Propósito da aplicação das subscrições nos modelos de negócio das startups SaaS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bouhlani, Walid
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30695
Resumo: As subscrições na última década tem apresentado um aumento dramático devido a fatores como a recorrência de rendimento, relações duradouras e monitorização dos comportamentos dos consumidores. Podendo até ser considerado inicialmente uma vantagem competitiva, sendo essa questão que impulsionou a pesquisa. A amostragem teórica centrou-se nas startups SaaS, sendo que o tópico tem maior relevância e permite responder à questão central de forma mais conclusiva, ao necessitarem de destacarem-se pela inovação do modelo de negócio, havendo já uma adequação do produto com este instrumento de captura de valor. A Revisão de literatura pôde dar o necessário contexto para a questão inicial delineando onde há uma falta de esquemas teóricos para a responder. A metodologia empregada foi a teoria fundamentada que permitiu descobrir a teoria substantiva baseada nos dados emergentes no domínio em estudo, tendo como unidade de análise os incidentes. Através da pesquisa indutiva, baseado nos conceitos e significados produzidos por figuras sociais neste contexto, foi possível apurar a adequação do modelo de negócio nas subscrições à estratégia como categoria central explicativa do fenómeno central de aplicação das subscrições no modelo de negócio. A categoria central explicativa relaciona-se com os interconectados conceitos periféricos (Requerimentos da startup SaaS, Variabilidade do modelo de negócio ideal e Impacto das subscrições no modelo de negócio), demonstrando a sua aplicação através de 6 proposições que têm implicações para a teoria e a prática.
id RCAP_b397e9975952fc6f2c4790fd6edf5a77
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Propósito da aplicação das subscrições nos modelos de negócio das startups SaaSModelos de negócioSubscriçõesStartupBusiness modelSubscriptionsAs subscrições na última década tem apresentado um aumento dramático devido a fatores como a recorrência de rendimento, relações duradouras e monitorização dos comportamentos dos consumidores. Podendo até ser considerado inicialmente uma vantagem competitiva, sendo essa questão que impulsionou a pesquisa. A amostragem teórica centrou-se nas startups SaaS, sendo que o tópico tem maior relevância e permite responder à questão central de forma mais conclusiva, ao necessitarem de destacarem-se pela inovação do modelo de negócio, havendo já uma adequação do produto com este instrumento de captura de valor. A Revisão de literatura pôde dar o necessário contexto para a questão inicial delineando onde há uma falta de esquemas teóricos para a responder. A metodologia empregada foi a teoria fundamentada que permitiu descobrir a teoria substantiva baseada nos dados emergentes no domínio em estudo, tendo como unidade de análise os incidentes. Através da pesquisa indutiva, baseado nos conceitos e significados produzidos por figuras sociais neste contexto, foi possível apurar a adequação do modelo de negócio nas subscrições à estratégia como categoria central explicativa do fenómeno central de aplicação das subscrições no modelo de negócio. A categoria central explicativa relaciona-se com os interconectados conceitos periféricos (Requerimentos da startup SaaS, Variabilidade do modelo de negócio ideal e Impacto das subscrições no modelo de negócio), demonstrando a sua aplicação através de 6 proposições que têm implicações para a teoria e a prática.Subscriptions over the past decade have shown a dramatic increase due to factors such as revenue recurrence, long-lasting relationships and monitoring of consumer behaviors. It can even be considered initially a competitive advantage, and this question is what drove the research. The theoretical sampling focused on the SaaS startups, and the topic has greater relevance and allows to answer the central question more conclusively, when they need to stand out for the innovation of the business model, and there is already an adequacy of the product with this instrument of value capture. The literature review was able to give the necessary context to the initial question by outlining where there is a lack of theoretical schemes to answer it. The methodology employed was the grounded theory that allowed to discover the substantive theory based on the emerging data in the domain under study, having as unit of analysis the incidents. Through inductive research, based on the concepts and meanings produced by social figures in this context, it was possible to ascertain the adequacy of the business model in subscriptions to the strategy as a central explanatory category of the central phenomenon of application of subscriptions in the business model. The central explanatory category relates to the interconnected peripheral concepts (startup SaaS Requirements, Variability of the ideal business model and Impact of subscriptions on the business model), demonstrating their application through 6 propositions that have implications for theory and practice.2024-01-30T14:26:37Z2023-11-16T00:00:00Z2023-11-162023-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30695TID:203465393porBouhlani, Walidinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:19:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:01.252517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Propósito da aplicação das subscrições nos modelos de negócio das startups SaaS
title Propósito da aplicação das subscrições nos modelos de negócio das startups SaaS
spellingShingle Propósito da aplicação das subscrições nos modelos de negócio das startups SaaS
Bouhlani, Walid
Modelos de negócio
Subscrições
Startup
Business model
Subscriptions
title_short Propósito da aplicação das subscrições nos modelos de negócio das startups SaaS
title_full Propósito da aplicação das subscrições nos modelos de negócio das startups SaaS
title_fullStr Propósito da aplicação das subscrições nos modelos de negócio das startups SaaS
title_full_unstemmed Propósito da aplicação das subscrições nos modelos de negócio das startups SaaS
title_sort Propósito da aplicação das subscrições nos modelos de negócio das startups SaaS
author Bouhlani, Walid
author_facet Bouhlani, Walid
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bouhlani, Walid
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de negócio
Subscrições
Startup
Business model
Subscriptions
topic Modelos de negócio
Subscrições
Startup
Business model
Subscriptions
description As subscrições na última década tem apresentado um aumento dramático devido a fatores como a recorrência de rendimento, relações duradouras e monitorização dos comportamentos dos consumidores. Podendo até ser considerado inicialmente uma vantagem competitiva, sendo essa questão que impulsionou a pesquisa. A amostragem teórica centrou-se nas startups SaaS, sendo que o tópico tem maior relevância e permite responder à questão central de forma mais conclusiva, ao necessitarem de destacarem-se pela inovação do modelo de negócio, havendo já uma adequação do produto com este instrumento de captura de valor. A Revisão de literatura pôde dar o necessário contexto para a questão inicial delineando onde há uma falta de esquemas teóricos para a responder. A metodologia empregada foi a teoria fundamentada que permitiu descobrir a teoria substantiva baseada nos dados emergentes no domínio em estudo, tendo como unidade de análise os incidentes. Através da pesquisa indutiva, baseado nos conceitos e significados produzidos por figuras sociais neste contexto, foi possível apurar a adequação do modelo de negócio nas subscrições à estratégia como categoria central explicativa do fenómeno central de aplicação das subscrições no modelo de negócio. A categoria central explicativa relaciona-se com os interconectados conceitos periféricos (Requerimentos da startup SaaS, Variabilidade do modelo de negócio ideal e Impacto das subscrições no modelo de negócio), demonstrando a sua aplicação através de 6 proposições que têm implicações para a teoria e a prática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16T00:00:00Z
2023-11-16
2023-09
2024-01-30T14:26:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/30695
TID:203465393
url http://hdl.handle.net/10071/30695
identifier_str_mv TID:203465393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137169426612224