Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2325 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_b2e5a47ef3546ba228de7c7a61a99825 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2325 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino Básicoaprendizagem significativaautonomiainteligências múltiplasmetodologia multimodal1st Cycle of Basic Educationautonomymeaningful learningmultimodal methodologymultiple intelligencesRelatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO objetivo do presente relatório assenta na análise do trabalho desenvolvido nas Práticas de Ensino Supervisionadas, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, caraterizam-se as práticas pedagógicas e reflete-se sobre as aprendizagens adquiridas. Na segunda, apresenta-se um estudo cuja temática emergiu da própria prática. O estudo assume uma abordagem qualitativa, traduzindo-se num estudo de caso no qual se implementou a metodologia de ensino-aprendizagem multimodal - à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. Com efeito, o estudo implicou a dinamização de um conjunto de atividades numa turma do 3.º ano de escolaridade, composta por 24 alunos. As técnicas de recolha de dados consistiram na observação dos alunos durante a realização das atividades (com recurso a uma tabela de avaliação das mesmas) e a própria dinamização, na análise dos trabalhos realizados pelos alunos, na aplicação de um inquérito por questionário aos alunos e na realização de uma entrevista à docente cooperante. Os resultados suportam o contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas para a construção de uma prática pedagógica na qual as potencialidades do aluno são colocadas em primeiro plano, a fim de se promover uma aprendizagem integrada, significativa e contextualizada. As atividades propostas viabilizaram a interação entre alunos, bem como a sua exploração de modo mais autónomo. Por meio da observação participante e análise do questionário aplicado à turma concluímos que, a atividade que suscitou maiores dificuldades foi a construção de puzzles e, no plano oposto, destacamos a realização do questionário online, por ter reunido a preferência da turma. Na generalidade, a turma prefere o trabalho em grupo, pois permite-lhes a cooperação e troca de ideias. As atividades preferidas são as de Expressão Plástica, Dramática e Corporal, em oposição às de produção de texto e esquemas. O processo de seleção e/ou produção de materiais auxiliares à aprendizagem sugere maior critério por parte do professor, a fim de se mobilizarem as diferentes inteligências e cumprirem os objetivos definidos.The aim of this report consists in analysing the work carried out in Supervised Teaching Practice, in the ambit of Master in Preschool Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. In the first part, the pedagogical pratices are characterized and the learning acquired is reflected. Then, a study whose theme emerged from my own practice, is presented in the second part of the report. The study takes a qualitative approach resumed in a case study in which was implemented the teaching-learning multimodal methodology - according to the Multiple Intelligences Theory, by Howard Gardner. In fact, the study implied dynamizing a set of activities with a third grade class composed by 24 students. Data collection consisted, firstly, in observing the students during the activities (using a table to evaluate them) and the energizing itself. Secondly, the work done by them was analysed, they also answered a survey and the cooperative teacher was interviewed. The results support the contribution of the Theory of Multiple Intelligences for the construction of a pedagogical practice in which students’ capabilities are put in first place, in order to promote an integrated, meaningful and contextualized learning. The activities made the interaction among students viable as well as promoting their exploration in a autonumous way. Through participant observation and analyses of the survey applied to the class, we conclude the activity that aroused most students’ dificulties was the construction of puzzles and, on the other hand, the execution of the survey on the online platform Kahoot!, by having gathered the preference of the class. In general, the class prefer to work in groups, because it allows them cooperate and exchange ideias. The tipology of favourite activities of the class are Visual, Dramatic and Kinesthetic Expressions, contrary to the production of text and diagrams. The selection process and/or production of auxiliary materials for learning suggests a greater criteria by the teacher, in order to mobilise the different intelligences and meet the defined objectives.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAnastácio, Inês Filipa Ferreira2018-10-29T12:11:04Z2018-09-112018-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2325TID:201981777por201981777info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:13Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:24.865740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico Anastácio, Inês Filipa Ferreira 1.º Ciclo do Ensino Básico aprendizagem significativa autonomia inteligências múltiplas metodologia multimodal 1st Cycle of Basic Education autonomy meaningful learning multimodal methodology multiple intelligences |
title_short |
Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Anastácio, Inês Filipa Ferreira |
author_facet |
Anastácio, Inês Filipa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seixas, Sónia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anastácio, Inês Filipa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.º Ciclo do Ensino Básico aprendizagem significativa autonomia inteligências múltiplas metodologia multimodal 1st Cycle of Basic Education autonomy meaningful learning multimodal methodology multiple intelligences |
topic |
1.º Ciclo do Ensino Básico aprendizagem significativa autonomia inteligências múltiplas metodologia multimodal 1st Cycle of Basic Education autonomy meaningful learning multimodal methodology multiple intelligences |
description |
Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-29T12:11:04Z 2018-09-11 2018-09-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2325 TID:201981777 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2325 |
identifier_str_mv |
TID:201981777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201981777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137033603514368 |