Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jorge Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10160
Resumo: O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, estando dividido em três capítulos. O primeiro capítulo incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a prática educativa supervisionada, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, aborda toda a componente prática do trabalho realizado em contexto de sala de aula e atividades assistidas no âmbito do estágio realizado. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo estudar as implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico. São reconhecidos benefícios à aplicação da análise musical enquanto estratégia auxiliar de ensino nas aulas de instrumento, nomeadamente no que concerne à assimilação e memorização da obra, desenvolvimento do trabalho autónomo, interpretação técnica e expressiva. As conclusões obtidas desta investigação de natureza qualitativa, num formato de estudo de caso com recolha de dados através de observação direta e de inquérito por questionário, permitem comprovar a pertinência de usar a análise musical no estudo da percussão, a qual melhora o desempenho dos alunos e, consequentemente, a sua performance.
id RCAP_b2dcdcaa232ddb81af0cd6e8d0e4389b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básicoEnsino da músicaDidática da percussãoAnálise musicalAprendizagem significativaAutonomia do alunoMusic teachingPercussion didaticsMusic analysisMeaningful learningStudent autonomyO presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, estando dividido em três capítulos. O primeiro capítulo incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a prática educativa supervisionada, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, aborda toda a componente prática do trabalho realizado em contexto de sala de aula e atividades assistidas no âmbito do estágio realizado. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo estudar as implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico. São reconhecidos benefícios à aplicação da análise musical enquanto estratégia auxiliar de ensino nas aulas de instrumento, nomeadamente no que concerne à assimilação e memorização da obra, desenvolvimento do trabalho autónomo, interpretação técnica e expressiva. As conclusões obtidas desta investigação de natureza qualitativa, num formato de estudo de caso com recolha de dados através de observação direta e de inquérito por questionário, permitem comprovar a pertinência de usar a análise musical no estudo da percussão, a qual melhora o desempenho dos alunos e, consequentemente, a sua performance.The present report refers to the work developed in the internship made for master course at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. It´s main objective is to reflect on the educational practices, thus being divided in three chapters. The first chapter focuses on the observation and reflection on the context in which the supervised educational practice occurred, Academia de Música de Costa Cabral. The second chapter approaches all the pratical component of the work done in the classroom and assisted activities for the aforementioned internship. The third chapter describes the investigation project. It´s main objective is to study the implications of the music analysis on the study of percussion during the elementary school. The benefits of applying musical analysis as an auxiliary teaching strategy in instrument classes are recognized, especially regarding the assimilation and memorization of music pieces, development of autonomous work, technical and expressive interpretation. The conclusions obtained from this qualitative research in a case study format with data collection through direct observation and inquiry by questionnaire allow us to establish the pertinence of using musical analysis in the study of percussion, which improves student development and, consequently, their performance.Campos, Manuel António Veríssimo deFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daDias, André Filipe da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLima, Jorge Miguel dos Santos2017-07-31T18:28:58Z2017-07-172017-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10160TID:201721309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:24.905079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico
title Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico
spellingShingle Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico
Lima, Jorge Miguel dos Santos
Ensino da música
Didática da percussão
Análise musical
Aprendizagem significativa
Autonomia do aluno
Music teaching
Percussion didatics
Music analysis
Meaningful learning
Student autonomy
title_short Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico
title_full Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico
title_fullStr Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico
title_full_unstemmed Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico
title_sort Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico
author Lima, Jorge Miguel dos Santos
author_facet Lima, Jorge Miguel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Manuel António Veríssimo de
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Dias, André Filipe da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jorge Miguel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Didática da percussão
Análise musical
Aprendizagem significativa
Autonomia do aluno
Music teaching
Percussion didatics
Music analysis
Meaningful learning
Student autonomy
topic Ensino da música
Didática da percussão
Análise musical
Aprendizagem significativa
Autonomia do aluno
Music teaching
Percussion didatics
Music analysis
Meaningful learning
Student autonomy
description O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, estando dividido em três capítulos. O primeiro capítulo incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a prática educativa supervisionada, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, aborda toda a componente prática do trabalho realizado em contexto de sala de aula e atividades assistidas no âmbito do estágio realizado. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo estudar as implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico. São reconhecidos benefícios à aplicação da análise musical enquanto estratégia auxiliar de ensino nas aulas de instrumento, nomeadamente no que concerne à assimilação e memorização da obra, desenvolvimento do trabalho autónomo, interpretação técnica e expressiva. As conclusões obtidas desta investigação de natureza qualitativa, num formato de estudo de caso com recolha de dados através de observação direta e de inquérito por questionário, permitem comprovar a pertinência de usar a análise musical no estudo da percussão, a qual melhora o desempenho dos alunos e, consequentemente, a sua performance.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31T18:28:58Z
2017-07-17
2017-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10160
TID:201721309
url http://hdl.handle.net/10400.22/10160
identifier_str_mv TID:201721309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473371987968