Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17339 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_b2de642e1ccb88d266d9c3fb77e4943d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17339 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”organizações sem fins lucrativosmarketing socialempreendedorismo socialplaneamento de marketingnotoriedadenon-profit organizationssocial marketingsocial entrepreneurshipmarketing planningbrand awarenessMestrado em MarketingO presente Trabalho Final de Mestrado propõe-se a desenvolver um Plano de Marketing com vista a aumentar a notoriedade da Ashoka em Portugal e a potenciar as suas hipóteses de angariação de parceiros estratégicos e fundos. De forma a alcançar este objetivo, procedeu-se à análise situacional da organização, com especial enfoque para a análise interna, à definição dos objetivos e estratégias de marketing a adotar, e à elaboração das táticas de marketing-mix mais adequadas aos objetivos delineados. Uma vez que este estudo implicou um trabalho conjunto entre o investigador e a organização, adotou-se uma estratégia de investigação "action research" com uma abordagem mista, já que, para além dos dados secundários recolhidos, se efetuou a recolha de dados primários através da realização de duas entrevistas e de um inquérito por questionário. Com esta investigação foi possível chegar a conclusões com potencial utilidade para a organização, tais como o facto de existir uma elevada predisposição por parte do Público em Geral para ajudar e apoiar uma organização como a Ashoka Portugal, bem como o interesse demonstrado por saber mais acerca da atividade da organização e dos principais temas por si abordados: educação transformadora e empreendedorismo social.This final Master's Work proposes to develop a Marketing Plan in order to increase the awareness of Ashoka in Portugal and to enhance its chances of fundraising and get new strategic partners. In order to achieve this goal, a situational analysis of the organization was carried on, with a special focus on internal analysis given the size and complexity of Ashoka, as well as the definition of the marketing objectives and strategies to be adopted, and the elaboration of the most appropriate marketing- mix tactics according to the objectives outlined. Since this study involved a joint effort between the researcher and the organization, an action research strategy with a mixed approach was adopted. In addition to the collection of secondary data, the primary data was collected through the conduct of two interviews and a questionnaire survey. With this research it was possible to reach conclusions of great utility for the organization,such as the fact that there is a high predisposition on the part of the General Public to help and support an organization like Ashoka Portugal, as well as the interest shown in knowing more about Ashoka's activity and the main themes addressed by it: changemaking education and social entrepreneurship.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaMorais, Catarina Vaz da Silva de Aragão2019-02-11T10:00:56Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17339porMorais, Catarina Vaz da Silva de Aragão (2018). "Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:34.120535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal” |
title |
Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal” |
spellingShingle |
Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal” Morais, Catarina Vaz da Silva de Aragão organizações sem fins lucrativos marketing social empreendedorismo social planeamento de marketing notoriedade non-profit organizations social marketing social entrepreneurship marketing planning brand awareness |
title_short |
Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal” |
title_full |
Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal” |
title_fullStr |
Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal” |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal” |
title_sort |
Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal” |
author |
Morais, Catarina Vaz da Silva de Aragão |
author_facet |
Morais, Catarina Vaz da Silva de Aragão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Joanna Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Catarina Vaz da Silva de Aragão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organizações sem fins lucrativos marketing social empreendedorismo social planeamento de marketing notoriedade non-profit organizations social marketing social entrepreneurship marketing planning brand awareness |
topic |
organizações sem fins lucrativos marketing social empreendedorismo social planeamento de marketing notoriedade non-profit organizations social marketing social entrepreneurship marketing planning brand awareness |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-02-11T10:00:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/17339 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/17339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Morais, Catarina Vaz da Silva de Aragão (2018). "Plano de marketing para uma organização sem fins lucrativos “Ashoka Portugal”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131115306352640 |