Processamento sensorial: uma nova dimensão a incluir na avaliação das crianças com perturbações do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisabete Rodrigues da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30215
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling Processamento sensorial: uma nova dimensão a incluir na avaliação das crianças com perturbações do espectro do autismoPerturbações do espectro do autismoProcessamento sensorialAvaliaçãoAutism spectrum disordersSensory processingAssessment37637.015.3159.922.7Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)As Perturbações do Espectro do Autismo são hoje consideradas como uma desordem complexa do comportamento que se caracterizada por deficits na comunicação social e comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Alguns estudos revelam que 40% a 80% das crianças com Perturbações do Espectro do Autismo apresentam alterações ao nível do processamento sensorial, que se manifestam através da dificuldade em responder adequadamente a estímulos sensoriais. Nesta investigação pretende-se analisar em que medida existe grau de diferenciação na perceção dos pais e profissionais na área do processamento sensorial das crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, dos 3 aos 6 anos e em que medida as várias variáveis sociodemograficas e profissionais interferem no perfil de desenvolvimento na área do processamento sensorial, destas mesmas crianças. Utilizamos uma metodologia de natureza quantitativa e inferencial e como instrumento de recolha de dados, a “Escala de Avaliação do Perfil Desenvolvimental de Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo”, de Reis, Pereira e Almeida (2013). Os resultados mostram que os pais e profissionais têm uma perceção semelhante quanto à área do processamento sensorial. O nível educacional e profissional dos pais, não influencia a perceção destes em relação ao processamento sensorial. Verificou-se não existirem diferenças significativas entre os vários profissionais que acompanham as crianças com Perturbações do Espectro do Autismo. O resultado mais significativo é encontrado ao nível do género da criança, onde pais e profissionais têm visões diferenciadas. Os resultados deste estudo induzem a necessidade de futuras investigações nesta área que incluam a faixa etária 0-3 anos, bem como uma amostra mais robusta, de forma a definir um perfil mais detalhado no domínio do processamento sensorial.Autism Spectrum Disorder is now considered a complex behavior disorder which is characterized by deficits in social communication and behavior, and repetitive interests and restricted activity. Some studies show that 40 to 80 % of children with Autism Spectrum Disorder show changes in sensory processing levels which are manifested by difficulties in responding appropriately to sensory stimuli. This research aims to analyze to what extent there is a degree of differentiation in the perception of parents and professionals in the sensory processing area of children from 3 to 6 years of age with Autism Spectrum Disorder and, to what extent the various sociodemographic and professional variables interfere with the development profile of the sensory processing area of these children. A quantitative and inferential methodology was applied, together with the "Scale Developmental Profile Assessment of Children with Autism Spectrum Disorder ", Reis, Pereira and Almeida (2013), as an instrument of data collection. The results show that parents and professionals have a similar perception regarding the sensory processing area. Furthermore, the education and professional levels of parents do not influence their perception of sensory processing since there does not exist significant differences regarding sensory processing between the various professionals treating children with Autism Spectrum Disorder. The most significant result where parents and professionals have different views is found in the gender level of the child and the influence this has on the perception of parents and professionals regarding sensory processing, The results of this study call for a greater need for future research to extend the study to a larger number of children, including the 0-3 age group, in order to define a more detailed profile in the field of sensory processing.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoSilva, Elisabete Rodrigues da20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30215por201407507info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:04.366054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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