Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matlak, Nataliya
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12932
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_d990b14f82fea94ed662b0a95b754116
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvosMarketingMarketing SocialMarketing nas associações sem fins lucrativosCampaignFundraisingPlaneamento de MarketingSocial MarketingMarketing in non-profit organizationsMarketing PlanningMestrado em MarketingO Núcleo de Ajuda a Animais de Sintra é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é ajudar e resgatar os animais, nomeadamente cães, que estejam abandonados ou mal tratados pelos donos ou outros indivíduos, sendo o seu foco proporcionar-lhes um novo lar. Como o pessoal da associação, na sua maioria, não tem conhecimentos de marketing, e como está a decorrer a reestruturação das suas instalações, de modo a melhorar as condições de vida dos animais, considerou-se importante a elaboração de um plano de marketing, desenvolvido numa lógica de fundraising, para um arranque sustentável e bem-sucedido dos objetivos da associação. A metodologia de investigação utilizada foi action research, sendo que a associação proporcionou certa colaboração contínua para o desenvolvimento do trabalho. A recolha de dados foi feita através de duas entrevista, inquéritos e dados secundários. No que respeita às questões de investigação constatou-se que a notoriedade da associação é bastante baixa e os processos gerados pela mesma não favorecem totalmente a atividade em causa, tornando difícil a gestão não só dos voluntários, mas também dos seus doadores. A pesquisa e desenvolvimento de conceitos teóricos de planeamento de marketing e de fundraising foram essenciais para o desenvolvimento desde projeto, permitindo identificar os principais pontos de melhoria, recomendando o desenvolvimento dos meios de comunicação tanto internos como externos, de modo a aumentar a notoriedade da associação, com o objetivo de angariar donativos, tanto monetários como de recursos, e sensibilizar os indivíduos para questões como abandono e mau trato de animais.Núcleo de Ajuda a Animais Abandonados de Sintra is a non-profit association which objective is to help and rescue animals, specially dogs, that are abandoned or suffer from abuse by their owners or other people, focusing on finding them a new home. Since the association´s staff, on their majority, don´t have any knowledge of the concepts of marketing, and because they are in a process of ongoing restructuring of their quarters in order to improve the living conditions of the animals, it was noticed the importance of the elaboration of a marketing plan, developed with the logic of fundraising to achieve a sustainable and successful start to achieve the association's goals. The methodology type used was action research, where the collaboration of the association was relevant and continuous to the development of this project. Data collection was made through two interviews, surveys and secondary data. In regard to the research questions it was found that the notoriety of the association is quite low and the processes generated by the same, are not entirely done in favor to the activity in question, turning the management of volunteers and donors to be difficult. The research and development of theoretical concepts of marketing planning and fundraising were essential to the development of this project, allowing to identify the main points of improvement, recommending the development of both internal media and external, in order to increase the association's notoriety, aiming to collect donations and sensitize people to the issues of neglect and animal abuse.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaMatlak, Nataliya2017-01-13T11:51:14Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12932porMatlak, Nataliya (2016). "Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:59.801752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvos
title Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvos
spellingShingle Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvos
Matlak, Nataliya
Marketing
Marketing Social
Marketing nas associações sem fins lucrativos
Campaign
Fundraising
Planeamento de Marketing
Social Marketing
Marketing in non-profit organizations
Marketing Planning
title_short Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvos
title_full Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvos
title_fullStr Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvos
title_full_unstemmed Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvos
title_sort Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvos
author Matlak, Nataliya
author_facet Matlak, Nataliya
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Cristina Pinto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matlak, Nataliya
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing Social
Marketing nas associações sem fins lucrativos
Campaign
Fundraising
Planeamento de Marketing
Social Marketing
Marketing in non-profit organizations
Marketing Planning
topic Marketing
Marketing Social
Marketing nas associações sem fins lucrativos
Campaign
Fundraising
Planeamento de Marketing
Social Marketing
Marketing in non-profit organizations
Marketing Planning
description Mestrado em Marketing
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-13T11:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12932
url http://hdl.handle.net/10400.5/12932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matlak, Nataliya (2016). "Plano de marketing social para núcleo de ajuda a animais abandonados de Sintra : planemaneto de marketing em organizações sem fins lucratinvos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131076452417536