A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/25584 |
Resumo: | A aquisição e desenvolvimento de pré-requisitos em idade pré-escolar como o desempenho motor e visuo-motor é fundamental para a aquisição da etapa seguinte, a escrita. Objetivo: Estudar a relação entre o desempenho motor e desempenho visuo-motor em crianças entre os 4 e os 6 anos. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional transversal, com uma componente descritiva e correlacional. Participaram no estudo 110 crianças, sendo 42 crianças de 4 anos, 44 de 5 anos e 24 de 6 anos. Resultados: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor, na idade dos 6 anos. Quanto às variáveis obtidas pelo Movalyzer, variam consoante a idade e as figuras. Conclusão: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor. O desempenho visuo-motor deve ser sempre estudado no seu produto e no processo, porque ambas as dimensões se complementam e revelam-se importantes para a avaliação do desempenho visuo-motor da criança; The relationship between motor performance and visuo-motor performance in children between 4 and 6 years of age Abstract: The acquisition and development of preschool-age prerequisites such as motor and visuo-motor performance is critical for acquiring the next step, writing. Objective: To study the relation between the motor performance and the visual-motor performance in children between 4 and 6 years of age. Methodology: A cross - sectional observational study was conducted with a descriptive and correlational component. Participated in the study 110 children, being 42 children of 4 years, 44 of 5 years and 24 of 6 years. Results: The motor development shows relation with the visual-motor performance, at the age of 6 years old. As to the variables obtained by Movalyzer, they vary according to the age and the figures. Conclusion: The motor performance presents a relation with the visual-motor performance, although not linearly with age progression. The visual-motor performance must by studied in its product and process, as both dimensions complement each other and are important to the evaluation of the child’s visual-motor development. |
id |
RCAP_b3e03a09d52ead2c98ca772056bd48a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/25584 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anosCompetência motoraIntegração visuo-motoraDestreza manualPsicomotricidadePré-escolarMotor skillsVisuo-motor integrationManual dexterityPsychomotricityPreschoolA aquisição e desenvolvimento de pré-requisitos em idade pré-escolar como o desempenho motor e visuo-motor é fundamental para a aquisição da etapa seguinte, a escrita. Objetivo: Estudar a relação entre o desempenho motor e desempenho visuo-motor em crianças entre os 4 e os 6 anos. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional transversal, com uma componente descritiva e correlacional. Participaram no estudo 110 crianças, sendo 42 crianças de 4 anos, 44 de 5 anos e 24 de 6 anos. Resultados: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor, na idade dos 6 anos. Quanto às variáveis obtidas pelo Movalyzer, variam consoante a idade e as figuras. Conclusão: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor. O desempenho visuo-motor deve ser sempre estudado no seu produto e no processo, porque ambas as dimensões se complementam e revelam-se importantes para a avaliação do desempenho visuo-motor da criança; The relationship between motor performance and visuo-motor performance in children between 4 and 6 years of age Abstract: The acquisition and development of preschool-age prerequisites such as motor and visuo-motor performance is critical for acquiring the next step, writing. Objective: To study the relation between the motor performance and the visual-motor performance in children between 4 and 6 years of age. Methodology: A cross - sectional observational study was conducted with a descriptive and correlational component. Participated in the study 110 children, being 42 children of 4 years, 44 of 5 years and 24 of 6 years. Results: The motor development shows relation with the visual-motor performance, at the age of 6 years old. As to the variables obtained by Movalyzer, they vary according to the age and the figures. Conclusion: The motor performance presents a relation with the visual-motor performance, although not linearly with age progression. The visual-motor performance must by studied in its product and process, as both dimensions complement each other and are important to the evaluation of the child’s visual-motor development.Universidade de Évora2019-05-22T16:35:30Z2019-05-222019-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/25584http://hdl.handle.net/10174/25584TID:202246639porDepartamento de Desporto e Saúdem36838@alunos.uevora.pt251Costa, Beatriz Isabel Medronhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:02.047169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos |
title |
A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos |
spellingShingle |
A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos Costa, Beatriz Isabel Medronho Competência motora Integração visuo-motora Destreza manual Psicomotricidade Pré-escolar Motor skills Visuo-motor integration Manual dexterity Psychomotricity Preschool |
title_short |
A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos |
title_full |
A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos |
title_fullStr |
A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos |
title_full_unstemmed |
A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos |
title_sort |
A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos |
author |
Costa, Beatriz Isabel Medronho |
author_facet |
Costa, Beatriz Isabel Medronho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Beatriz Isabel Medronho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência motora Integração visuo-motora Destreza manual Psicomotricidade Pré-escolar Motor skills Visuo-motor integration Manual dexterity Psychomotricity Preschool |
topic |
Competência motora Integração visuo-motora Destreza manual Psicomotricidade Pré-escolar Motor skills Visuo-motor integration Manual dexterity Psychomotricity Preschool |
description |
A aquisição e desenvolvimento de pré-requisitos em idade pré-escolar como o desempenho motor e visuo-motor é fundamental para a aquisição da etapa seguinte, a escrita. Objetivo: Estudar a relação entre o desempenho motor e desempenho visuo-motor em crianças entre os 4 e os 6 anos. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional transversal, com uma componente descritiva e correlacional. Participaram no estudo 110 crianças, sendo 42 crianças de 4 anos, 44 de 5 anos e 24 de 6 anos. Resultados: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor, na idade dos 6 anos. Quanto às variáveis obtidas pelo Movalyzer, variam consoante a idade e as figuras. Conclusão: O desempenho motor apresenta relação com o desempenho visuo-motor. O desempenho visuo-motor deve ser sempre estudado no seu produto e no processo, porque ambas as dimensões se complementam e revelam-se importantes para a avaliação do desempenho visuo-motor da criança; The relationship between motor performance and visuo-motor performance in children between 4 and 6 years of age Abstract: The acquisition and development of preschool-age prerequisites such as motor and visuo-motor performance is critical for acquiring the next step, writing. Objective: To study the relation between the motor performance and the visual-motor performance in children between 4 and 6 years of age. Methodology: A cross - sectional observational study was conducted with a descriptive and correlational component. Participated in the study 110 children, being 42 children of 4 years, 44 of 5 years and 24 of 6 years. Results: The motor development shows relation with the visual-motor performance, at the age of 6 years old. As to the variables obtained by Movalyzer, they vary according to the age and the figures. Conclusion: The motor performance presents a relation with the visual-motor performance, although not linearly with age progression. The visual-motor performance must by studied in its product and process, as both dimensions complement each other and are important to the evaluation of the child’s visual-motor development. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-22T16:35:30Z 2019-05-22 2019-04-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/25584 http://hdl.handle.net/10174/25584 TID:202246639 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/25584 |
identifier_str_mv |
TID:202246639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Desporto e Saúde m36838@alunos.uevora.pt 251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136642485714944 |