A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Beatriz Isabel Medronho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25584
Resumo: A aquisição e desenvolvimento de pré-requisitos em idade pré-escolar como o desempenho motor e visuo-motor é fundamental para a aquisição da etapa seguinte, a escrita. Objetivo: Estudar a relação entre o desempenho motor e desempenho visuo-motor em crianças entre os 4 e os 6 anos. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional transversal, com uma componente descritiva e correlacional. Participaram no estudo 110 crianças, sendo 42 crianças de 4 anos, 44 de 5 anos e 24 de 6 anos. Resultados: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor, na idade dos 6 anos. Quanto às variáveis obtidas pelo Movalyzer, variam consoante a idade e as figuras. Conclusão: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor. O desempenho visuo-motor deve ser sempre estudado no seu produto e no processo, porque ambas as dimensões se complementam e revelam-se importantes para a avaliação do desempenho visuo-motor da criança; The relationship between motor performance and visuo-motor performance in children between 4 and 6 years of age Abstract: The acquisition and development of preschool-age prerequisites such as motor and visuo-motor performance is critical for acquiring the next step, writing. Objective: To study the relation between the motor performance and the visual-motor performance in children between 4 and 6 years of age. Methodology: A cross - sectional observational study was conducted with a descriptive and correlational component. Participated in the study 110 children, being 42 children of 4 years, 44 of 5 years and 24 of 6 years. Results: The motor development shows relation with the visual-motor performance, at the age of 6 years old. As to the variables obtained by Movalyzer, they vary according to the age and the figures. Conclusion: The motor performance presents a relation with the visual-motor performance, although not linearly with age progression. The visual-motor performance must by studied in its product and process, as both dimensions complement each other and are important to the evaluation of the child’s visual-motor development.
id RCAP_b3e03a09d52ead2c98ca772056bd48a6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25584
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anosCompetência motoraIntegração visuo-motoraDestreza manualPsicomotricidadePré-escolarMotor skillsVisuo-motor integrationManual dexterityPsychomotricityPreschoolA aquisição e desenvolvimento de pré-requisitos em idade pré-escolar como o desempenho motor e visuo-motor é fundamental para a aquisição da etapa seguinte, a escrita. Objetivo: Estudar a relação entre o desempenho motor e desempenho visuo-motor em crianças entre os 4 e os 6 anos. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional transversal, com uma componente descritiva e correlacional. Participaram no estudo 110 crianças, sendo 42 crianças de 4 anos, 44 de 5 anos e 24 de 6 anos. Resultados: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor, na idade dos 6 anos. Quanto às variáveis obtidas pelo Movalyzer, variam consoante a idade e as figuras. Conclusão: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor. O desempenho visuo-motor deve ser sempre estudado no seu produto e no processo, porque ambas as dimensões se complementam e revelam-se importantes para a avaliação do desempenho visuo-motor da criança; The relationship between motor performance and visuo-motor performance in children between 4 and 6 years of age Abstract: The acquisition and development of preschool-age prerequisites such as motor and visuo-motor performance is critical for acquiring the next step, writing. Objective: To study the relation between the motor performance and the visual-motor performance in children between 4 and 6 years of age. Methodology: A cross - sectional observational study was conducted with a descriptive and correlational component. Participated in the study 110 children, being 42 children of 4 years, 44 of 5 years and 24 of 6 years. Results: The motor development shows relation with the visual-motor performance, at the age of 6 years old. As to the variables obtained by Movalyzer, they vary according to the age and the figures. Conclusion: The motor performance presents a relation with the visual-motor performance, although not linearly with age progression. The visual-motor performance must by studied in its product and process, as both dimensions complement each other and are important to the evaluation of the child’s visual-motor development.Universidade de Évora2019-05-22T16:35:30Z2019-05-222019-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/25584http://hdl.handle.net/10174/25584TID:202246639porDepartamento de Desporto e Saúdem36838@alunos.uevora.pt251Costa, Beatriz Isabel Medronhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:02.047169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos
title A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos
spellingShingle A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos
Costa, Beatriz Isabel Medronho
Competência motora
Integração visuo-motora
Destreza manual
Psicomotricidade
Pré-escolar
Motor skills
Visuo-motor integration
Manual dexterity
Psychomotricity
Preschool
title_short A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos
title_full A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos
title_fullStr A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos
title_full_unstemmed A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos
title_sort A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos
author Costa, Beatriz Isabel Medronho
author_facet Costa, Beatriz Isabel Medronho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Beatriz Isabel Medronho
dc.subject.por.fl_str_mv Competência motora
Integração visuo-motora
Destreza manual
Psicomotricidade
Pré-escolar
Motor skills
Visuo-motor integration
Manual dexterity
Psychomotricity
Preschool
topic Competência motora
Integração visuo-motora
Destreza manual
Psicomotricidade
Pré-escolar
Motor skills
Visuo-motor integration
Manual dexterity
Psychomotricity
Preschool
description A aquisição e desenvolvimento de pré-requisitos em idade pré-escolar como o desempenho motor e visuo-motor é fundamental para a aquisição da etapa seguinte, a escrita. Objetivo: Estudar a relação entre o desempenho motor e desempenho visuo-motor em crianças entre os 4 e os 6 anos. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional transversal, com uma componente descritiva e correlacional. Participaram no estudo 110 crianças, sendo 42 crianças de 4 anos, 44 de 5 anos e 24 de 6 anos. Resultados: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor, na idade dos 6 anos. Quanto às variáveis obtidas pelo Movalyzer, variam consoante a idade e as figuras. Conclusão: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor. O desempenho visuo-motor deve ser sempre estudado no seu produto e no processo, porque ambas as dimensões se complementam e revelam-se importantes para a avaliação do desempenho visuo-motor da criança; The relationship between motor performance and visuo-motor performance in children between 4 and 6 years of age Abstract: The acquisition and development of preschool-age prerequisites such as motor and visuo-motor performance is critical for acquiring the next step, writing. Objective: To study the relation between the motor performance and the visual-motor performance in children between 4 and 6 years of age. Methodology: A cross - sectional observational study was conducted with a descriptive and correlational component. Participated in the study 110 children, being 42 children of 4 years, 44 of 5 years and 24 of 6 years. Results: The motor development shows relation with the visual-motor performance, at the age of 6 years old. As to the variables obtained by Movalyzer, they vary according to the age and the figures. Conclusion: The motor performance presents a relation with the visual-motor performance, although not linearly with age progression. The visual-motor performance must by studied in its product and process, as both dimensions complement each other and are important to the evaluation of the child’s visual-motor development.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-22T16:35:30Z
2019-05-22
2019-04-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25584
http://hdl.handle.net/10174/25584
TID:202246639
url http://hdl.handle.net/10174/25584
identifier_str_mv TID:202246639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Desporto e Saúde
m36838@alunos.uevora.pt
251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136642485714944