Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos e práticas na gestão e resolução de conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14588
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos e práticas na gestão e resolução de conflitosConselho de Cooperação EducativaGestão de ConflitosAutonomiaResponsabilidade SociomoralDesenvolvimento SociomoralRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente trabalho organiza-se em duas partes. A primeira parte contempla a descrição e análise reflexiva do período de observação, intervenção e avaliação pedagógica, desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada II, no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte deste relatório apresenta-se um estudo empírico, subordinado ao tema Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: Processos e práticas na gestão e resolução de conflitos. Este estudo tem como finalidade estudar os processos de gestão e de resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa. Para a realização do mesmo foram identificados os seguintes objetivos específicos: (i) Caracterizar a conceção da Orientadora Cooperante sobre o papel da gestão e resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa; (ii) Caracterizar a conceção dos alunos sobre o papel da gestão e resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa; e (iii) Descrever o processo de gestão e resolução de conflitos no Conselho de Cooperação Educativa. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa e as técnicas de recolha de dados mobilizadas consistiram na observação não participante; entrevista semiestruturada; focus group; análise documental e notas de campo. Em conformidade, os dados recolhidos foram tratados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados do estudo possibilitaram identificar as semelhanças e as diferenças relativas às conceções dos alunos e da Orientadora Cooperante sobre o papel do Conselho de Cooperação Educativa na gestão de conflitos do grupo e descrever os processos de gestão e resolução dos mesmos, neste Conselho de Cooperação, identificando o local de ocorrência dos conflitos, a sua natureza e formas de resolução.The report is written within the context of the unit Supervised Teaching Practice II of the master’s degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. The present paper is organized in two parts. The first part contemplates the description and reflective analysis of the observation, intervention, and pedagogical evaluation practices, elaborated in Supervised Teaching Practice II, in the 1st and 2nd CEB. The second part of the report consists in a empirical study entitled “Educational Cooperation Council (ECC) in the 1st CEB: Procedure and practices in conflict management and resolution”. The purpose of this study is to investigate the procedures of conflict management and resolution in the Educational Cooperation Council. In order to carry out this study, there have been listed specific goals such as: (i) characterize the concept of conflict management and resolution in the Educational Cooperation Council made by the Cooperative Counselor; (ii) characterize the concept conflict management and resolution in the Educational Cooperation Council made by the students; and (iii) describe the process of the conflict management in the Educational Cooperation Council. The methodology applied is of an interpretive qualitative nature and the data collection techniques used consist of a non-participant observation; semi-structured interview; focus group; document analysis, and field notes. Therefore, the collected data were treated through content analysis. The results of this study have made it possible to identify the similarities and discrepancies regarding the concept of Educational Cooperation Council made by the students and the Cooperative Counselor and describe its procedures in conflict management and resolution, identifying the places of conflict, its nature and manner of resolution.Fernandes, V. L. (2021). Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: Processos e práticas na gestão e resolução de conflitos (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14588Figueira, ConceiçãoRCIPLFernandes, Vera Lúcia2022-04-26T11:19:52Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14588TID:202938913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:22.084701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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