Metodologias de controlo e diagnóstico de falhas com aplicação em motores de corrente contínua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sérgio David Paixão Marques dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5965
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
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spelling Metodologias de controlo e diagnóstico de falhas com aplicação em motores de corrente contínuaControlo clássico PIDControlo neuronal IMCDetecção e diagnóstico de falhasModelos ARXModelos neuronaisAnálise em componentes principaisDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de ComputadoresEsta dissertação de Mestrado pretende dar um contributo para o desenvolvimento de técnicas de controlo e algoritmos de diagnóstico e detecção de falhas para aplicação em motores de corrente contínua. Hoje em dia na indústria há muitos processos onde a intervenção humana é substituida por máquinas eléctricas, sendo então fundamental a implementação de sistemas de controlo e diagnóstico de falhas, pois se houver alguma falha no sistema, ele terá que ter a capacidade de detectar, diagnosticar e se possivel tolerar a falha de forma a evitar uma avaria. De entre as técnicas de controlo utilizadas destacam-se o controlador PID clássico e o controlador neuronal IMC (“Internal Model Control”) baseado em modelo interno (inverso). Na parte de detecção e diagnóstico de falhas foi utilizada a análise em Componentes Principais não lineares (NLPCA),implementada com redes neuronais e a estimação em linha do ganho estático com modelo ARX. A comunicação entre o Hardware e o Software foi feita recorrendo à placa de aquisição de dados da National Instruments (NI USB-6009). Para o desenvolvimento do Software foi utilizado o programa Matlab R2009 b. A electrónica de potência necessária ao accionamento do motor DC baseou-se no módulo do equipamento da Feedback (“Firing & Bridge Circuits” (70-220)). O desempenho dos controladores foi avaliado e quantificado assim como as metodologias de diagnóstico e detecção de falhas. Em síntese, conseguiu-se controlar um motor de corrente contínua a partir das técnicas de controlo desenvolvidas e através do desenvolvimento de métodos de detecção e diagnóstico de falhas foi possível analisar as falhas introduzidas pelo utilizador como comprovam os resultados experimentais.Faculdade de Ciências e TecnologiaPalma, LuísRUNSantos, Sérgio David Paixão Marques dos2011-07-18T14:16:00Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:56Zoai:run.unl.pt:10362/5965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:38.929529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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