Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do projeto FAINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/45645 |
Resumo: | A investigação apresentada surge no âmbito do processo de monitorização pedagógica pela Universidade Católica Portuguesa ao Projeto FAINA 1:1 desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo entre os anos 2017 e 2019. Este Agrupamento assumiu o compromisso de uma turma de 7º ano abdicar do manual escolar em papel em todas as disciplinas, ao longo de todo o 3º ciclo, tendo ao dispor para cada aluno um espaço de conteúdos digitais instalados num tablet. Assente na seleção, criação e disponibilização dos conteúdos de todas as disciplinas por parte dos professores, recorrendo aos tablets, implicando a construção de um manual digital, o Projeto FAINA 1:1 constituiu um elemento impulsionador de uma estratégia de inovação pedagógica. Pretendeu-se, assim, identificar ao longo dos três anos de desenvolvimento do Projeto uma alteração das metodologias e estratégias educativas por parte dos docentes e da capacidade de adaptação por parte dos alunos. Adotando uma metodologia mista, através da realização de entrevistas, da aplicação de questionários, da observação de aulas e da análise documental testemunhou-se o potencial do Projeto enquanto propulsor de rotura do paradigma tradicional de ensino e de um processo de ensino-aprendizagem ativo. |
id |
RCAP_b2f2a08e4ed454a85ad744156d06c571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/45645 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do projeto FAINAManualConteúdos digitaisEnsinoAprendizagemAmbientes virtuais de aprendizagemSchool manualDigital contentTeachingLearningVirtualLearning environmentsA investigação apresentada surge no âmbito do processo de monitorização pedagógica pela Universidade Católica Portuguesa ao Projeto FAINA 1:1 desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo entre os anos 2017 e 2019. Este Agrupamento assumiu o compromisso de uma turma de 7º ano abdicar do manual escolar em papel em todas as disciplinas, ao longo de todo o 3º ciclo, tendo ao dispor para cada aluno um espaço de conteúdos digitais instalados num tablet. Assente na seleção, criação e disponibilização dos conteúdos de todas as disciplinas por parte dos professores, recorrendo aos tablets, implicando a construção de um manual digital, o Projeto FAINA 1:1 constituiu um elemento impulsionador de uma estratégia de inovação pedagógica. Pretendeu-se, assim, identificar ao longo dos três anos de desenvolvimento do Projeto uma alteração das metodologias e estratégias educativas por parte dos docentes e da capacidade de adaptação por parte dos alunos. Adotando uma metodologia mista, através da realização de entrevistas, da aplicação de questionários, da observação de aulas e da análise documental testemunhou-se o potencial do Projeto enquanto propulsor de rotura do paradigma tradicional de ensino e de um processo de ensino-aprendizagem ativo.This research appears within the scope of the pedagogical monitoring process by the Portuguese Catholic University to the FAINA 1: 1 Project, developed in the School Group of Montemor-o-Novo between the years 2017 and 2019. This Group assumed the commitment of a class of 7th year abdicate the traditional paper school manual in all subjects, throughout the 3rd cycle, having available to each student a space of digital content installed on a tablet. Based on the selection, creation, and availability of the contents of all subjects by the teachers, using tablets, implying the construction of a digital manual, the FAINA Project constituted a driving element of a pedagogical innovation strategy. It was intended, therefore, to identify, during the three years of development, a change in the educational methodologies and strategies on the part of the teachers and the ability of the students to adapt to a new context. Adopting a mixed methodology, by conducting interviews, applying questionnaires, observing classes and document analysis, the Project's potential was seen as a driver for breaking the traditional teaching paradigm and an active teaching-learning process.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLagarto, JoséFaria, Ana Rita2024-07-02T08:32:35Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/45645por2183-5136info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:47:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/45645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:47:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do projeto FAINA |
title |
Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do projeto FAINA |
spellingShingle |
Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do projeto FAINA Lagarto, José Manual Conteúdos digitais Ensino Aprendizagem Ambientes virtuais de aprendizagem School manual Digital content Teaching Learning Virtual Learning environments |
title_short |
Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do projeto FAINA |
title_full |
Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do projeto FAINA |
title_fullStr |
Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do projeto FAINA |
title_full_unstemmed |
Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do projeto FAINA |
title_sort |
Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do projeto FAINA |
author |
Lagarto, José |
author_facet |
Lagarto, José Faria, Ana Rita |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Ana Rita |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lagarto, José Faria, Ana Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manual Conteúdos digitais Ensino Aprendizagem Ambientes virtuais de aprendizagem School manual Digital content Teaching Learning Virtual Learning environments |
topic |
Manual Conteúdos digitais Ensino Aprendizagem Ambientes virtuais de aprendizagem School manual Digital content Teaching Learning Virtual Learning environments |
description |
A investigação apresentada surge no âmbito do processo de monitorização pedagógica pela Universidade Católica Portuguesa ao Projeto FAINA 1:1 desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo entre os anos 2017 e 2019. Este Agrupamento assumiu o compromisso de uma turma de 7º ano abdicar do manual escolar em papel em todas as disciplinas, ao longo de todo o 3º ciclo, tendo ao dispor para cada aluno um espaço de conteúdos digitais instalados num tablet. Assente na seleção, criação e disponibilização dos conteúdos de todas as disciplinas por parte dos professores, recorrendo aos tablets, implicando a construção de um manual digital, o Projeto FAINA 1:1 constituiu um elemento impulsionador de uma estratégia de inovação pedagógica. Pretendeu-se, assim, identificar ao longo dos três anos de desenvolvimento do Projeto uma alteração das metodologias e estratégias educativas por parte dos docentes e da capacidade de adaptação por parte dos alunos. Adotando uma metodologia mista, através da realização de entrevistas, da aplicação de questionários, da observação de aulas e da análise documental testemunhou-se o potencial do Projeto enquanto propulsor de rotura do paradigma tradicional de ensino e de um processo de ensino-aprendizagem ativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2024-07-02T08:32:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/45645 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/45645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-5136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547130683785216 |