidos benefícios à aplicação da análise musical enquanto estratégia auxiliar de ensino nas aulas de instrumento, nomeadamente no que concerne à assimilação e memorização da obra, desenvolvimento do trabalho autónomo, interpretação técnica e expressiva. As conclusões obtidas desta investigação de natureza qualitativa, num formato de estudo de caso com recolha de dados através de observação direta e de inquérito por questionário, permitem comprovar a pertinência de usar a análise musical no estudo da percussão, a qual melhora o desempenho dos alunos e, consequentemente, a sua performance. |
id |
RCAP_b2dcdcaa232ddb81af0cd6e8d0e4389b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10160 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básicoEnsino da músicaDidática da percussãoAnálise musicalAprendizagem significativaAutonomia do alunoMusic teachingPercussion didaticsMusic analysisMeaningful learningStudent autonomyO presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, estando dividido em três capítulos. O primeiro capítulo incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a prática educativa supervisionada, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, aborda toda a componente prática do trabalho realizado em contexto de sala de aula e atividades assistidas no âmbito do estágio realizado. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo estudar as implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico. São reconhecidos benefícios à aplicação da análise musical enquanto estratégia auxiliar de ensino nas aulas de instrumento, nomeadamente no que concerne à assimilação e memorização da obra, desenvolvimento do trabalho autónomo, interpretação técnica e expressiva. As conclusões obtidas desta investigação de natureza qualitativa, num formato de estudo de caso com recolha de dados através de observação direta e de inquérito por questionário, permitem comprovar a pertinência de usar a análise musical no estudo da percussão, a qual melhora o desempenho dos alunos e, consequentemente, a sua performance.The present report refers to the work developed in the internship made for master course at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. It´s main objective is to reflect on the educational practices, thus being divided in three chapters. The first chapter focuses on the observation and reflection on the context in which the supervised educational practice occurred, Academia de Música de Costa Cabral. The second chapter approaches all the pratical component of the work done in the classroom and assisted activities for the aforementioned internship. The third chapter describes the investigation project. It´s main objective is to study the implications of the music analysis on the study of percussion during the elementary school. The benefits of applying musical analysis as an auxiliary teaching strategy in instrument classes are recognized, especially regarding the assimilation and memorization of music pieces, development of autonomous work, technical and expressive interpretation. The conclusions obtained from this qualitative research in a case study format with data collection through direct observation and inquiry by questionnaire allow us to establish the pertinence of using musical analysis in the study of percussion, which improves student development and, consequently, their performance.Campos, Manuel António Veríssimo deFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daDias, André Filipe da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLima, Jorge Miguel dos Santos2017-07-31T18:28:58Z2017-07-172017-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10160TID:201721309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:24.905079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico |
title |
Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico |
spellingShingle |
Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico Lima, Jorge Miguel dos Santos Ensino da música Didática da percussão Análise musical Aprendizagem significativa Autonomia do aluno Music teaching Percussion didatics Music analysis Meaningful learning Student autonomy |
title_short |
Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico |
title_full |
Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico |
title_fullStr |
Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico |
title_sort |
Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico |
author |
Lima, Jorge Miguel dos Santos |
author_facet |
Lima, Jorge Miguel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Manuel António Veríssimo de Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Dias, André Filipe da Silva Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Jorge Miguel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Didática da percussão Análise musical Aprendizagem significativa Autonomia do aluno Music teaching Percussion didatics Music analysis Meaningful learning Student autonomy |
topic |
Ensino da música Didática da percussão Análise musical Aprendizagem significativa Autonomia do aluno Music teaching Percussion didatics Music analysis Meaningful learning Student autonomy |
description |
O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, estando dividido em três capítulos. O primeiro capítulo incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a prática educativa supervisionada, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, aborda toda a componente prática do trabalho realizado em contexto de sala de aula e atividades assistidas no âmbito do estágio realizado. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo estudar as implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico. São reconhecidos benefícios à aplicação da análise musical enquanto estratégia auxiliar de ensino nas aulas de instrumento, nomeadamente no que concerne à assimilação e memorização da obra, desenvolvimento do trabalho autónomo, interpretação técnica e expressiva. As conclusões obtidas desta investigação de natureza qualitativa, num formato de estudo de caso com recolha de dados através de observação direta e de inquérito por questionário, permitem comprovar a pertinência de usar a análise musical no estudo da percussão, a qual melhora o desempenho dos alunos e, consequentemente, a sua performance. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31T18:28:58Z 2017-07-17 2017-07-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10160 TID:201721309 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10160 |
identifier_str_mv |
TID:201721309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473371987968 |