Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sorrilha, Sara Cristina Rama
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8046
Resumo: O presente Relatório centra-se no trabalho de prevenção do risco psicossocial em crianças e jovens e tem por base o estágio realizado num Agrupamento de Escolas TEIP. Desta forma, para além da apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido, o objetivo deste Relatório passa por entender a importância da valorização das competências socioemocionais por intermédio das expressões artísticas. Numa escola TEIP, a partir da rentabilização de diversas manifestações de cariz cultural e artístico, é fulcral desenvolver estas competências de forma a contribuir para o desenvolvimento pleno da criança ou do jovem, em especial os que apresentam algumas fragilidades socioafetivas. As competências socioemocionais validam, nas crianças e jovens, um sentimento de conquista em benefício do seu percurso escolar e pessoal. Sendo assim, é necessário, cada vez mais, enriquecer os programas pedagógicos, dando ênfase a uma escola de afetos, de incentivo, em prol das crianças/jovens. Neste Relatório, a par destas reflexões, é apresentado todo o ciclo de projeto que orientou o referido trabalho de estágio, desde a fase de diagnóstico, à planificação, implementação, tendo como eixos de intervenção a Colaboração em Projetos já existentes no AEM, a Integração de Crianças Refugiadas a Integração de Famílias Refugiadas, e, por fim, a avaliação. Conclui-se pela importância de criar mais suportes educativos na vertente da valorização e promoção das competências socioemocionais, capacitando as crianças e jovens para reconhecer, expressar e regular emoções, construir pontes, priorizar objetivos, cuidar de si e de tudo o que o rodeia, particularmente as que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade. Deve apostar-se numa escola criativa que valoriza as competências socioemocionais, uma vez que, uma escola que prioriza e assegura respostas tanto nível social como pessoal, atua como um impulso positivo na (trans)formação dos alunos e alunas.
id RCAP_db038d15afe577da983160296aa3960f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIPcrianças e jovens em riscoescola TEIPcompetências socioemocionaisexpressões artísticaschildren and youth at riskTEIP’s schoolsocio-emotional skillsartistic expressionO presente Relatório centra-se no trabalho de prevenção do risco psicossocial em crianças e jovens e tem por base o estágio realizado num Agrupamento de Escolas TEIP. Desta forma, para além da apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido, o objetivo deste Relatório passa por entender a importância da valorização das competências socioemocionais por intermédio das expressões artísticas. Numa escola TEIP, a partir da rentabilização de diversas manifestações de cariz cultural e artístico, é fulcral desenvolver estas competências de forma a contribuir para o desenvolvimento pleno da criança ou do jovem, em especial os que apresentam algumas fragilidades socioafetivas. As competências socioemocionais validam, nas crianças e jovens, um sentimento de conquista em benefício do seu percurso escolar e pessoal. Sendo assim, é necessário, cada vez mais, enriquecer os programas pedagógicos, dando ênfase a uma escola de afetos, de incentivo, em prol das crianças/jovens. Neste Relatório, a par destas reflexões, é apresentado todo o ciclo de projeto que orientou o referido trabalho de estágio, desde a fase de diagnóstico, à planificação, implementação, tendo como eixos de intervenção a Colaboração em Projetos já existentes no AEM, a Integração de Crianças Refugiadas a Integração de Famílias Refugiadas, e, por fim, a avaliação. Conclui-se pela importância de criar mais suportes educativos na vertente da valorização e promoção das competências socioemocionais, capacitando as crianças e jovens para reconhecer, expressar e regular emoções, construir pontes, priorizar objetivos, cuidar de si e de tudo o que o rodeia, particularmente as que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade. Deve apostar-se numa escola criativa que valoriza as competências socioemocionais, uma vez que, uma escola que prioriza e assegura respostas tanto nível social como pessoal, atua como um impulso positivo na (trans)formação dos alunos e alunas.This report focuses on the work of prevention of psychosocial risk in children and young people and is based on the internship carried out in a TEIP School Grouping. Therefore, in addition to the presentation and reflection on the work developed, the aim of this report is to understand the importance of valuing social and emotional skills through artistic expressions. In a TEIP school, from the profitability of several manifestations of cultural and artistic character, it is crucial to develop these skills in contribute to the full development of the child or young person, especially those who have some socio-affective vulnerabilities. Socio-emotional skills provide, in children and young people, a feeling of achievement that benefits their school and personal path. In this report, along with these reflections, the entire project cycle that guided this internship work is presented, from the diagnosis phase, to planning, implementation, with the axes of intervention being Collaboration in existing projects in the AEM, the Integration of Refugee Children, the Integration of Refugee Families, and finally, evaluation. We conclude that it is important to create more educational support in the aspect of valorisation and promotion of socio-emotional skills, enabling children and young people to recognise, express and regulate emotions, build bridges, prioritise objectives, take care of themselves and everything around them, particularly those in situations of risk and vulnerability. We should invest in a creative school that values social and emotional skills, since a school that prioritises and guarantees responses at both social and personal levels, acts as a positive impulse in the (trans)formation of students.Xavier, PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSorrilha, Sara Cristina Rama2023-11-27T11:05:28Z2023-05-242023-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8046TID:203406095pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T02:30:56Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:36.371815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIP
title Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIP
spellingShingle Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIP
Sorrilha, Sara Cristina Rama
crianças e jovens em risco
escola TEIP
competências socioemocionais
expressões artísticas
children and youth at risk
TEIP’s school
socio-emotional skills
artistic expression
title_short Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIP
title_full Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIP
title_fullStr Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIP
title_full_unstemmed Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIP
title_sort Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIP
author Sorrilha, Sara Cristina Rama
author_facet Sorrilha, Sara Cristina Rama
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Paula
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Sorrilha, Sara Cristina Rama
dc.subject.por.fl_str_mv crianças e jovens em risco
escola TEIP
competências socioemocionais
expressões artísticas
children and youth at risk
TEIP’s school
socio-emotional skills
artistic expression
topic crianças e jovens em risco
escola TEIP
competências socioemocionais
expressões artísticas
children and youth at risk
TEIP’s school
socio-emotional skills
artistic expression
description O presente Relatório centra-se no trabalho de prevenção do risco psicossocial em crianças e jovens e tem por base o estágio realizado num Agrupamento de Escolas TEIP. Desta forma, para além da apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido, o objetivo deste Relatório passa por entender a importância da valorização das competências socioemocionais por intermédio das expressões artísticas. Numa escola TEIP, a partir da rentabilização de diversas manifestações de cariz cultural e artístico, é fulcral desenvolver estas competências de forma a contribuir para o desenvolvimento pleno da criança ou do jovem, em especial os que apresentam algumas fragilidades socioafetivas. As competências socioemocionais validam, nas crianças e jovens, um sentimento de conquista em benefício do seu percurso escolar e pessoal. Sendo assim, é necessário, cada vez mais, enriquecer os programas pedagógicos, dando ênfase a uma escola de afetos, de incentivo, em prol das crianças/jovens. Neste Relatório, a par destas reflexões, é apresentado todo o ciclo de projeto que orientou o referido trabalho de estágio, desde a fase de diagnóstico, à planificação, implementação, tendo como eixos de intervenção a Colaboração em Projetos já existentes no AEM, a Integração de Crianças Refugiadas a Integração de Famílias Refugiadas, e, por fim, a avaliação. Conclui-se pela importância de criar mais suportes educativos na vertente da valorização e promoção das competências socioemocionais, capacitando as crianças e jovens para reconhecer, expressar e regular emoções, construir pontes, priorizar objetivos, cuidar de si e de tudo o que o rodeia, particularmente as que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade. Deve apostar-se numa escola criativa que valoriza as competências socioemocionais, uma vez que, uma escola que prioriza e assegura respostas tanto nível social como pessoal, atua como um impulso positivo na (trans)formação dos alunos e alunas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T11:05:28Z
2023-05-24
2023-05-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8046
TID:203406095
url http://hdl.handle.net/10400.19/8046
identifier_str_mv TID:203406095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136311258382336