Moda como Arte legítima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Beatriz dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10605
Resumo: A moda é uma manifestação da arte e da comunicação humana. Tal como na arte, fatores económicos, políticos, culturais e sociais a afetam. O processo criativo, tanto do designer como do artista, é influenciado por estes e outros elementos que fazem da obra um reflexo do estado de espírito, das crenças e motivações do criador. Contudo, o vestuário, como meio diferenciador de classes sociais e estatutos, é visto como algo frívolo. Os valores estéticos do mesmo, assim como a sua efemeridade, dãolhe uma conotação fútil. Também o aspeto útil e funcional da roupa afasta a moda de ser considerada uma arte. Na verdade, a moda e a arte, como conceitos abertos sugerem diferentes interpretações. Por esse motivo, a sua contextualização histórica e social é necessária. Esta dissertação tem como objetivo analisar os termos, relacionando-os como produto artístico e meio comunicativo. Será igualmente aprofundada a proximidade das áreas, bem como o que as distancia.
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spelling Moda como Arte legítimaPerspetivas da Filosofia, da Arte e da CulturaArteComunicaçãoConotaçãoModaVestuárioDomínio/Área Científica:: Humanidades::Artes::Design de ModaA moda é uma manifestação da arte e da comunicação humana. Tal como na arte, fatores económicos, políticos, culturais e sociais a afetam. O processo criativo, tanto do designer como do artista, é influenciado por estes e outros elementos que fazem da obra um reflexo do estado de espírito, das crenças e motivações do criador. Contudo, o vestuário, como meio diferenciador de classes sociais e estatutos, é visto como algo frívolo. Os valores estéticos do mesmo, assim como a sua efemeridade, dãolhe uma conotação fútil. Também o aspeto útil e funcional da roupa afasta a moda de ser considerada uma arte. Na verdade, a moda e a arte, como conceitos abertos sugerem diferentes interpretações. Por esse motivo, a sua contextualização histórica e social é necessária. Esta dissertação tem como objetivo analisar os termos, relacionando-os como produto artístico e meio comunicativo. Será igualmente aprofundada a proximidade das áreas, bem como o que as distancia.Fashion is a manifestation of art and human communication. As in art, economic, political, cultural and social factors affect it. The creative process, both of the designer and the artist, is influenced by these and other elements that make the work a reflection of the creator's state of mind, beliefs and motivations. However, clothing, as a means of differentiating social classes and statutes, is seen as something frivolous. Its aesthetic values, as well as its ephemerality, give it a futile connotation. Also, the useful and functional aspect of clothing takes fashion away from being considered an art. In fact, fashion and art, as open concepts, suggest different interpretations. For this reason, its historical and social contextualization is necessary. This dissertation aims to analyze the terms, relating them as an artistic product and a communicative medium. The proximity of the areas will also be deepened, as well as the distance between them.Pinheiro, Cláudia Isabel de SousauBibliorumRodrigues, Beatriz dos Santos2021-06-25T00:30:15Z2020-07-232020-06-262020-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10605TID:202546845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:31.502213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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