Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Telma Filipa Alfaiate Ferreira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18273
Resumo: Numa sociedade cada vez mais global, torna-se naturalmente evidente a presença de diversidade, seja ela de cariz sociocultural, religioso, político, ou outros. É, por isso, fundamental acompanhar os progressos nas propostas educativas das últimas décadas do século XX e reconhecer a presença da diversidade no âmbito escolar, com especial atenção para as diferentes predisposições intelectuais dos alunos para a aprendizagem - aquilo a que se chama genericamente ‘inteligência’. Em resposta a esta diversidade intelectual, a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida, nos anos 80, pelo psicólogo cognitivo e educacional norte-americano Howard Gardner, vem defender que cada indivíduo possui nove tipos de inteligência, nomeadamente a inteligência verbo-linguística, a lógico-matemática, a espacial, a corporal cinestésica, a musical, a interpessoal, a intrapessoal, a naturalista e a existencial/espiritual. Por um lado, a teoria defende que é possível identificar o perfil dos alunos a partir do(s) tipo(s) de inteligência para as quais estes apresentam maior predisposição. Este conhecimento pode servir como ferramenta para trabalhar a diversidade dentro da sala de aula. Por outro lado, esta teoria ajuda o professor a planificar as suas atividades porque lhe permite, através do conhecimento do perfil dos alunos, diversificar os métodos, as técnicas e as atividades para que estas se adaptem às diferentes predisposições dos alunos com o objetivo de maximizar o potencial intelectual de cada um. Na Prática de Ensino Supervisionada pude aplicar um questionário aos alunos para aferir os tipos de inteligência predominantes. Com base nessa informação, planifiquei e executei atividades que me permitiram apurar se a teoria contribui como apoio à didática das línguas materna e estrangeira.
id RCAP_b42925e1b95fe93fdecd40be2556f8ef
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18273
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeiraTeoria das Inteligências MúltiplasEnsino de língua maternaEnsino de língua estrangeiraMultiple Intelligence TheoryMother language teachingForeign language teachingDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNuma sociedade cada vez mais global, torna-se naturalmente evidente a presença de diversidade, seja ela de cariz sociocultural, religioso, político, ou outros. É, por isso, fundamental acompanhar os progressos nas propostas educativas das últimas décadas do século XX e reconhecer a presença da diversidade no âmbito escolar, com especial atenção para as diferentes predisposições intelectuais dos alunos para a aprendizagem - aquilo a que se chama genericamente ‘inteligência’. Em resposta a esta diversidade intelectual, a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida, nos anos 80, pelo psicólogo cognitivo e educacional norte-americano Howard Gardner, vem defender que cada indivíduo possui nove tipos de inteligência, nomeadamente a inteligência verbo-linguística, a lógico-matemática, a espacial, a corporal cinestésica, a musical, a interpessoal, a intrapessoal, a naturalista e a existencial/espiritual. Por um lado, a teoria defende que é possível identificar o perfil dos alunos a partir do(s) tipo(s) de inteligência para as quais estes apresentam maior predisposição. Este conhecimento pode servir como ferramenta para trabalhar a diversidade dentro da sala de aula. Por outro lado, esta teoria ajuda o professor a planificar as suas atividades porque lhe permite, através do conhecimento do perfil dos alunos, diversificar os métodos, as técnicas e as atividades para que estas se adaptem às diferentes predisposições dos alunos com o objetivo de maximizar o potencial intelectual de cada um. Na Prática de Ensino Supervisionada pude aplicar um questionário aos alunos para aferir os tipos de inteligência predominantes. Com base nessa informação, planifiquei e executei atividades que me permitiram apurar se a teoria contribui como apoio à didática das línguas materna e estrangeira.In an increasingly global society, the presence of diversity becomes evident whether it is of a socio-cultural, religious or political nature, among others. Therefore, it is essential to monitor the progress in the educational proposals of the last decades of the twentieth century and recognize the presence of diversity in schools, giving special attention to the different intellectual propensities of students to learning - what is generally called ‘intelligence’. Responding to this intellectual diversity, the Theory of Multiple Intelligences, developed in the 80s by the American cognitive and educational psychologist Howard Gardner, has argued that each individual has nine types of intelligence, namely the verbal-linguistic, the logical-mathematical, the spatial, the bodily kinesthetic, the musical, the interpersonal, the intrapersonal, the naturalistic and the existential / spiritual intelligence. On the one hand, the theory holds that you can identify the profile of students from the type(s) of intelligence to which they are more prone. This knowledge can serve as a tool for the teacher to work with the diversity within the classroom. On the other hand, this theory helps teachers plan their activities, because it allows them, through the profile of the students’ knowledge, to diversify the methods, techniques and activities that could be adapted to the different predispositions of students in order to maximize their intellectual potential. In the Supervised Teaching Practice I was able to apply a questionnaire to students to measure the predominant types of intelligence. Based on this information, I planned and performed activities that allowed me to determine whether the theory helps to support the teaching of mother and foreign languages. KEYWORDS: Multiple Intelligence Theory; Mother language teaching; Foreign languageMadeira, AnaValentim, Helena TopaRUNCarvalho, Telma Filipa Alfaiate Ferreira de2016-06-21T16:06:57Z2016-02-192016-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18273TID:201066475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:07Zoai:run.unl.pt:10362/18273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:37.100289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira
title Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira
spellingShingle Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira
Carvalho, Telma Filipa Alfaiate Ferreira de
Teoria das Inteligências Múltiplas
Ensino de língua materna
Ensino de língua estrangeira
Multiple Intelligence Theory
Mother language teaching
Foreign language teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira
title_full Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira
title_fullStr Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira
title_full_unstemmed Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira
title_sort Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira
author Carvalho, Telma Filipa Alfaiate Ferreira de
author_facet Carvalho, Telma Filipa Alfaiate Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Ana
Valentim, Helena Topa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Telma Filipa Alfaiate Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das Inteligências Múltiplas
Ensino de língua materna
Ensino de língua estrangeira
Multiple Intelligence Theory
Mother language teaching
Foreign language teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Teoria das Inteligências Múltiplas
Ensino de língua materna
Ensino de língua estrangeira
Multiple Intelligence Theory
Mother language teaching
Foreign language teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Numa sociedade cada vez mais global, torna-se naturalmente evidente a presença de diversidade, seja ela de cariz sociocultural, religioso, político, ou outros. É, por isso, fundamental acompanhar os progressos nas propostas educativas das últimas décadas do século XX e reconhecer a presença da diversidade no âmbito escolar, com especial atenção para as diferentes predisposições intelectuais dos alunos para a aprendizagem - aquilo a que se chama genericamente ‘inteligência’. Em resposta a esta diversidade intelectual, a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida, nos anos 80, pelo psicólogo cognitivo e educacional norte-americano Howard Gardner, vem defender que cada indivíduo possui nove tipos de inteligência, nomeadamente a inteligência verbo-linguística, a lógico-matemática, a espacial, a corporal cinestésica, a musical, a interpessoal, a intrapessoal, a naturalista e a existencial/espiritual. Por um lado, a teoria defende que é possível identificar o perfil dos alunos a partir do(s) tipo(s) de inteligência para as quais estes apresentam maior predisposição. Este conhecimento pode servir como ferramenta para trabalhar a diversidade dentro da sala de aula. Por outro lado, esta teoria ajuda o professor a planificar as suas atividades porque lhe permite, através do conhecimento do perfil dos alunos, diversificar os métodos, as técnicas e as atividades para que estas se adaptem às diferentes predisposições dos alunos com o objetivo de maximizar o potencial intelectual de cada um. Na Prática de Ensino Supervisionada pude aplicar um questionário aos alunos para aferir os tipos de inteligência predominantes. Com base nessa informação, planifiquei e executei atividades que me permitiram apurar se a teoria contribui como apoio à didática das línguas materna e estrangeira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-21T16:06:57Z
2016-02-19
2016-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18273
TID:201066475
url http://hdl.handle.net/10362/18273
identifier_str_mv TID:201066475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137879626088448