Resolução de problemas recorrendo a uma história na aprendizagem do som
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/24616 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
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Resolução de problemas recorrendo a uma história na aprendizagem do somResolução de problemasCiências - Estudo e ensinoSomDesenvolvimento de competênciasLiteracia científicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Tendo em conta os desafios propostos para o ensino das ciências, utilizou-se para a lecionação do tópico som uma estratégia baseada na resolução de problemas, a partir de uma história criada de raiz para esse fim. Com este trabalho, pretende-se conhecer como é que essa estratégia pode influenciar as aprendizagens dos alunos. Para o efeito, identificam-se as aprendizagens que os alunos realizam e as dificuldades que sentem, quer ao nível dos conceitos científicos, quer em termos da estratégia usada, assim como se tem em conta a avaliação que os alunos fazem de todo o processo de ensino e aprendizagem. Participaram neste trabalho 20 alunos que constituem uma turma de 8.º ano de escolaridade de uma escola de Lisboa, oito dos quais rapazes e doze raparigas, com uma média de idades de cerca de treze anos. Foram lecionadas 16 aulas de 45 minutos, onde se aplicaram cinco tarefas de resolução de problemas (uma das quais um role-play). Foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa, em que a recolha de dados foi feita através de vários instrumentos, concretamente documentos escritos, registos vídeo e notas de campo do professor e entrevistas em grupo focado. Os resultados mostram que os alunos realizaram aprendizagens sobre o tópico som, nomeadamente sobre produção e propagação do som, atributos do som e sua deteção pelo ser humano e ondas. Paralelamente, a utilização desta estratégia permitiu que os alunos desenvolvessem competências para além do conhecimento substantivo, como são exemplo competências processuais, de raciocínio, comunicação e atitudes, que contribuíram para o incremento da sua literacia científica. No entanto, o processo não foi isento de dificuldades, quer na aprendizagem de conceitos científicos quer nas etapas da resolução de problemas, mas que foram diminuindo com o decorrer da aplicação das tarefas. Os resultados indicam também que os alunos mostraram gosto e interesse nas tarefas realizadas e que foi relevante o uso desta estratégia com uma forte ligação à sua realidade.Taking into account the challenges proposed for science teaching, it was used a problem-solving based strategy from a storyframe created for that purpose, for teaching the topic sound,. This work aims to know how this strategy may influence pupils’ learning. For that purpose, it is identified the pupils’ learning accomplishments and difficulties felt, regarding both scientific concepts and the strategy used, as it is also taken into consideration the pupils’ evaluation concerning the whole teaching and learning process. 20 pupils from an 8th grade class from a school in Lisbon participated in this work. The class is formed by eigth boys and twelve girls with an average age of thirteen years old. 16 classes of 45 minute-long each were lectured, in which it was used five problem-solving based tasks (one of which was a role-play). A qualitative research methodology was used, in which data collection was obtained from several instruments such as written documents, video recordings and teacher’s field notes and focus group interviews. The results show that the pupils accomplished learning on the topic sound, namely about sound production and propagation, characteristics of sound and its detection by humans and sound waves. This strategy also allowed pupils to develop learning skills other than substantial knowledge, such as procedural skills, reasoning, communication and attidudes, that contributed to improve their scientific literacy. However, the learning process wasn’t free from difficulties, both in what concerns scientific concepts and the stages of problem-solving, but those decreased over the implementation of the tasks. The results also indicate that the pupils liked and showed interest during task accomplishing, and that it was relevant the use of this strategy with a strong connection to their reality.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Agostinho, Rui Jorge, 1958-Repositório da Universidade de LisboaMeneses, Paulo Viriato de Albuquerque e, 1974-2016-09-01T17:20:52Z20162016-06-172016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24616TID:201694921porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:43.937274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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