Mecanismos da publicidade: A persuasão existente nos anúncios de lingerie - um estudo comparativo entre faixas etárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Beatriz Lopes da Costa Ruivo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7547
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de estudar e compreender de que forma é que os mecanismos da publicidade, particularmente a persuasão, atuam na mente das mulheres, no caso entre os 15 e os 25 anos, os 35 e os 45 anos e os 50 e 60 anos, e determinam a sua vontade de compra. Procuramos perceber se as estratégias persuasivas utilizadas nos anúncios de lingerie são eficazes, a fim de gerar interesse por parte do sexo feminino e, consequentemente, estimular a compra. Nos dias de hoje, a representação do corpo, em foco o corpo feminino, é utilizada pelos media, especialmente pela publicidade, como um importante estímulo e incitamento ao consumo. É através do corpo estereotipado e ‘utilizado’ nos anúncios de lingerie que os publicitários transferem para as consumidoras sinais de poder sexual, erotismo, sensualidade, juventude e fantasias do imaginário do público feminino. Tal mecanismo persuasivo é objeto de estudo desta dissertação, que pretende clarificar a veracidade deste facto, mas também diferenciar opiniões de diferentes faixas etárias. Através do método qualitativo, ou seja, entrevistas, a três grupos femininos focais, cruzamos a informação retida teoricamente com o discurso e perspetiva de cada uma das inquiridas, o que, por fim, nos levou a entender qual é afinal o poder dos estereótipos atuais de beleza e qual o seu domínio na mente das mulheres.
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