O Turismo como alavanca do desenvolvimento comunitário e empreendedorismo em Humpata-INFOTUR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Suziany Lassalete da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5822
Resumo: A presente investigação teve como principal propósito saber como desenvolver e implementar uma formação de Cursos de Guias Turísticos, num Instituto Politécnico da Região de Humpata em Angola, de modo a ajudar os jovens a obterem conhecimentos necessários para tornarem-se bons guias turísticos e doravante possíveis docentes nesta área e com visão global sobre novas políticas que impulsionam e dinamizam o sector turístico necessários para o desenvolvimento comunitário. Para o efeito foi realizado um estudo exploratório, transversal de cariz qualitativo. Contou-se com 10 participantes (2 especialistas Docentes portugueses ligados a área do turismo e com experiências em projetos comunitários, e 8 técnicos de turismo angolanos de Humpata). Como instrumentos de avaliação foi utilizado o método da entrevista tendo sido construídos dois Guiões de Entrevista, um para os Especialistas e outro para Técnicos, cujos dados foram alvo de análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos foram identificadas necessidades que deram origem à proposta de um projeto de intervenção designado de “O Turismo como alavanca do desenvolvimento comunitário e empreendedorismo em Humpata – INFOTUR.” As evidencias mostraram a necessidade de implementar mais projetos do género em regiões mais periféricas, pois as mesmas não acompanham o desenvolvimento em termos socias e económicos das grandes cidades centrais, tornando-se uma preocupação alarmante. Regiões como Humpata apresenta índice de analfabetismo elevado, e pouquíssimos centros de formação. Este projeto visa não só suprir esses pontos considerados fulcrais para o desenvolvimento de qualquer comunidade, como também investir no capital humano. Após a elaboração prevê-se uma maior inclusão social na região e um desenvolvimento a nível de conhecimentos capaz de torná- los proficientes ativos e autónomos.
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