Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º Ciclo Amato Lusitano de Castelo Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Pedro Ricardo Martins Vasconcelos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3451
Resumo: Capítulo 1 O presente estágio foi realizado no ano letivo de 2012/2013, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado na Escola Secundária c/3º Ciclo de Amato Lusitano. O objetivo deste relatório é dar a conhecer toda organização, estruturação e mais-valia que foi este Estágio Pedagógico. De uma forma geral, foram descritos tanto os objetivos como a metodologia aplicada. Assim, neste relatório foi efetuada a descrição e análise das atividades realizadas, desde o planeamento, à lecionação, da intervenção no Desporto Escolar e na direção turma à realização de atividades inseridas no plano de atividades do grupo de Educação Física e propostas pelo núcleo de estágio. Ao longo deste ano foram aplicados e aperfeiçoados todos os conhecimentos ganhos durante a formação académica, que me permitiram elaborar estratégias e perceber os aspetos positivos bem como os negativos, de forma a poder melhorar o meu desempenho enquanto docente. As estratégias a adotar tiverem sempre em conta os recursos materiais disponíveis e os alunos que tinha pela frente para assim poder reformular / ajustar o planeamento e as estratégias a aplicar ao longo desta etapa. Importa referir que o estágio pedagógico pretende desenvolver competências relacionadas com o planeamento das aulas, relações interpessoais com os alunos e professores, gestão da aula, avaliação e outros aspetos relacionados com a lecionação. Com o decorrer deste ano, numa perspetiva dinâmica do ensino, fui aprendendo e crescendo como pessoa e como professor em formação e contribui para a formação dos alunos com que trabalhei ao longo deste estágio.Capítulo 2 No contexto educativo a avaliação é sempre um problema pela sua grande dificuldade. Os elementos ou ações que pretendemos avaliar até poderão ter os critérios bem definidos, mas esta será sempre condicionada por quem a vai fazer. Existem alguns fatores que poderão servir de justificação para estas ambiguidades, como é o caso dos anos de experiência do Professor, o conhecimento mais ou menos profundo da modalidade que está sob avaliação, o poder observacional que cada professor tem para descodificar a informação pertinente das ações entre outros fatores. Desta forma o objetivo deste trabalho foi averiguar o desempenho observacional para dois grupos de Professores (Estagiários e Experientes) sendo que os resultados destes poderiam ser sempre comparados com uns Especialistas da modalidade em causa. O teste foi feito em alunos de 7º ano e 12º ano. Assim realizou-se um vídeo numa situação de basquetebol 3x3, em que os diferentes grupos iriam preencher um grelha de avaliação obedecendo aos critérios de êxito retirados do programa de Educação Física, atribuindo uma nota por ação e uma final. Foram calculados os valores da média de cada grupo, desvio padrão, critérios não identificados no filme, os critérios com mais peso na atribuição da nota final e análise estatística para verificar se existiam diferenças significativas entre os grupos. Com este estudo pretende-se esclarecer se a experiência dos Professores poderá estar ligado ao desempenho observacional e ao rigor na atribuição das notas.
id RCAP_b364223681a76946033d64631346c891
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3451
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º Ciclo Amato Lusitano de Castelo BrancoEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - EstratégiasEducação física - Aulas - PlaneamentoDesporto escolar - Leccionação - Ensino secundárioCapítulo 1 O presente estágio foi realizado no ano letivo de 2012/2013, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado na Escola Secundária c/3º Ciclo de Amato Lusitano. O objetivo deste relatório é dar a conhecer toda organização, estruturação e mais-valia que foi este Estágio Pedagógico. De uma forma geral, foram descritos tanto os objetivos como a metodologia aplicada. Assim, neste relatório foi efetuada a descrição e análise das atividades realizadas, desde o planeamento, à lecionação, da intervenção no Desporto Escolar e na direção turma à realização de atividades inseridas no plano de atividades do grupo de Educação Física e propostas pelo núcleo de estágio. Ao longo deste ano foram aplicados e aperfeiçoados todos os conhecimentos ganhos durante a formação académica, que me permitiram elaborar estratégias e perceber os aspetos positivos bem como os negativos, de forma a poder melhorar o meu desempenho enquanto docente. As estratégias a adotar tiverem sempre em conta os recursos materiais disponíveis e os alunos que tinha pela frente para assim poder reformular / ajustar o planeamento e as estratégias a aplicar ao longo desta etapa. Importa referir que o estágio pedagógico pretende desenvolver competências relacionadas com o planeamento das aulas, relações interpessoais com os alunos e professores, gestão da aula, avaliação e outros aspetos relacionados com a lecionação. Com o decorrer deste ano, numa perspetiva dinâmica do ensino, fui aprendendo e crescendo como pessoa e como professor em formação e contribui para a formação dos alunos com que trabalhei ao longo deste estágio.Capítulo 2 No contexto educativo a avaliação é sempre um problema pela sua grande dificuldade. Os elementos ou ações que pretendemos avaliar até poderão ter os critérios bem definidos, mas esta será sempre condicionada por quem a vai fazer. Existem alguns fatores que poderão servir de justificação para estas ambiguidades, como é o caso dos anos de experiência do Professor, o conhecimento mais ou menos profundo da modalidade que está sob avaliação, o poder observacional que cada professor tem para descodificar a informação pertinente das ações entre outros fatores. Desta forma o objetivo deste trabalho foi averiguar o desempenho observacional para dois grupos de Professores (Estagiários e Experientes) sendo que os resultados destes poderiam ser sempre comparados com uns Especialistas da modalidade em causa. O teste foi feito em alunos de 7º ano e 12º ano. Assim realizou-se um vídeo numa situação de basquetebol 3x3, em que os diferentes grupos iriam preencher um grelha de avaliação obedecendo aos critérios de êxito retirados do programa de Educação Física, atribuindo uma nota por ação e uma final. Foram calculados os valores da média de cada grupo, desvio padrão, critérios não identificados no filme, os critérios com mais peso na atribuição da nota final e análise estatística para verificar se existiam diferenças significativas entre os grupos. Com este estudo pretende-se esclarecer se a experiência dos Professores poderá estar ligado ao desempenho observacional e ao rigor na atribuição das notas.Chapter 1 This stage was carried out in academic year 2012/2013, under the Teacher Training in Physical Education in the Secondary School made c / 3rd Cycle Amato Lusitano. The purpose of this report is to present the whole organization, structuring and capital gains that it was this Teacher Training. In general, the objectives have been described both as the methodology. Thus, this report was made to the description and analysis of activities, from planning to instruction, intervention on school sports and class toward the completion of activities within the plan group activities and Physical Education proposed by the group stage. Throughout this year have been applied and perfected all the knowledge gained during academic training, which enabled me to develop strategies and realize the positive aspects as well as negative, in order to be able to improve my performance as a teacher. The strategies have to take into account whenever the material resources available and students ahead of him so he could reshape / adjust the planning and strategies to apply during this step. Please note that the teaching practice aims to develop skills related to lesson planning, interpersonal relationships with students and teachers, classroom management, assessment and other aspects related to instruction. In the course of this year, in a dynamic perspective of teaching, I was learning and growing as a person and as a teacher in training and contributes to the formation of the students I worked with throughout this stage. Chapter 2 In the educational context, the evaluation is always a problem for its great difficulty. The elements or actions that we intend to evaluate, the may have the criteria well defined, but this will always be conditioned by the person that do it. There are some factors that may serve as a justification for these ambiguities, such as the years of experience of the teacher, the more or less deep knowledge of the sport that is under evaluation, the observational power that each teacher has to decode the relevant information of the actions, among other factors. Thus the aim of this study was to evaluate the observational performance for two observational groups of teachers (Trainees and Experienced) and the results of these could always be compared with modality experts group. The test was done on students in year 7 and year 12. So we made a video of a basketball situation of 3x3 and different groups would fill an evaluation grid according to the criteria of success removed from the Physical Education program, assigning a grade per action and a final. We calculated the mean values of each group, standard deviation, statistical analysis to determine whether there were significant differences between groups, criteria not identified in the film and finally the criteria with more weight in the assignment of the final grade. This study aims to clarify whether the experience of teachers can be linked to performance and the observational accuracy in the assignment of grades.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumFigueiredo, Pedro Ricardo Martins Vasconcelos2015-06-03T10:08:25Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:52.026551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º Ciclo Amato Lusitano de Castelo Branco
title Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º Ciclo Amato Lusitano de Castelo Branco
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º Ciclo Amato Lusitano de Castelo Branco
Figueiredo, Pedro Ricardo Martins Vasconcelos
Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Estratégias
Educação física - Aulas - Planeamento
Desporto escolar - Leccionação - Ensino secundário
title_short Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º Ciclo Amato Lusitano de Castelo Branco
title_full Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º Ciclo Amato Lusitano de Castelo Branco
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º Ciclo Amato Lusitano de Castelo Branco
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º Ciclo Amato Lusitano de Castelo Branco
title_sort Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º Ciclo Amato Lusitano de Castelo Branco
author Figueiredo, Pedro Ricardo Martins Vasconcelos
author_facet Figueiredo, Pedro Ricardo Martins Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Pedro Ricardo Martins Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Estratégias
Educação física - Aulas - Planeamento
Desporto escolar - Leccionação - Ensino secundário
topic Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Estratégias
Educação física - Aulas - Planeamento
Desporto escolar - Leccionação - Ensino secundário
description Capítulo 1 O presente estágio foi realizado no ano letivo de 2012/2013, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado na Escola Secundária c/3º Ciclo de Amato Lusitano. O objetivo deste relatório é dar a conhecer toda organização, estruturação e mais-valia que foi este Estágio Pedagógico. De uma forma geral, foram descritos tanto os objetivos como a metodologia aplicada. Assim, neste relatório foi efetuada a descrição e análise das atividades realizadas, desde o planeamento, à lecionação, da intervenção no Desporto Escolar e na direção turma à realização de atividades inseridas no plano de atividades do grupo de Educação Física e propostas pelo núcleo de estágio. Ao longo deste ano foram aplicados e aperfeiçoados todos os conhecimentos ganhos durante a formação académica, que me permitiram elaborar estratégias e perceber os aspetos positivos bem como os negativos, de forma a poder melhorar o meu desempenho enquanto docente. As estratégias a adotar tiverem sempre em conta os recursos materiais disponíveis e os alunos que tinha pela frente para assim poder reformular / ajustar o planeamento e as estratégias a aplicar ao longo desta etapa. Importa referir que o estágio pedagógico pretende desenvolver competências relacionadas com o planeamento das aulas, relações interpessoais com os alunos e professores, gestão da aula, avaliação e outros aspetos relacionados com a lecionação. Com o decorrer deste ano, numa perspetiva dinâmica do ensino, fui aprendendo e crescendo como pessoa e como professor em formação e contribui para a formação dos alunos com que trabalhei ao longo deste estágio.Capítulo 2 No contexto educativo a avaliação é sempre um problema pela sua grande dificuldade. Os elementos ou ações que pretendemos avaliar até poderão ter os critérios bem definidos, mas esta será sempre condicionada por quem a vai fazer. Existem alguns fatores que poderão servir de justificação para estas ambiguidades, como é o caso dos anos de experiência do Professor, o conhecimento mais ou menos profundo da modalidade que está sob avaliação, o poder observacional que cada professor tem para descodificar a informação pertinente das ações entre outros fatores. Desta forma o objetivo deste trabalho foi averiguar o desempenho observacional para dois grupos de Professores (Estagiários e Experientes) sendo que os resultados destes poderiam ser sempre comparados com uns Especialistas da modalidade em causa. O teste foi feito em alunos de 7º ano e 12º ano. Assim realizou-se um vídeo numa situação de basquetebol 3x3, em que os diferentes grupos iriam preencher um grelha de avaliação obedecendo aos critérios de êxito retirados do programa de Educação Física, atribuindo uma nota por ação e uma final. Foram calculados os valores da média de cada grupo, desvio padrão, critérios não identificados no filme, os critérios com mais peso na atribuição da nota final e análise estatística para verificar se existiam diferenças significativas entre os grupos. Com este estudo pretende-se esclarecer se a experiência dos Professores poderá estar ligado ao desempenho observacional e ao rigor na atribuição das notas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2015-06-03T10:08:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3451
url http://hdl.handle.net/10400.6/3451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345576177664