O papel do diretor de turma na relação escola / família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3613 |
Resumo: | O Relatório detalhado da atividade profissional elaborado versa sobre “O papel do Diretor de Turma na relação escola / família”. Pretende-se atingir os seguintes objetivos: i) analisar a importância e utilidade da figura do Diretor de Turma na escola; ii) identificar as circunstâncias em que a maioria dos Encarregados de Educação se desloca à escola; iii) refletir sobre as razões subjacentes à reduzida participação dos Encarregados de Educação na vida da escola; iv) caracterizar os elementos que mais contribuem para o êxito da ação do Diretor de Turma junto das famílias; e v) analisar a importância da relação escola – Encarregados de Educação na escola. Em termos metodológicos, adotou-se a narrativa autobiográfica, no âmbito da investigação qualitativa, pois foi descrito o desempenho enquanto Diretor de Turma e refletiu-se sobre essa função. No que concerne aos resultados obtidos, refere-se que continua a ser problemática e distante a relação entre família-escola-família assumindo o Diretor de Turma um papel muito importante no atenuar desse afastamento. Continua a ser urgente mudar alguns aspetos na vida escolar, nomeadamente, utilizar uma linguagem acessível a todos; flexibilizar os rituais e as normas administrativas das escolas; envolver os Encarregados de Educação e motivá-los, tornando-os seus parceiros e permitindo a sua colaboração na elaboração de atividades de interesse geral. |
id |
RCAP_b3097387bb0c554f1918c63ed9b56e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/3613 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do diretor de turma na relação escola / famíliaEscolaFamíliaRelação (entre escola e família)Diretor de turmaO Relatório detalhado da atividade profissional elaborado versa sobre “O papel do Diretor de Turma na relação escola / família”. Pretende-se atingir os seguintes objetivos: i) analisar a importância e utilidade da figura do Diretor de Turma na escola; ii) identificar as circunstâncias em que a maioria dos Encarregados de Educação se desloca à escola; iii) refletir sobre as razões subjacentes à reduzida participação dos Encarregados de Educação na vida da escola; iv) caracterizar os elementos que mais contribuem para o êxito da ação do Diretor de Turma junto das famílias; e v) analisar a importância da relação escola – Encarregados de Educação na escola. Em termos metodológicos, adotou-se a narrativa autobiográfica, no âmbito da investigação qualitativa, pois foi descrito o desempenho enquanto Diretor de Turma e refletiu-se sobre essa função. No que concerne aos resultados obtidos, refere-se que continua a ser problemática e distante a relação entre família-escola-família assumindo o Diretor de Turma um papel muito importante no atenuar desse afastamento. Continua a ser urgente mudar alguns aspetos na vida escolar, nomeadamente, utilizar uma linguagem acessível a todos; flexibilizar os rituais e as normas administrativas das escolas; envolver os Encarregados de Educação e motivá-los, tornando-os seus parceiros e permitindo a sua colaboração na elaboração de atividades de interesse geral.The detailed Report of the professional activity that I have done is about “the role of Class Director in the relationship between school and family”. The aims of my Report are: i) to analyse the importance and usefulness of the Class Director role at school; ii) to identify the circumstances in which most of the parents visit school; iii) to reflect on the reasons underlying the reduced participation of parents in school life; iv) to characterise the elements that contribute the most to the success of the Class Director work with the families; and v) to analyse the importance of the school - parents relationship at school. In methodological terms, I adopted an autobiographical narrative, concerning my qualitative research, because I have described my performance as a Class Director (CD) and I have reflected on this role. According to the obtained results, I refer that the relationship between familyschool- family continues to be problematic and distant and the CD continues to have a very important role in mitigating this distance. The main contributions of this report are the following it is a reflection made by a teacher who has held a lot of positions in lots of schools; so that we can reverse the distancing trend of the parents from school, it is urgent to change this entity, using an accessible language to all; we should make the rituals and administrative rules of schools more flexible; teachers should call parents, motivating and making them feel partners, allowing them to collaborate in the development of activities of general interest.2021-07-27T14:25:06Z2021-07-27T00:00:00Z2021-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3613TID:202756017porMagalhães, Carlos Alberto Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:12:07ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do diretor de turma na relação escola / família |
title |
O papel do diretor de turma na relação escola / família |
spellingShingle |
O papel do diretor de turma na relação escola / família Magalhães, Carlos Alberto Oliveira Escola Família Relação (entre escola e família) Diretor de turma |
title_short |
O papel do diretor de turma na relação escola / família |
title_full |
O papel do diretor de turma na relação escola / família |
title_fullStr |
O papel do diretor de turma na relação escola / família |
title_full_unstemmed |
O papel do diretor de turma na relação escola / família |
title_sort |
O papel do diretor de turma na relação escola / família |
author |
Magalhães, Carlos Alberto Oliveira |
author_facet |
Magalhães, Carlos Alberto Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Carlos Alberto Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Família Relação (entre escola e família) Diretor de turma |
topic |
Escola Família Relação (entre escola e família) Diretor de turma |
description |
O Relatório detalhado da atividade profissional elaborado versa sobre “O papel do Diretor de Turma na relação escola / família”. Pretende-se atingir os seguintes objetivos: i) analisar a importância e utilidade da figura do Diretor de Turma na escola; ii) identificar as circunstâncias em que a maioria dos Encarregados de Educação se desloca à escola; iii) refletir sobre as razões subjacentes à reduzida participação dos Encarregados de Educação na vida da escola; iv) caracterizar os elementos que mais contribuem para o êxito da ação do Diretor de Turma junto das famílias; e v) analisar a importância da relação escola – Encarregados de Educação na escola. Em termos metodológicos, adotou-se a narrativa autobiográfica, no âmbito da investigação qualitativa, pois foi descrito o desempenho enquanto Diretor de Turma e refletiu-se sobre essa função. No que concerne aos resultados obtidos, refere-se que continua a ser problemática e distante a relação entre família-escola-família assumindo o Diretor de Turma um papel muito importante no atenuar desse afastamento. Continua a ser urgente mudar alguns aspetos na vida escolar, nomeadamente, utilizar uma linguagem acessível a todos; flexibilizar os rituais e as normas administrativas das escolas; envolver os Encarregados de Educação e motivá-los, tornando-os seus parceiros e permitindo a sua colaboração na elaboração de atividades de interesse geral. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27T14:25:06Z 2021-07-27T00:00:00Z 2021-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/3613 TID:202756017 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/3613 |
identifier_str_mv |
TID:202756017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302555529838592 |