Passados dolorosos, histórias difíceis e questões socialmente vivas no ensino e aprendizagem de História em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lagarto, Mariana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13529
Resumo: As questões socialmente vivas (Legardez & Simonneaux, 2006) têm-se refletido na educação em geral e no ensino da História, em particular, muitas vezes por via das memórias de situações de história difícil (Borries, 2011) ancoradas em passados dolorosos (Hommet, 2012). No entanto, a sua abordagem não é fácil havendo muito professores que arriscam, mesmo sentindo necessidade de formação, e criam tarefas que ajudem a responder às carências de orientação dos alunos acerca destes temas potenciando a tomada de decisões numa perspetiva mais humanista. Por isso, se apresentam pistas de trabalho que possam inspirar essa abordagem, com especial enfoque no que se tem vindo a produzir em Portugal. Palavras chave: Passados dolorosos, histórias difíceis, questões socialmente vivas, ensino da História   Pasados ​​dolorosos, historias difíciles y cuestiones socialmente vivas en la enseñanza y el aprendizaje de la Historia en Portugal Resumen Las cuestiones socialmente vivas (Legardez & Simonneaux, 2006) se han reflejado en la educación em general y en la enseñanza de la Historia, en particular, muchas veces a través de recuerdos de situaciones históricas difíciles (Borries, 2011) ancladas en pasados ​​dolorosos (Hommet, 2012). Sin embargo, su enfoque no es fácil y son muchos los profesores que se arriesgan, aunque sientan la necesidad de formarse, y crean tareas que ayuden a responder a la falta de orientación de los estudiantes en estos temas, potenciando la toma de decisiones desde una perspectiva más humanista. Por ello, presentamos líneas de trabajo que podrían inspirar este acercamiento, con especial atención a lo que se ha producido en Portugal. Palabras clave: Pasados ​​dolorosos, historias difíciles, cuestiones socialmente vivas, enseñanza de la Historia   Passés douloureux, histoires difficiles et questions socialement vives dans l'enseignement et l'apprentissage de l'histoire au Portugal Résumé Les questions socialement vives (Legardez & Simonneaux, 2006) d’aujourd’hui se sont reflétés dans l'éducation en général et dans l'enseignement de l'Histoire en particulier, souvent à travers des mémoires de situations historiques difficiles (Borries, 2011) ancrées dans un passé douloureux (Hommet, 2012). Cependant, son approche n'est pas facile et de nombreux enseignants prennent des risques, même s'ils ressentent le besoin de formation, et créent des tâches qui aident à répondre au difficultés d'orientation des élèves sur ces sujets, améliorant ainsi la prise de décision dans une perspective plus humaniste. Nous présentons donc des pistes de travail qui pourraient inspirer cette approche, avec un accent particulier sur ce qui a été produit au Portugal. Mots clés : Passés douloureux, histoires difficiles, problèmes socialement vivants, enseignement de l'histoire    
id RCAP_b343d95fcf61c35835e74a448fff9674
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Passados dolorosos, histórias difíceis e questões socialmente vivas no ensino e aprendizagem de História em PortugalDossier temáticoAs questões socialmente vivas (Legardez & Simonneaux, 2006) têm-se refletido na educação em geral e no ensino da História, em particular, muitas vezes por via das memórias de situações de história difícil (Borries, 2011) ancoradas em passados dolorosos (Hommet, 2012). No entanto, a sua abordagem não é fácil havendo muito professores que arriscam, mesmo sentindo necessidade de formação, e criam tarefas que ajudem a responder às carências de orientação dos alunos acerca destes temas potenciando a tomada de decisões numa perspetiva mais humanista. Por isso, se apresentam pistas de trabalho que possam inspirar essa abordagem, com especial enfoque no que se tem vindo a produzir em Portugal. Palavras chave: Passados dolorosos, histórias difíceis, questões socialmente vivas, ensino da História   Pasados ​​dolorosos, historias difíciles y cuestiones socialmente vivas en la enseñanza y el aprendizaje de la Historia en Portugal Resumen Las cuestiones socialmente vivas (Legardez & Simonneaux, 2006) se han reflejado en la educación em general y en la enseñanza de la Historia, en particular, muchas veces a través de recuerdos de situaciones históricas difíciles (Borries, 2011) ancladas en pasados ​​dolorosos (Hommet, 2012). Sin embargo, su enfoque no es fácil y son muchos los profesores que se arriesgan, aunque sientan la necesidad de formarse, y crean tareas que ayuden a responder a la falta de orientación de los estudiantes en estos temas, potenciando la toma de decisiones desde una perspectiva más humanista. Por ello, presentamos líneas de trabajo que podrían inspirar este acercamiento, con especial atención a lo que se ha producido en Portugal. Palabras clave: Pasados ​​dolorosos, historias difíciles, cuestiones socialmente vivas, enseñanza de la Historia   Passés douloureux, histoires difficiles et questions socialement vives dans l'enseignement et l'apprentissage de l'histoire au Portugal Résumé Les questions socialement vives (Legardez & Simonneaux, 2006) d’aujourd’hui se sont reflétés dans l'éducation en général et dans l'enseignement de l'Histoire en particulier, souvent à travers des mémoires de situations historiques difficiles (Borries, 2011) ancrées dans un passé douloureux (Hommet, 2012). Cependant, son approche n'est pas facile et de nombreux enseignants prennent des risques, même s'ils ressentent le besoin de formation, et créent des tâches qui aident à répondre au difficultés d'orientation des élèves sur ces sujets, améliorant ainsi la prise de décision dans une perspective plus humaniste. Nous présentons donc des pistes de travail qui pourraient inspirer cette approche, avec un accent particulier sur ce qui a été produit au Portugal. Mots clés : Passés douloureux, histoires difficiles, problèmes socialement vivants, enseignement de l'histoire    Painful pasts, difficult histories and socially acute questions in the teaching and learning of History in Portugal Abstract Socially acute questions (Legardez & Simonneaux, 2006) have been reflected in education and in the teaching of History, in particular, often through memories of situations of burdening history (Borries, 2011) anchored in painful pasts (Hommet, 2012). However, its approach is not easy and there are many teachers who take risks, even if they feel the need for training, and create tasks that help respond to students' lack of guidance on these topics, enhancing decision-making from a more humanistic perspective. Therefore, we present work paths that could inspire this approach, with a special focus on what has been produced in Portugal. Keywords: Painful pasts, difficult histories, socially acute questions, History teaching2024-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13529por2183-04792182-3278Lagarto, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T13:49:38Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:52.552159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Passados dolorosos, histórias difíceis e questões socialmente vivas no ensino e aprendizagem de História em Portugal
title Passados dolorosos, histórias difíceis e questões socialmente vivas no ensino e aprendizagem de História em Portugal
spellingShingle Passados dolorosos, histórias difíceis e questões socialmente vivas no ensino e aprendizagem de História em Portugal
Lagarto, Mariana
Dossier temático
title_short Passados dolorosos, histórias difíceis e questões socialmente vivas no ensino e aprendizagem de História em Portugal
title_full Passados dolorosos, histórias difíceis e questões socialmente vivas no ensino e aprendizagem de História em Portugal
title_fullStr Passados dolorosos, histórias difíceis e questões socialmente vivas no ensino e aprendizagem de História em Portugal
title_full_unstemmed Passados dolorosos, histórias difíceis e questões socialmente vivas no ensino e aprendizagem de História em Portugal
title_sort Passados dolorosos, histórias difíceis e questões socialmente vivas no ensino e aprendizagem de História em Portugal
author Lagarto, Mariana
author_facet Lagarto, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lagarto, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Dossier temático
topic Dossier temático
description As questões socialmente vivas (Legardez & Simonneaux, 2006) têm-se refletido na educação em geral e no ensino da História, em particular, muitas vezes por via das memórias de situações de história difícil (Borries, 2011) ancoradas em passados dolorosos (Hommet, 2012). No entanto, a sua abordagem não é fácil havendo muito professores que arriscam, mesmo sentindo necessidade de formação, e criam tarefas que ajudem a responder às carências de orientação dos alunos acerca destes temas potenciando a tomada de decisões numa perspetiva mais humanista. Por isso, se apresentam pistas de trabalho que possam inspirar essa abordagem, com especial enfoque no que se tem vindo a produzir em Portugal. Palavras chave: Passados dolorosos, histórias difíceis, questões socialmente vivas, ensino da História   Pasados ​​dolorosos, historias difíciles y cuestiones socialmente vivas en la enseñanza y el aprendizaje de la Historia en Portugal Resumen Las cuestiones socialmente vivas (Legardez & Simonneaux, 2006) se han reflejado en la educación em general y en la enseñanza de la Historia, en particular, muchas veces a través de recuerdos de situaciones históricas difíciles (Borries, 2011) ancladas en pasados ​​dolorosos (Hommet, 2012). Sin embargo, su enfoque no es fácil y son muchos los profesores que se arriesgan, aunque sientan la necesidad de formarse, y crean tareas que ayuden a responder a la falta de orientación de los estudiantes en estos temas, potenciando la toma de decisiones desde una perspectiva más humanista. Por ello, presentamos líneas de trabajo que podrían inspirar este acercamiento, con especial atención a lo que se ha producido en Portugal. Palabras clave: Pasados ​​dolorosos, historias difíciles, cuestiones socialmente vivas, enseñanza de la Historia   Passés douloureux, histoires difficiles et questions socialement vives dans l'enseignement et l'apprentissage de l'histoire au Portugal Résumé Les questions socialement vives (Legardez & Simonneaux, 2006) d’aujourd’hui se sont reflétés dans l'éducation en général et dans l'enseignement de l'Histoire en particulier, souvent à travers des mémoires de situations historiques difficiles (Borries, 2011) ancrées dans un passé douloureux (Hommet, 2012). Cependant, son approche n'est pas facile et de nombreux enseignants prennent des risques, même s'ils ressentent le besoin de formation, et créent des tâches qui aident à répondre au difficultés d'orientation des élèves sur ces sujets, améliorant ainsi la prise de décision dans une perspective plus humaniste. Nous présentons donc des pistes de travail qui pourraient inspirer cette approche, avec un accent particulier sur ce qui a été produit au Portugal. Mots clés : Passés douloureux, histoires difficiles, problèmes socialement vivants, enseignement de l'histoire    
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13529
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0479
2182-3278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136834209447936