A importância do sistema de recomendação no serviço streaming: o caso Netflix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marisa Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24186
Resumo: O consumo de conteúdo audiovisual evoluiu com o aparecimento da internet, deixando de ser necessário esperar para assistir a um filme, série ou documentário. Com a criação de serviços "streaming" e a propagação de conteúdos televisivos através da internet, alterou-se a forma como os consumidores se relacionam com os conteúdos televisivos. Agora têm a possibilidade de escolher os conteúdos, quando e em que plataforma preferem assistir. A Netflix foi o primeiro desses serviços em Portugal. As empresas procuram cada vez mais soluções estratégicas para corresponder às necessidades dos utilizadores, proporcionando um atendimento personalizado e igualmente um conteúdo de qualidade. Em alguns casos, os sistemas de recomendação, são estratégias benéficas, que otimizam o tempo de pesquisa do utilizador, fazendo com que este permaneça mais tempo na plataforma, sem perder o interesse, e que ao mesmo tempo encontre conteúdo que seja relevante. É através dos hábitos de visualização e das preferências do utilizador, que a tecnologia "Big Data" nas plataformas "streaming" consegue recomendar conteúdos. A presente investigação visa compreender como é que os sistemas de recomendação são percecionados, na experiência do utilizador e a importância que lhes é dada, determinando se o que lhes é sugerido vai ao encontro dos seus interesses. Para que isso fosse possível, foi realizado um estudo inferencial, para o qual foi desenvolvido um questionário destinado a utilizadores de plataformas "streaming", com base nos objetivos propostos.
id RCAP_b34f225047417ec07cdc326c64833c28
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do sistema de recomendação no serviço streaming: o caso NetflixStreamingConteúdoNetflixSistemas de recomendaçãoContentRecommendation systemsO consumo de conteúdo audiovisual evoluiu com o aparecimento da internet, deixando de ser necessário esperar para assistir a um filme, série ou documentário. Com a criação de serviços "streaming" e a propagação de conteúdos televisivos através da internet, alterou-se a forma como os consumidores se relacionam com os conteúdos televisivos. Agora têm a possibilidade de escolher os conteúdos, quando e em que plataforma preferem assistir. A Netflix foi o primeiro desses serviços em Portugal. As empresas procuram cada vez mais soluções estratégicas para corresponder às necessidades dos utilizadores, proporcionando um atendimento personalizado e igualmente um conteúdo de qualidade. Em alguns casos, os sistemas de recomendação, são estratégias benéficas, que otimizam o tempo de pesquisa do utilizador, fazendo com que este permaneça mais tempo na plataforma, sem perder o interesse, e que ao mesmo tempo encontre conteúdo que seja relevante. É através dos hábitos de visualização e das preferências do utilizador, que a tecnologia "Big Data" nas plataformas "streaming" consegue recomendar conteúdos. A presente investigação visa compreender como é que os sistemas de recomendação são percecionados, na experiência do utilizador e a importância que lhes é dada, determinando se o que lhes é sugerido vai ao encontro dos seus interesses. Para que isso fosse possível, foi realizado um estudo inferencial, para o qual foi desenvolvido um questionário destinado a utilizadores de plataformas "streaming", com base nos objetivos propostos.The consumption of audiovisual content has evolved with the emergence of the Internet, it is no longer necessary to wait to watch a film, series or documentary. With the creation of Streaming services and the propagation of television content over the Internet, the way in which consumers relate to television content has changed, they now have the choice of content, when and on what platform they want to watch it. Netflix was the first such service in Portugal. Companies are increasingly looking for strategic solutions to meet users' needs, providing personalised service and quality content. In some cases, recommendation systems, are beneficial strategies, which optimize the user's search time, making the user stay longer in the platform, without losing interest and at the same time finding content that is relevant. It is through the user's viewing habits and preferences that Big Data technology in streaming platforms is able to recommend content, and this research aims to understand how recommendation systems are perceived in the user experience and the importance given to them, determining whether what is suggested to them meets their interests, in order to make this possible, an inferential study was carried out, where a questionnaire to platforms streaming users, was developed based on the proposed objectives.2022-01-19T18:54:09Z2021-12-06T00:00:00Z2021-12-062021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24186TID:202840093porCorreia, Marisa Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:23:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:51.769982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do sistema de recomendação no serviço streaming: o caso Netflix
title A importância do sistema de recomendação no serviço streaming: o caso Netflix
spellingShingle A importância do sistema de recomendação no serviço streaming: o caso Netflix
Correia, Marisa Cruz
Streaming
Conteúdo
Netflix
Sistemas de recomendação
Content
Recommendation systems
title_short A importância do sistema de recomendação no serviço streaming: o caso Netflix
title_full A importância do sistema de recomendação no serviço streaming: o caso Netflix
title_fullStr A importância do sistema de recomendação no serviço streaming: o caso Netflix
title_full_unstemmed A importância do sistema de recomendação no serviço streaming: o caso Netflix
title_sort A importância do sistema de recomendação no serviço streaming: o caso Netflix
author Correia, Marisa Cruz
author_facet Correia, Marisa Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Marisa Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Streaming
Conteúdo
Netflix
Sistemas de recomendação
Content
Recommendation systems
topic Streaming
Conteúdo
Netflix
Sistemas de recomendação
Content
Recommendation systems
description O consumo de conteúdo audiovisual evoluiu com o aparecimento da internet, deixando de ser necessário esperar para assistir a um filme, série ou documentário. Com a criação de serviços "streaming" e a propagação de conteúdos televisivos através da internet, alterou-se a forma como os consumidores se relacionam com os conteúdos televisivos. Agora têm a possibilidade de escolher os conteúdos, quando e em que plataforma preferem assistir. A Netflix foi o primeiro desses serviços em Portugal. As empresas procuram cada vez mais soluções estratégicas para corresponder às necessidades dos utilizadores, proporcionando um atendimento personalizado e igualmente um conteúdo de qualidade. Em alguns casos, os sistemas de recomendação, são estratégias benéficas, que otimizam o tempo de pesquisa do utilizador, fazendo com que este permaneça mais tempo na plataforma, sem perder o interesse, e que ao mesmo tempo encontre conteúdo que seja relevante. É através dos hábitos de visualização e das preferências do utilizador, que a tecnologia "Big Data" nas plataformas "streaming" consegue recomendar conteúdos. A presente investigação visa compreender como é que os sistemas de recomendação são percecionados, na experiência do utilizador e a importância que lhes é dada, determinando se o que lhes é sugerido vai ao encontro dos seus interesses. Para que isso fosse possível, foi realizado um estudo inferencial, para o qual foi desenvolvido um questionário destinado a utilizadores de plataformas "streaming", com base nos objetivos propostos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06T00:00:00Z
2021-12-06
2021-10
2022-01-19T18:54:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/24186
TID:202840093
url http://hdl.handle.net/10071/24186
identifier_str_mv TID:202840093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134662752206848