Desenvolvimento da criatividade nos alunos de artes visuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10306 |
Resumo: | O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, numa turma de 11º ano de Desenho A. O objetivo desta reflexão versa sobre a problemática da criatividade, o seu desenvolvimento nos alunos, e a influência que esta tem em todo o processo ensino/aprendizagem. Dedicadas à agilização do pensamento criativo, as primeiras aulas dos projetos elaborados ao longo do ano, efetuaram-se com o intuito de estimular aptidões criativas de fluidez, flexibilidade, originalidade e elaboração, de modo a facilitar as fases de concetualização e realização dos trabalhos dos alunos. Como estratégias de ensino teve-se em conta a aproximação ao mundo as artes, contacto com algumas obras de maior importância, apresentações em sala de aula, contacto com novos materiais e suportes para as produções plásticas, exposições e reflexões em grupo sobre o processo de elaboração dos projetos. |
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O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, numa turma de 11º ano de Desenho A. O objetivo desta reflexão versa sobre a problemática da criatividade, o seu desenvolvimento nos alunos, e a influência que esta tem em todo o processo ensino/aprendizagem. Dedicadas à agilização do pensamento criativo, as primeiras aulas dos projetos elaborados ao longo do ano, efetuaram-se com o intuito de estimular aptidões criativas de fluidez, flexibilidade, originalidade e elaboração, de modo a facilitar as fases de concetualização e realização dos trabalhos dos alunos. Como estratégias de ensino teve-se em conta a aproximação ao mundo as artes, contacto com algumas obras de maior importância, apresentações em sala de aula, contacto com novos materiais e suportes para as produções plásticas, exposições e reflexões em grupo sobre o processo de elaboração dos projetos. |
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