Como trabalhar a noção de tempo em História com alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Helena Isabel Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/4513
Resumo: A noção de tempo é uma das mais abstratas e de mais difícil compreensão pelos alunos no ensino básico, mas também é uma das mais necessárias para a aprendizagem da História, dos acontecimentos históricos, da sua localização e ordenação, assim como para a compreensão das relações que se estabelecem entre eles. Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado durante o primeiro período do ano letivo de 2017/2018, com duas turmas do 8º ano do 3º ciclo do ensino básico, no qual foram aplicados jogos didáticos e aplicações móveis para desenvolver a noção de tempo dos alunos e melhorar o seu desempenho em exercícios específicos de ordenação temporal no âmbito do estudo da expansão portuguesa nos séculos XV e XVI.
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