Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anastácio, Inês Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2325
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_b2e5a47ef3546ba228de7c7a61a99825
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2325
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino Básicoaprendizagem significativaautonomiainteligências múltiplasmetodologia multimodal1st Cycle of Basic Educationautonomymeaningful learningmultimodal methodologymultiple intelligencesRelatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO objetivo do presente relatório assenta na análise do trabalho desenvolvido nas Práticas de Ensino Supervisionadas, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, caraterizam-se as práticas pedagógicas e reflete-se sobre as aprendizagens adquiridas. Na segunda, apresenta-se um estudo cuja temática emergiu da própria prática. O estudo assume uma abordagem qualitativa, traduzindo-se num estudo de caso no qual se implementou a metodologia de ensino-aprendizagem multimodal - à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. Com efeito, o estudo implicou a dinamização de um conjunto de atividades numa turma do 3.º ano de escolaridade, composta por 24 alunos. As técnicas de recolha de dados consistiram na observação dos alunos durante a realização das atividades (com recurso a uma tabela de avaliação das mesmas) e a própria dinamização, na análise dos trabalhos realizados pelos alunos, na aplicação de um inquérito por questionário aos alunos e na realização de uma entrevista à docente cooperante. Os resultados suportam o contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas para a construção de uma prática pedagógica na qual as potencialidades do aluno são colocadas em primeiro plano, a fim de se promover uma aprendizagem integrada, significativa e contextualizada. As atividades propostas viabilizaram a interação entre alunos, bem como a sua exploração de modo mais autónomo. Por meio da observação participante e análise do questionário aplicado à turma concluímos que, a atividade que suscitou maiores dificuldades foi a construção de puzzles e, no plano oposto, destacamos a realização do questionário online, por ter reunido a preferência da turma. Na generalidade, a turma prefere o trabalho em grupo, pois permite-lhes a cooperação e troca de ideias. As atividades preferidas são as de Expressão Plástica, Dramática e Corporal, em oposição às de produção de texto e esquemas. O processo de seleção e/ou produção de materiais auxiliares à aprendizagem sugere maior critério por parte do professor, a fim de se mobilizarem as diferentes inteligências e cumprirem os objetivos definidos.The aim of this report consists in analysing the work carried out in Supervised Teaching Practice, in the ambit of Master in Preschool Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. In the first part, the pedagogical pratices are characterized and the learning acquired is reflected. Then, a study whose theme emerged from my own practice, is presented in the second part of the report. The study takes a qualitative approach resumed in a case study in which was implemented the teaching-learning multimodal methodology - according to the Multiple Intelligences Theory, by Howard Gardner. In fact, the study implied dynamizing a set of activities with a third grade class composed by 24 students. Data collection consisted, firstly, in observing the students during the activities (using a table to evaluate them) and the energizing itself. Secondly, the work done by them was analysed, they also answered a survey and the cooperative teacher was interviewed. The results support the contribution of the Theory of Multiple Intelligences for the construction of a pedagogical practice in which students’ capabilities are put in first place, in order to promote an integrated, meaningful and contextualized learning. The activities made the interaction among students viable as well as promoting their exploration in a autonumous way. Through participant observation and analyses of the survey applied to the class, we conclude the activity that aroused most students’ dificulties was the construction of puzzles and, on the other hand, the execution of the survey on the online platform Kahoot!, by having gathered the preference of the class. In general, the class prefer to work in groups, because it allows them cooperate and exchange ideias. The tipology of favourite activities of the class are Visual, Dramatic and Kinesthetic Expressions, contrary to the production of text and diagrams. The selection process and/or production of auxiliary materials for learning suggests a greater criteria by the teacher, in order to mobilise the different intelligences and meet the defined objectives.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAnastácio, Inês Filipa Ferreira2018-10-29T12:11:04Z2018-09-112018-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2325TID:201981777por201981777info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:13Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:24.865740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Anastácio, Inês Filipa Ferreira
1.º Ciclo do Ensino Básico
aprendizagem significativa
autonomia
inteligências múltiplas
metodologia multimodal
1st Cycle of Basic Education
autonomy
meaningful learning
multimodal methodology
multiple intelligences
title_short Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Anastácio, Inês Filipa Ferreira
author_facet Anastácio, Inês Filipa Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Anastácio, Inês Filipa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
aprendizagem significativa
autonomia
inteligências múltiplas
metodologia multimodal
1st Cycle of Basic Education
autonomy
meaningful learning
multimodal methodology
multiple intelligences
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
aprendizagem significativa
autonomia
inteligências múltiplas
metodologia multimodal
1st Cycle of Basic Education
autonomy
meaningful learning
multimodal methodology
multiple intelligences
description Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29T12:11:04Z
2018-09-11
2018-09-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2325
TID:201981777
url http://hdl.handle.net/10400.15/2325
identifier_str_mv TID:201981777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201981777
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137033603514368