A Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso múltiplo no 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Carla Alessandra Cavalcanti Biones
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9086
Resumo: RESUMO O presente trabalho buscou investigar a temática relacional entre a prática pedagógica e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas escolas do 1º ciclo básico do Concelho de Évora, como ferramentas de suporte ao processo de ensino-aprendizagem. O estudo desenvolvido levou em consideração o impacto e importância da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem na sociedade atual. A metodologia de investigação adotada buscou combinar os métodos de análise qualitativo e quantitativo – Análise de Conteúdo, Estudo de Caso e a Estatística Descritiva – para analisar os dados recolhidos junto a um conjunto de coordenadores, professores e alunos das escolas do 1º ciclo básico, distribuídas em três agrupamentos do Concelho de Évora. A investigação conduziu à obtenção de resultados, constituídos de informações reveladoras de uma prática pedagógica de integração e utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação; Processo Ensino-Aprendizagem; Prática Pedagógica; Habilidades e Competências. ; ABSTRACT This work sought to investigate the relational theme between the pedagogical practice and the Information and Communication Technologies (ICT) in schools of the 1st basic cycle of Municipality of Évora, as tools to support the teaching-learning process. The developed study took into account the impact and importance of integration of the Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching-learning process in society nowadays. The adopted research methodology sought to combine the quantitative and qualitative methods of analysis - Content Analysis, Case Study and Descriptive Statistics - to analyze the data collected from the one set of coordinators, teachers and students of the 1st basic cycle, distributed into three groups of the ºMunicipality of Évora. The investigation led to obtaining results, consisting of information which disclosed a pedagogical practice of integration and use of ICT in the teaching-learning process. Keywords: Information and Communication Technologies; Education; Teaching-Learning Process; Pedagogical Practice; Skills and Competences
id RCAP_b340ebb95dffd56a81a32734d74cacff
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso múltiplo no 1º ciclo do ensino básico do Concelho de ÉvoraTecnologia da Informação e ComunicaçãoEducaçãoProcesso Ensino e AprendizagemPrática PedagógicaHabilidades e CompetênciasRESUMO O presente trabalho buscou investigar a temática relacional entre a prática pedagógica e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas escolas do 1º ciclo básico do Concelho de Évora, como ferramentas de suporte ao processo de ensino-aprendizagem. O estudo desenvolvido levou em consideração o impacto e importância da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem na sociedade atual. A metodologia de investigação adotada buscou combinar os métodos de análise qualitativo e quantitativo – Análise de Conteúdo, Estudo de Caso e a Estatística Descritiva – para analisar os dados recolhidos junto a um conjunto de coordenadores, professores e alunos das escolas do 1º ciclo básico, distribuídas em três agrupamentos do Concelho de Évora. A investigação conduziu à obtenção de resultados, constituídos de informações reveladoras de uma prática pedagógica de integração e utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação; Processo Ensino-Aprendizagem; Prática Pedagógica; Habilidades e Competências. ; ABSTRACT This work sought to investigate the relational theme between the pedagogical practice and the Information and Communication Technologies (ICT) in schools of the 1st basic cycle of Municipality of Évora, as tools to support the teaching-learning process. The developed study took into account the impact and importance of integration of the Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching-learning process in society nowadays. The adopted research methodology sought to combine the quantitative and qualitative methods of analysis - Content Analysis, Case Study and Descriptive Statistics - to analyze the data collected from the one set of coordinators, teachers and students of the 1st basic cycle, distributed into three groups of the ºMunicipality of Évora. The investigation led to obtaining results, consisting of information which disclosed a pedagogical practice of integration and use of ICT in the teaching-learning process. Keywords: Information and Communication Technologies; Education; Teaching-Learning Process; Pedagogical Practice; Skills and CompetencesUniversidade de Évora2013-12-16T16:53:18Z2013-12-162012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9086http://hdl.handle.net/10174/9086pornd229Ramos, Carla Alessandra Cavalcanti Bionesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:14.725431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso múltiplo no 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Évora
title A Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso múltiplo no 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Évora
spellingShingle A Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso múltiplo no 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Évora
Ramos, Carla Alessandra Cavalcanti Biones
Tecnologia da Informação e Comunicação
Educação
Processo Ensino e Aprendizagem
Prática Pedagógica
Habilidades e Competências
title_short A Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso múltiplo no 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Évora
title_full A Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso múltiplo no 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Évora
title_fullStr A Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso múltiplo no 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Évora
title_full_unstemmed A Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso múltiplo no 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Évora
title_sort A Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso múltiplo no 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Évora
author Ramos, Carla Alessandra Cavalcanti Biones
author_facet Ramos, Carla Alessandra Cavalcanti Biones
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Carla Alessandra Cavalcanti Biones
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação e Comunicação
Educação
Processo Ensino e Aprendizagem
Prática Pedagógica
Habilidades e Competências
topic Tecnologia da Informação e Comunicação
Educação
Processo Ensino e Aprendizagem
Prática Pedagógica
Habilidades e Competências
description RESUMO O presente trabalho buscou investigar a temática relacional entre a prática pedagógica e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas escolas do 1º ciclo básico do Concelho de Évora, como ferramentas de suporte ao processo de ensino-aprendizagem. O estudo desenvolvido levou em consideração o impacto e importância da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem na sociedade atual. A metodologia de investigação adotada buscou combinar os métodos de análise qualitativo e quantitativo – Análise de Conteúdo, Estudo de Caso e a Estatística Descritiva – para analisar os dados recolhidos junto a um conjunto de coordenadores, professores e alunos das escolas do 1º ciclo básico, distribuídas em três agrupamentos do Concelho de Évora. A investigação conduziu à obtenção de resultados, constituídos de informações reveladoras de uma prática pedagógica de integração e utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação; Processo Ensino-Aprendizagem; Prática Pedagógica; Habilidades e Competências. ; ABSTRACT This work sought to investigate the relational theme between the pedagogical practice and the Information and Communication Technologies (ICT) in schools of the 1st basic cycle of Municipality of Évora, as tools to support the teaching-learning process. The developed study took into account the impact and importance of integration of the Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching-learning process in society nowadays. The adopted research methodology sought to combine the quantitative and qualitative methods of analysis - Content Analysis, Case Study and Descriptive Statistics - to analyze the data collected from the one set of coordinators, teachers and students of the 1st basic cycle, distributed into three groups of the ºMunicipality of Évora. The investigation led to obtaining results, consisting of information which disclosed a pedagogical practice of integration and use of ICT in the teaching-learning process. Keywords: Information and Communication Technologies; Education; Teaching-Learning Process; Pedagogical Practice; Skills and Competences
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-12-16T16:53:18Z
2013-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9086
http://hdl.handle.net/10174/9086
url http://hdl.handle.net/10174/9086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136516436393984