Gestão do ruído em ambiente de cuidados críticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Sofia José Marques
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50183
Resumo: O ambiente de cuidados exerce influência sobre a condição do cliente e dos profissionais, sendo um dos indicadores de qualidade em saúde. De entre os vários fatores ambientais identificados, o som indesejado que se demonstre prejudicial para a pessoa, quer por distúrbios do sono quer por outras alterações fisiológicas, o ruído hospitalar, é um problema que interfere e influencia a situação da pessoa em situação crítica. A intervenção dos enfermeiros na gestão do ruído hospitalar contribui para diminuir complicações durante o período de internamento destas pessoas, um propósito que sustentou este projeto pessoal e profissional, desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização Pessoa em Situação Crítica. Perante esta temática, procurei identificar, na evidência científica disponível, fontes de ruído em ambiente de cuidados críticos, intervenções e medidas que podem ser implementadas para promover a redução do ruído e, por conseguinte, mitigar os efeitos nefastos do som excessivo na prestação de cuidados e melhorar a qualidade de vida e dos cuidados da pessoa em situação crítica. A redação deste Relatório baseia-se nas várias experiências e vivências do percurso dos vários locais de estágio, sua análise, reflexão crítica e partilhas, que possibilitaram o desenvolvimento de competências na área de especialização de Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica, com recurso à orientação de enfermeiros peritos nos vários contextos clínicos e das orientadoras da escola. Das competências desenvolvidas saliento as comunicacionais, as relacionadas com o domínio da gestão dos cuidados relacionados com a gestão dos vários recursos humanos e materiais, de forma a otimizar a resposta e resultados, e a divulgação e disseminação do conhecimento das várias aprendizagens de forma promover a melhoria contínua da qualidade.
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