A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amazonas, Silvia
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/889
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as principais habilidades e competências da leitura para a formação do leitor crítico no Ensino Médio, tendo como título “A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no Ensino Médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM”. Para o percurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da abordagem qualitativa, de enfoque fenomenológico. Os instrumentos de coleta de dados foram a aplicação de entrevista semiestruturada e questionário com perguntas abertas para alunos e professores. No aporte teórico, foram elencados autores como Freire (1984), Silva (2011), Martins (1994), Solé (1998), Kleiman (1993), Antunes (2009), dentre outros. O estudo fez uma breve contextualização sobre as habilidades e competências da leitura. Discutindo em linhas gerais os conceitos de contribuições, a respeito da formação de leitores críticos; o papel do professor no incentivo à leitura; Por fim, os resultados da pesquisa apontam que os estudantes do Ensino Médio possuem professores que pautam suas práticas em ações que instigam o aluno a construir gradativamente o senso de criticidade. Para os alunos, a leitura crítica se encontra em um contínuo processo de construção.
id UEA_5c2747a4190a4b0337dcc601d15dd705
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/889
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.Critical reading in addition to decoding: skills and competences in the critical reader's formation in high school, in a state school in the municipality of Parintins-AM.HabilidadesCompetênciasLeituraCriticidadeA presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as principais habilidades e competências da leitura para a formação do leitor crítico no Ensino Médio, tendo como título “A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no Ensino Médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM”. Para o percurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da abordagem qualitativa, de enfoque fenomenológico. Os instrumentos de coleta de dados foram a aplicação de entrevista semiestruturada e questionário com perguntas abertas para alunos e professores. No aporte teórico, foram elencados autores como Freire (1984), Silva (2011), Martins (1994), Solé (1998), Kleiman (1993), Antunes (2009), dentre outros. O estudo fez uma breve contextualização sobre as habilidades e competências da leitura. Discutindo em linhas gerais os conceitos de contribuições, a respeito da formação de leitores críticos; o papel do professor no incentivo à leitura; Por fim, os resultados da pesquisa apontam que os estudantes do Ensino Médio possuem professores que pautam suas práticas em ações que instigam o aluno a construir gradativamente o senso de criticidade. Para os alunos, a leitura crítica se encontra em um contínuo processo de construção.The present research has as general objective: to know the main skills and competences of reading for the formation of the critical reader in High School, with the title "Critical reading beyond decoding: skills and competences in the formation of the critical reader in high school, in a state school in the municipality of Parintins-AM. " For the methodological course we used the bibliographical and field research, through the qualitative approach, of phenomenological approach. The instruments of data collection were the application of semi-structured interview and questionnaire with open questions for students and teachers. In the theoretical contribution, authors such as Freire (1984), Silva (2011), Martins (1994), Solé (1998), Kleiman (1993) and Antunes (2009) among others were listed. The study briefly contextualized the skills and competences of reading. Discussing in general lines the concepts of contributions, regarding the formation of critical readers; the role of teachers in encouraging reading; Finally, the results of the research indicate that high school students have teachers who guide their practices in actions that instigate the student to gradually build a sense of criticality. For the students the critical reading is in a continuous process of construction.Universidade do Estado do Amazonas2018-05-15T13:32:18Z2018-05-042018-05-15T13:32:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/889porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAmazonas, Silviareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:54:24ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.
Critical reading in addition to decoding: skills and competences in the critical reader's formation in high school, in a state school in the municipality of Parintins-AM.
title A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.
spellingShingle A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.
Amazonas, Silvia
Habilidades
Competências
Leitura
Criticidade
title_short A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.
title_full A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.
title_fullStr A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.
title_full_unstemmed A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.
title_sort A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.
author Amazonas, Silvia
author_facet Amazonas, Silvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amazonas, Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades
Competências
Leitura
Criticidade
topic Habilidades
Competências
Leitura
Criticidade
dc.description.none.fl_txt_mv A presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as principais habilidades e competências da leitura para a formação do leitor crítico no Ensino Médio, tendo como título “A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no Ensino Médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM”. Para o percurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da abordagem qualitativa, de enfoque fenomenológico. Os instrumentos de coleta de dados foram a aplicação de entrevista semiestruturada e questionário com perguntas abertas para alunos e professores. No aporte teórico, foram elencados autores como Freire (1984), Silva (2011), Martins (1994), Solé (1998), Kleiman (1993), Antunes (2009), dentre outros. O estudo fez uma breve contextualização sobre as habilidades e competências da leitura. Discutindo em linhas gerais os conceitos de contribuições, a respeito da formação de leitores críticos; o papel do professor no incentivo à leitura; Por fim, os resultados da pesquisa apontam que os estudantes do Ensino Médio possuem professores que pautam suas práticas em ações que instigam o aluno a construir gradativamente o senso de criticidade. Para os alunos, a leitura crítica se encontra em um contínuo processo de construção.
The present research has as general objective: to know the main skills and competences of reading for the formation of the critical reader in High School, with the title "Critical reading beyond decoding: skills and competences in the formation of the critical reader in high school, in a state school in the municipality of Parintins-AM. " For the methodological course we used the bibliographical and field research, through the qualitative approach, of phenomenological approach. The instruments of data collection were the application of semi-structured interview and questionnaire with open questions for students and teachers. In the theoretical contribution, authors such as Freire (1984), Silva (2011), Martins (1994), Solé (1998), Kleiman (1993) and Antunes (2009) among others were listed. The study briefly contextualized the skills and competences of reading. Discussing in general lines the concepts of contributions, regarding the formation of critical readers; the role of teachers in encouraging reading; Finally, the results of the research indicate that high school students have teachers who guide their practices in actions that instigate the student to gradually build a sense of criticality. For the students the critical reading is in a continuous process of construction.
description A presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as principais habilidades e competências da leitura para a formação do leitor crítico no Ensino Médio, tendo como título “A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no Ensino Médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM”. Para o percurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da abordagem qualitativa, de enfoque fenomenológico. Os instrumentos de coleta de dados foram a aplicação de entrevista semiestruturada e questionário com perguntas abertas para alunos e professores. No aporte teórico, foram elencados autores como Freire (1984), Silva (2011), Martins (1994), Solé (1998), Kleiman (1993), Antunes (2009), dentre outros. O estudo fez uma breve contextualização sobre as habilidades e competências da leitura. Discutindo em linhas gerais os conceitos de contribuições, a respeito da formação de leitores críticos; o papel do professor no incentivo à leitura; Por fim, os resultados da pesquisa apontam que os estudantes do Ensino Médio possuem professores que pautam suas práticas em ações que instigam o aluno a construir gradativamente o senso de criticidade. Para os alunos, a leitura crítica se encontra em um contínuo processo de construção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-15T13:32:18Z
2018-05-04
2018-05-15T13:32:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/889
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829748937359360