O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frias, Joaquim Vitorino Carvalho Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17938
Resumo: Os professores defrontam-se nas escolas diariamente com diversos desafios, especialmente: despertar nos alunos a habilidade de gerir os seus pensamentos e emoções, motiva-los de forma a tornarem-se atores principais das suas aprendizagens, ensiná-los a pesquisar, tratar os dados da pesquisa e a formar opinião crítica. Acrescenta-se também que a escola para além de um lugar de aprendizagem, é um meio privilegiado de criação e estabelecimento de relações, pelo que deve ser um dos principais dinamizadores no combate de possíveis comportamentos desviantes. O professor deve dinamizar as suas aulas de forma a proporcionar aos alunos autonomia na aprendizagem. O objetivo do professor é ensinar o aluno a formular problemas, planear, orientar, pesquisar, selecionar e aplicar dados, incentivando-os ao desenvolvimento do seu pensamento crítico. O tema de investigação, “O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do Ensino Básico e Secundário”, surgiu após a observação de más práticas na elaboração de trabalhos de pesquisa na disciplina de TIC pelos alunos. O objetivo desta investigação foi conhecer quais as razões apontadas pelos inquiridos como razão para incorrerem no plágio. Será uma ação racional, ou puro esquecimento na referenciação bibliográfica? Neste relatório, descreve-se e reflete-se sobre qual o papel do professor, quais as tarefas realizadas durante a PES (de componente letiva e não letiva), atividades do núcleo de estágio, a investigação efetuada, análise dos resultados obtidos e suas conclusões.
id RCAP_b3dcaaaf0987b008c46cf452bb5d5ab7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundárioPapel do professorAprendizagensPlágioRole of teacherLearningPlagiarismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisOs professores defrontam-se nas escolas diariamente com diversos desafios, especialmente: despertar nos alunos a habilidade de gerir os seus pensamentos e emoções, motiva-los de forma a tornarem-se atores principais das suas aprendizagens, ensiná-los a pesquisar, tratar os dados da pesquisa e a formar opinião crítica. Acrescenta-se também que a escola para além de um lugar de aprendizagem, é um meio privilegiado de criação e estabelecimento de relações, pelo que deve ser um dos principais dinamizadores no combate de possíveis comportamentos desviantes. O professor deve dinamizar as suas aulas de forma a proporcionar aos alunos autonomia na aprendizagem. O objetivo do professor é ensinar o aluno a formular problemas, planear, orientar, pesquisar, selecionar e aplicar dados, incentivando-os ao desenvolvimento do seu pensamento crítico. O tema de investigação, “O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do Ensino Básico e Secundário”, surgiu após a observação de más práticas na elaboração de trabalhos de pesquisa na disciplina de TIC pelos alunos. O objetivo desta investigação foi conhecer quais as razões apontadas pelos inquiridos como razão para incorrerem no plágio. Será uma ação racional, ou puro esquecimento na referenciação bibliográfica? Neste relatório, descreve-se e reflete-se sobre qual o papel do professor, quais as tarefas realizadas durante a PES (de componente letiva e não letiva), atividades do núcleo de estágio, a investigação efetuada, análise dos resultados obtidos e suas conclusões.Teachers in schools are faced daily with many challenges, especially: to awaken in students the ability to manage their thoughts and emotions, motivate them to become leading actors of their learning, teach them how to search, treat the survey data and form critical opinion. It is also added that the school beyond a place of learning, is a privileged mean of creating and establishing relationships, reason why should be one of the main forces on the combat of possible deviant behaviours. Teacher should streamline their classes in order to by providing students autonomy in learning. The goal of the teacher is to teach the student to plan, guide, search, select and apply data, encouraging them to develop their critical thinking. The research theme, "The use of unconscious plagiarism in preparing school work by students of Elementary and Secondary Education", came after observation of malpractice by students in the preparation of research works on TIC subject. The objective of this research was to know the reasons cited by respondents as a reason for incurring the plagiarism. Is it a rational action, or pure forgetfulness in bibliographic reference? In this report, describes and reflects on the role of the teacher, the tasks performed during the PES (of lective and not lective component), activities of the core stage, research performed, analysis of results and conclusions.Restivo, FranciscoFerreira, NelsonVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFrias, Joaquim Vitorino Carvalho Ferreira2015-06-30T10:29:52Z2013-10-1120132013-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17938TID:203017439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-17T01:35:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:59.605212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundário
title O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundário
spellingShingle O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundário
Frias, Joaquim Vitorino Carvalho Ferreira
Papel do professor
Aprendizagens
Plágio
Role of teacher
Learning
Plagiarism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundário
title_full O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundário
title_fullStr O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundário
title_full_unstemmed O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundário
title_sort O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundário
author Frias, Joaquim Vitorino Carvalho Ferreira
author_facet Frias, Joaquim Vitorino Carvalho Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Restivo, Francisco
Ferreira, Nelson
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Frias, Joaquim Vitorino Carvalho Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do professor
Aprendizagens
Plágio
Role of teacher
Learning
Plagiarism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Papel do professor
Aprendizagens
Plágio
Role of teacher
Learning
Plagiarism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Os professores defrontam-se nas escolas diariamente com diversos desafios, especialmente: despertar nos alunos a habilidade de gerir os seus pensamentos e emoções, motiva-los de forma a tornarem-se atores principais das suas aprendizagens, ensiná-los a pesquisar, tratar os dados da pesquisa e a formar opinião crítica. Acrescenta-se também que a escola para além de um lugar de aprendizagem, é um meio privilegiado de criação e estabelecimento de relações, pelo que deve ser um dos principais dinamizadores no combate de possíveis comportamentos desviantes. O professor deve dinamizar as suas aulas de forma a proporcionar aos alunos autonomia na aprendizagem. O objetivo do professor é ensinar o aluno a formular problemas, planear, orientar, pesquisar, selecionar e aplicar dados, incentivando-os ao desenvolvimento do seu pensamento crítico. O tema de investigação, “O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do Ensino Básico e Secundário”, surgiu após a observação de más práticas na elaboração de trabalhos de pesquisa na disciplina de TIC pelos alunos. O objetivo desta investigação foi conhecer quais as razões apontadas pelos inquiridos como razão para incorrerem no plágio. Será uma ação racional, ou puro esquecimento na referenciação bibliográfica? Neste relatório, descreve-se e reflete-se sobre qual o papel do professor, quais as tarefas realizadas durante a PES (de componente letiva e não letiva), atividades do núcleo de estágio, a investigação efetuada, análise dos resultados obtidos e suas conclusões.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11
2013
2013-10-11T00:00:00Z
2015-06-30T10:29:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17938
TID:203017439
url http://hdl.handle.net/10400.14/17938
identifier_str_mv TID:203017439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131829181087744