Como trabalhar a noção de tempo em História com alunos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/4513 |
Resumo: | A noção de tempo é uma das mais abstratas e de mais difícil compreensão pelos alunos no ensino básico, mas também é uma das mais necessárias para a aprendizagem da História, dos acontecimentos históricos, da sua localização e ordenação, assim como para a compreensão das relações que se estabelecem entre eles. Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado durante o primeiro período do ano letivo de 2017/2018, com duas turmas do 8º ano do 3º ciclo do ensino básico, no qual foram aplicados jogos didáticos e aplicações móveis para desenvolver a noção de tempo dos alunos e melhorar o seu desempenho em exercícios específicos de ordenação temporal no âmbito do estudo da expansão portuguesa nos séculos XV e XVI. |
id |
RCAP_44301a1a422a6a3011c4e84e5e27b144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/4513 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como trabalhar a noção de tempo em História com alunos do ensino básicoDossier temáticoA noção de tempo é uma das mais abstratas e de mais difícil compreensão pelos alunos no ensino básico, mas também é uma das mais necessárias para a aprendizagem da História, dos acontecimentos históricos, da sua localização e ordenação, assim como para a compreensão das relações que se estabelecem entre eles. Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado durante o primeiro período do ano letivo de 2017/2018, com duas turmas do 8º ano do 3º ciclo do ensino básico, no qual foram aplicados jogos didáticos e aplicações móveis para desenvolver a noção de tempo dos alunos e melhorar o seu desempenho em exercícios específicos de ordenação temporal no âmbito do estudo da expansão portuguesa nos séculos XV e XVI.2018-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/4513por2183-04792182-3278Vieira, Helena Isabel Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-12T11:02:11Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/4513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:24.425544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como trabalhar a noção de tempo em História com alunos do ensino básico |
title |
Como trabalhar a noção de tempo em História com alunos do ensino básico |
spellingShingle |
Como trabalhar a noção de tempo em História com alunos do ensino básico Vieira, Helena Isabel Almeida Dossier temático |
title_short |
Como trabalhar a noção de tempo em História com alunos do ensino básico |
title_full |
Como trabalhar a noção de tempo em História com alunos do ensino básico |
title_fullStr |
Como trabalhar a noção de tempo em História com alunos do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Como trabalhar a noção de tempo em História com alunos do ensino básico |
title_sort |
Como trabalhar a noção de tempo em História com alunos do ensino básico |
author |
Vieira, Helena Isabel Almeida |
author_facet |
Vieira, Helena Isabel Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Helena Isabel Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dossier temático |
topic |
Dossier temático |
description |
A noção de tempo é uma das mais abstratas e de mais difícil compreensão pelos alunos no ensino básico, mas também é uma das mais necessárias para a aprendizagem da História, dos acontecimentos históricos, da sua localização e ordenação, assim como para a compreensão das relações que se estabelecem entre eles. Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado durante o primeiro período do ano letivo de 2017/2018, com duas turmas do 8º ano do 3º ciclo do ensino básico, no qual foram aplicados jogos didáticos e aplicações móveis para desenvolver a noção de tempo dos alunos e melhorar o seu desempenho em exercícios específicos de ordenação temporal no âmbito do estudo da expansão portuguesa nos séculos XV e XVI. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/4513 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/4513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0479 2182-3278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130760579383296 |