Gestão das emoções como fator promotor da saúde mental nos adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44439 |
Resumo: | A temática central deste relatório é a gestão das emoções como fator promotor de saúde mental nos adolescentes. Nos últimos 30 anos a importância do funcionamento das emoções e o seu impacto no desenvolvimento da pessoa, despertou o desenvolvimento da literatura nesta temática, contribuindo assim, para o reconhecimento de que a gestão das emoções promove o funcionamento psicossocial e emocional de forma adaptativa. As estratégias de regulação emocional mais aprofundadas teoricamente são a reavaliação cognitiva e a supressão emocional. A primeira promove a diminuição da ansiedade e da depressão, sendo por isso, coadjuvante de um melhor relacionamento interpessoal. A segunda, fomenta uma interação social menos favorável e menos eficaz. Segundo a OMS, globalmente, a depressão é a quarta causa principal de doença mental entre os adolescentes de 15 e 19 anos, a décima quinta entre os 10 e os 14 anos, dando ainda destaque à ansiedade como causa principal de distúrbio emocional e consequente prejuízo no desenvolvimento psicossocial do adolescente. Visando a aquisição de competências na área de especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, o alicerce deste trabalho incidiu na pesquisa bibliográfica, análise sistematizada e reflexiva do desenvolvimento académico no decorrer da operacionalização do projeto de aprendizagem clínica. Recorrendo à metodologia de projeto, foi aplicada uma intervenção psicoeducativa sustentada no modelo conceptual da Teoria de Sistemas de Betty Neuman com a respetiva elaboração dos diagnósticos de enfermagem baseados na Nanda, foi realizada uma entrevista inicial e aplicado o questionário ERQ-CA (emotional regulation questionaire for child and adolescent), validado para a população portuguesa. Como resultado, percecionou-se a pertinência do investimento em projetos no âmbito da promoção da gestão das emoções para os adolescentes, quer em ambiente escolar, como em espaços de saúde dedicados a atendimento dos mesmos. |
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