Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Catarina Vaz da Silva de Aragão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17339
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_b2de642e1ccb88d266d9c3fb77e4943d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17339
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”organizações sem fins lucrativosmarketing socialempreendedorismo socialplaneamento de marketingnotoriedadenon-profit organizationssocial marketingsocial entrepreneurshipmarketing planningbrand awarenessMestrado em MarketingO presente Trabalho Final de Mestrado propõe-se a desenvolver um Plano de Marketing com vista a aumentar a notoriedade da Ashoka em Portugal e a potenciar as suas hipóteses de angariação de parceiros estratégicos e fundos. De forma a alcançar este objetivo, procedeu-se à análise situacional da organização, com especial enfoque para a análise interna, à definição dos objetivos e estratégias de marketing a adotar, e à elaboração das táticas de marketing-mix mais adequadas aos objetivos delineados. Uma vez que este estudo implicou um trabalho conjunto entre o investigador e a organização, adotou-se uma estratégia de investigação "action research" com uma abordagem mista, já que, para além dos dados secundários recolhidos, se efetuou a recolha de dados primários através da realização de duas entrevistas e de um inquérito por questionário. Com esta investigação foi possível chegar a conclusões com potencial utilidade para a organização, tais como o facto de existir uma elevada predisposição por parte do Público em Geral para ajudar e apoiar uma organização como a Ashoka Portugal, bem como o interesse demonstrado por saber mais acerca da atividade da organização e dos principais temas por si abordados: educação transformadora e empreendedorismo social.This final Master's Work proposes to develop a Marketing Plan in order to increase the awareness of Ashoka in Portugal and to enhance its chances of fundraising and get new strategic partners. In order to achieve this goal, a situational analysis of the organization was carried on, with a special focus on internal analysis given the size and complexity of Ashoka, as well as the definition of the marketing objectives and strategies to be adopted, and the elaboration of the most appropriate marketing- mix tactics according to the objectives outlined. Since this study involved a joint effort between the researcher and the organization, an action research strategy with a mixed approach was adopted. In addition to the collection of secondary data, the primary data was collected through the conduct of two interviews and a questionnaire survey. With this research it was possible to reach conclusions of great utility for the organization,such as the fact that there is a high predisposition on the part of the General Public to help and support an organization like Ashoka Portugal, as well as the interest shown in knowing more about Ashoka's activity and the main themes addressed by it: changemaking education and social entrepreneurship.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaMorais, Catarina Vaz da Silva de Aragão2019-02-11T10:00:56Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17339porMorais, Catarina Vaz da Silva de Aragão (2018). "Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:34.120535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”
title Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”
spellingShingle Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”
Morais, Catarina Vaz da Silva de Aragão
organizações sem fins lucrativos
marketing social
empreendedorismo social
planeamento de marketing
notoriedade
non-profit organizations
social marketing
social entrepreneurship
marketing planning
brand awareness
title_short Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”
title_full Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”
title_fullStr Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”
title_full_unstemmed Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”
title_sort Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”
author Morais, Catarina Vaz da Silva de Aragão
author_facet Morais, Catarina Vaz da Silva de Aragão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Catarina Vaz da Silva de Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv organizações sem fins lucrativos
marketing social
empreendedorismo social
planeamento de marketing
notoriedade
non-profit organizations
social marketing
social entrepreneurship
marketing planning
brand awareness
topic organizações sem fins lucrativos
marketing social
empreendedorismo social
planeamento de marketing
notoriedade
non-profit organizations
social marketing
social entrepreneurship
marketing planning
brand awareness
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-02-11T10:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17339
url http://hdl.handle.net/10400.5/17339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, Catarina Vaz da Silva de Aragão (2018). "Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131115306352640