A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso­-indiana “de recreio”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Joana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62270
Resumo: Pelo estudo da literatura indo­portuguesa nos séculos XIX e XX, nesta investigação procura­se revisitar a vida cultural de Goa, contribuindo assim para fazer o complexo mapa das vivências e ideologias que o império trouxe à cultura portuguesa e à compreensão que temos do nosso passado histórico e da nossa identidade colectiva. Apresenta­se ainda o contexto de desenvolvimento de uma literatura indo­portuguesa no século XIX através da discussão de alguns excertos de dois folhetins aí publicados: o primeiro conjunto de excertos será retirado de “Traição”, de Frederico Gonçalves, publicado nas páginas do jornal literário “Ilustração Goana" em 1864. O segundo conjunto de citações é de “Jacob e Dulce” de Francisco João da Costa, também conhecido pelo pseudónimo de GIP, texto publicado como romance, mas que apareceu em primeiro lugar como folhetim, nas páginas do Jornal “O Ultramar”, em 1896.
id RCAP_b3f117447817d928e45cf4ac58b6b6de
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62270
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso­-indiana “de recreio”literatura colonialResistência anti-colonialLiteratura comprometidaLusofoniasHumanidades::Línguas e LiteraturasPelo estudo da literatura indo­portuguesa nos séculos XIX e XX, nesta investigação procura­se revisitar a vida cultural de Goa, contribuindo assim para fazer o complexo mapa das vivências e ideologias que o império trouxe à cultura portuguesa e à compreensão que temos do nosso passado histórico e da nossa identidade colectiva. Apresenta­se ainda o contexto de desenvolvimento de uma literatura indo­portuguesa no século XIX através da discussão de alguns excertos de dois folhetins aí publicados: o primeiro conjunto de excertos será retirado de “Traição”, de Frederico Gonçalves, publicado nas páginas do jornal literário “Ilustração Goana" em 1864. O segundo conjunto de citações é de “Jacob e Dulce” de Francisco João da Costa, também conhecido pelo pseudónimo de GIP, texto publicado como romance, mas que apareceu em primeiro lugar como folhetim, nas páginas do Jornal “O Ultramar”, em 1896.Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos SociaisUniversidade do MinhoPassos, Joana20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62270porPassos, J. (2008). A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso-indiana “de recreio”. e-cadernos ces, (01).1647-92701647-0737https://journals.openedition.org/eces/100info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:01.512642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso­-indiana “de recreio”
title A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso­-indiana “de recreio”
spellingShingle A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso­-indiana “de recreio”
Passos, Joana
literatura colonial
Resistência anti-colonial
Literatura comprometida
Lusofonias
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso­-indiana “de recreio”
title_full A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso­-indiana “de recreio”
title_fullStr A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso­-indiana “de recreio”
title_full_unstemmed A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso­-indiana “de recreio”
title_sort A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso­-indiana “de recreio”
author Passos, Joana
author_facet Passos, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv literatura colonial
Resistência anti-colonial
Literatura comprometida
Lusofonias
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic literatura colonial
Resistência anti-colonial
Literatura comprometida
Lusofonias
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Pelo estudo da literatura indo­portuguesa nos séculos XIX e XX, nesta investigação procura­se revisitar a vida cultural de Goa, contribuindo assim para fazer o complexo mapa das vivências e ideologias que o império trouxe à cultura portuguesa e à compreensão que temos do nosso passado histórico e da nossa identidade colectiva. Apresenta­se ainda o contexto de desenvolvimento de uma literatura indo­portuguesa no século XIX através da discussão de alguns excertos de dois folhetins aí publicados: o primeiro conjunto de excertos será retirado de “Traição”, de Frederico Gonçalves, publicado nas páginas do jornal literário “Ilustração Goana" em 1864. O segundo conjunto de citações é de “Jacob e Dulce” de Francisco João da Costa, também conhecido pelo pseudónimo de GIP, texto publicado como romance, mas que apareceu em primeiro lugar como folhetim, nas páginas do Jornal “O Ultramar”, em 1896.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62270
url http://hdl.handle.net/1822/62270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Passos, J. (2008). A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso-indiana “de recreio”. e-cadernos ces, (01).
1647-9270
1647-0737
https://journals.openedition.org/eces/100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132688937910272