Desenvolvimento grupal: desmontar e consolidar um modelo integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peralta, Carlos Manuel Ferreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/26192
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Desenvolvimento grupal: desmontar e consolidar um modelo integradoDesenvolvimento grupalDissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO modelo integrado de desenvolvimento grupal de Miguez e Lourenço (2001) apresenta características de modelos lineares, cíclicos e polares, predizendo que um grupo se desenvolve através de quatro fases distintas mas interdependentes e assentes em dois subsistemas (socioafectivo e tarefa). No estudo efectuado, criámos dois questionários para avaliar as fases desenvolvimentais de cada subsistema. Numa amostra de 563 indivíduos pertencentes a 136 grupos de organizações portuguesas foi testada a validade de constructo dos instrumentos, através de análises factoriais confirmatórias, e a validade convergente, através do uso do PDE (Lourenço, 2002). Verificámos, também, através de modelos de equações estruturais, que, genericamente: a) nas fases 2 e 3 os dois subsistemas apresentam uma elevada interdependência entre si, sendo difícil distingui-los; b) os grupos seguem um padrão desenvolvimental que fundamenta uma abordagem integrada; e c) as fases iniciais têm um impacto directo e indirecto nas fases de maior maturidade grupal. Os resultados são analisados e discutidos no âmbito dos seus contributos para a investigação e para a gestão de equipas.Miguez and Lourenço (2001) integrated model of group development presents characteristics of linear, cyclic and polar models, predicting that a group develops through four distinct but interdependent phases and based on two subsystems (socio-affective and task). In this study, we developed two questionnaires to assess the developmental stages of each subsystem. With a sample of 563 individuals belonging to 136 groups of Portuguese organizations we tested construct validity of the instruments with confirmatory factor analysis and we tested convergent validity, using PDE (Lourenço, 2002). We noted also, using structural equation models, that generally: a) in phases 2 and 3, the two subsystems are highly interdependent with each other and therefore, it’s difficult to distinguish them; b) groups follow a developmental pattern that supports an integrated approach; and c) the early stages have a direct and indirect impact on more mature group stages. The results are analyzed and discussed by means of their contributions to team’s research and management.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26192http://hdl.handle.net/10316/26192porPeralta, Carlos Manuel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:35.340635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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