Gramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Elsa Liliana Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58673
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_b369c2965556c9545347238283cc7168
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeiraGrammar for all: the communicative approach of grammatical competence in the teaching - learning of Spanish as a foreign languageGramáticaCompetência gramaticalAbordagem comunicativaGrammarGrammatical competenceCommunicative approachCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório de estágio, enquadrado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, tem como objetivo descrever e refletir sobre as diferentes etapas da elaboração e implementação do meu projeto de investigação-ação, relativo à abordagem comunicativa da competência gramatical no processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, no contexto específico de uma turma de 9ºano. Numa primeira fase, far-se-á o enquadramento teórico do tema deste trabalho, apresentando as diferentes metodologias de aprendizagem e ensino das línguas estrangeiras ao longo da história, dando particular relevo à abordagem comunicativa e ao papel que a gramática foi ocupando nas diferentes correntes metodológicas. Em seguida, procederei à contextualização da minha intervenção, expondo os elementos que estão na base do meu projeto de intervenção, nomeadamente a caracterização da escola e da turma e os documentos orientadores do processo de ensino/aprendizagem da língua espanhola. Por fim, apresentarei o meu plano de intervenção pedagógica supervisionada, destacando os objetivos inicialmente traçados, as estratégias e atividades desenvolvidas e os instrumentos de investigação utilizados. Numa segunda fase, descreverei a minha intervenção pedagógica, destacando as atividades diretamente relacionadas com o tema do meu trabalho. O objetivo deste trabalho consistiu em verificar até que ponto se desenvolve o domínio da competência gramatical no âmbito do ensino/aprendizagem do espanhol, à luz das mais recentes tendências metodológicas. Para tal, foi posta em prática a abordagem comunicativa da gramática na aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.The present internship report, within the scope of the Professional Internship of the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and of Spanish in Basic and Secondary Education, aims to describe and reflect on the different stages of the elaboration and implementation of my action research project on the communicative approach of grammatical competence in the teaching / learning process of Spanish as a foreign language in the specific context of a 9th grade class. In a first phase, the theoretical framework of the theme of this work will be presented, presenting the different methodologies of learning and teaching of foreign languages throughout history, with particular emphasis on the communicative approach and the role that grammar has been occupying in the different currents methods. Then, I will contextualize my intervention, exposing the elements that are the basis of my intervention project, namely the characterization of the school and the class and the guiding documents of the teaching / learning process of the Spanish language. Finally, I will present my supervised pedagogical intervention plan, highlighting the objectives initially set, the strategies and activities developed and the research instruments used. In the second phase, I will describe my pedagogical intervention, highlighting the activities directly related to the theme of my work. The objective of this work was to verify the extent to which the domain of grammar competence in the field of teaching / learning of Spanish is developed, in the light of the most recent methodological tendencies. For this, the communicative approach of grammar in the learning of Spanish as a foreign language was put into practice.Dono López, PedroUniversidade do MinhoDias, Elsa Liliana Sousa20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58673por202152995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:21.337512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
Grammar for all: the communicative approach of grammatical competence in the teaching - learning of Spanish as a foreign language
title Gramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
spellingShingle Gramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
Dias, Elsa Liliana Sousa
Gramática
Competência gramatical
Abordagem comunicativa
Grammar
Grammatical competence
Communicative approach
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Gramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
title_full Gramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
title_fullStr Gramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed Gramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
title_sort Gramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
author Dias, Elsa Liliana Sousa
author_facet Dias, Elsa Liliana Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dono López, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Elsa Liliana Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Competência gramatical
Abordagem comunicativa
Grammar
Grammatical competence
Communicative approach
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gramática
Competência gramatical
Abordagem comunicativa
Grammar
Grammatical competence
Communicative approach
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58673
url http://hdl.handle.net/1822/58673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202152995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132312876613632