Crianças do pré-escolar programam em Logo. Análise dos efeitos cognitivos de um ano de experiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Guilhermina Lobato
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3507
Resumo: Neste artigo analisam-se os resultados de uma experiência, com a duração de uma ano lectivo, no desenvolvimento cognitivo de crianças com 4-5 anos de idade, fruto da introdução de computadores e da linguagem de programação Logo nas actividades da classe. Foi usado um design quase-experimental com um Grupo de Controlo (GC) e um Grupo Experimental (GE) e analisadas algumas variavéis de processo. Entre elas, o tempo que cada criança dedicou às actividades com a linguagem Logo, o tipo de actividades desenvolvidas e o papel e tipo de interacções do educador com as crianças. Verificou-se uma melhoria nas crianças do GE em todas as variáveis estudadas, embora sem significado estatístico. Este facto pode ser atribuido à reduzida dimensão da amostra. É de salientar que esta foi uma das primeiras se não mesmo a primeira investigação com computadores e linguagem de programação Logo com crianças em idade pré-escolar realizada em Portugal.
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