Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, André Ricardo Teixeira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3453
Resumo: Capítulo 1. Este relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O estágio consistiu a análise das actividades lectivas e não lectivas desenvolvidas durante o estágio pedagógico, sendo que este tem inserido as aulas propriamente ditas, a direcção de turma e o desporto escolar. A componente lectiva decorreu com cinco turmas de ensino secundário, sendo que duas turmas estavam juntas na aula de Educação Física. O número de alunos na totalidade das turmas era de 79, e dividiam-se em 22 alunos na turma 10ºA, 8 alunos na turma 10ºB, 9 alunos na turma 10ºD, 21 alunos na turma 11ºC e 19 alunos na turma 11ºC. O trabalho de direcção de turma foi realizado com o 11ºF do Curso Tecnológico de Desporto e no desporto escolar fiquei com o grupo de Basquetebol feminino. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto sendo o Professor Carlos Elavai Vieira o orientador da escola e o Professor Júlio Martins o Orientador na Universidade da Beira Interior. Este documento foi encarado, tal como o Estágio Pedagógico, como ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área de docência da Educação Física, constando no mesmo todos os conhecimentos e aprendizagens que possam ser úteis num futuro próximo. Capítulo 2. O presente estudo propõe-se estudar a Motivação dos alunos nas aulas de educação física tendo em conta o género, idade, nível de escolaridade e área científica. Neste sentido, constituem objectivos da nossa investigação: identificar a importância atribuída pelos alunos a diferentes motivações intrínsecas e extrínsecas para as aulas de Educação Física; avaliar se a motivação, nas suas diferentes dimensões, é influenciada por características individuais dos alunos (género e idade), pelo nível de ensino e área científica que estuda e por outro tipo de envolvimento em actividades desportivas; e, identificar motivos que possam contribuir para o aumento da motivação dos alunos, conhecendo à partida as suas características individuais e escolares. Neste estudo participaram 149 alunos a frequentar o 11º e 12º anos (61,1% e 38,9%, respectivamente) do Ensino Secundário de uma escola, localizada em meio urbano, no interior centro de Portugal, sendo 78 do género masculino (52,3%) e 71 do género feminino (47,7%). Os alunos têm idades compreendidas entre os 15 e 19 anos.
id RCAP_b15237307cac450c1fc105b72f953fcc
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor PintoEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Alunos do ensino secundário - MotivaçãoEducação física - Leccionação - Ensino secundárioCapítulo 1. Este relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O estágio consistiu a análise das actividades lectivas e não lectivas desenvolvidas durante o estágio pedagógico, sendo que este tem inserido as aulas propriamente ditas, a direcção de turma e o desporto escolar. A componente lectiva decorreu com cinco turmas de ensino secundário, sendo que duas turmas estavam juntas na aula de Educação Física. O número de alunos na totalidade das turmas era de 79, e dividiam-se em 22 alunos na turma 10ºA, 8 alunos na turma 10ºB, 9 alunos na turma 10ºD, 21 alunos na turma 11ºC e 19 alunos na turma 11ºC. O trabalho de direcção de turma foi realizado com o 11ºF do Curso Tecnológico de Desporto e no desporto escolar fiquei com o grupo de Basquetebol feminino. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto sendo o Professor Carlos Elavai Vieira o orientador da escola e o Professor Júlio Martins o Orientador na Universidade da Beira Interior. Este documento foi encarado, tal como o Estágio Pedagógico, como ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área de docência da Educação Física, constando no mesmo todos os conhecimentos e aprendizagens que possam ser úteis num futuro próximo. Capítulo 2. O presente estudo propõe-se estudar a Motivação dos alunos nas aulas de educação física tendo em conta o género, idade, nível de escolaridade e área científica. Neste sentido, constituem objectivos da nossa investigação: identificar a importância atribuída pelos alunos a diferentes motivações intrínsecas e extrínsecas para as aulas de Educação Física; avaliar se a motivação, nas suas diferentes dimensões, é influenciada por características individuais dos alunos (género e idade), pelo nível de ensino e área científica que estuda e por outro tipo de envolvimento em actividades desportivas; e, identificar motivos que possam contribuir para o aumento da motivação dos alunos, conhecendo à partida as suas características individuais e escolares. Neste estudo participaram 149 alunos a frequentar o 11º e 12º anos (61,1% e 38,9%, respectivamente) do Ensino Secundário de uma escola, localizada em meio urbano, no interior centro de Portugal, sendo 78 do género masculino (52,3%) e 71 do género feminino (47,7%). Os alunos têm idades compreendidas entre os 15 e 19 anos.Chapter 1. This report falls under the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the Universidade da Beira Interior. The stage was the analysis of teaching and non-teaching activities developed during the teaching practice, and this has entered the lessons themselves, the direction of class and school sports. The teaching component was held with five groups of secondary school, and two groups were together in gym class. The number of students in all the classes was 79 and divided by 22 students in the class of 10th A, 8 students in the class 10th B, 9 students in class 10th D, 21 students in class 11th C and 19 students in the class 11th C. Work steering group was held with 11th F Course Technology Sports and School Sports was with a group of female basketball. The teaching practice was held in the High School Frei Heitor Pinto being Professor Carlos Vieira Elavai the school counselor and Professor Júlio Martins Advisor at the University of Beira Interior. This document was seen, as well as the teaching practice, as a starting point to a future integration in the labor market as a Physical Education teacher. It contains all the knowledge and apprenticeships that may be useful in the future. Chapter 2. The present study aims to study the motivation of students in physical education classes taking into account gender, age, level of education and cientific field. In this purpose, the objectives of our research was to identify the importance attributed by the students to different intrinsic and extrinsic motivations for physical education classes; assess whether the motivation, in its various dimensions, is influenced by individual characteristics of students (gender and age) by level of education and scientific field that studies and other types of involvement in sporting activities, and identifying reasons that can contribute to increase student motivation, knowing from the outset their individual characteristics and school. This study involved 149 students attending to 11 and 12 degree (61.1% and 38.9%, respectively) Secondary School from a school located in an urban environment within the center of Portugal, 78 were male (52 3%) and 71 females (47.7%). The students are aged between 15 and 19 years.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumOliveira, André Ricardo Teixeira de2015-06-03T10:34:41Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:52.168385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
title Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Oliveira, André Ricardo Teixeira de
Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Alunos do ensino secundário - Motivação
Educação física - Leccionação - Ensino secundário
title_short Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
title_full Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
title_sort Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
author Oliveira, André Ricardo Teixeira de
author_facet Oliveira, André Ricardo Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, André Ricardo Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Alunos do ensino secundário - Motivação
Educação física - Leccionação - Ensino secundário
topic Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Alunos do ensino secundário - Motivação
Educação física - Leccionação - Ensino secundário
description Capítulo 1. Este relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O estágio consistiu a análise das actividades lectivas e não lectivas desenvolvidas durante o estágio pedagógico, sendo que este tem inserido as aulas propriamente ditas, a direcção de turma e o desporto escolar. A componente lectiva decorreu com cinco turmas de ensino secundário, sendo que duas turmas estavam juntas na aula de Educação Física. O número de alunos na totalidade das turmas era de 79, e dividiam-se em 22 alunos na turma 10ºA, 8 alunos na turma 10ºB, 9 alunos na turma 10ºD, 21 alunos na turma 11ºC e 19 alunos na turma 11ºC. O trabalho de direcção de turma foi realizado com o 11ºF do Curso Tecnológico de Desporto e no desporto escolar fiquei com o grupo de Basquetebol feminino. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto sendo o Professor Carlos Elavai Vieira o orientador da escola e o Professor Júlio Martins o Orientador na Universidade da Beira Interior. Este documento foi encarado, tal como o Estágio Pedagógico, como ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área de docência da Educação Física, constando no mesmo todos os conhecimentos e aprendizagens que possam ser úteis num futuro próximo. Capítulo 2. O presente estudo propõe-se estudar a Motivação dos alunos nas aulas de educação física tendo em conta o género, idade, nível de escolaridade e área científica. Neste sentido, constituem objectivos da nossa investigação: identificar a importância atribuída pelos alunos a diferentes motivações intrínsecas e extrínsecas para as aulas de Educação Física; avaliar se a motivação, nas suas diferentes dimensões, é influenciada por características individuais dos alunos (género e idade), pelo nível de ensino e área científica que estuda e por outro tipo de envolvimento em actividades desportivas; e, identificar motivos que possam contribuir para o aumento da motivação dos alunos, conhecendo à partida as suas características individuais e escolares. Neste estudo participaram 149 alunos a frequentar o 11º e 12º anos (61,1% e 38,9%, respectivamente) do Ensino Secundário de uma escola, localizada em meio urbano, no interior centro de Portugal, sendo 78 do género masculino (52,3%) e 71 do género feminino (47,7%). Os alunos têm idades compreendidas entre os 15 e 19 anos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2015-06-03T10:34:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3453
url http://hdl.handle.net/10400.6/3453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345583517696