A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20391 |
Resumo: | Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o trabalho desenvolvido com diferentes turmas de línguas estrangeiras tendo por base a teoria das Inteligências Múltiplas (IM) e o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT). O objetivo da investigação-ação era comprovar se a articulação entre a teoria das IM e a metodologia de ELBT seria, ou não, sinónimo de diversidade e enriquecimento das experiências de aprendizagem de alunos de Língua Estrangeira (LE), do 3.º Ciclo do Ensino Básico (3CEB) e do Ensino Secundário (ES). Partindo dos dados recolhidos através de diferentes instrumentos, tentámos criar atividades diversificadas e que se aproximassem das necessidades dos alunos com o intuito de incrementar a motivação para a aprendizagem, envolver um maior número de alunos nas atividades propostas em sala de aula, e provocar uma mudança de atitude dos alunos perante a aprendizagem das LE. |
id |
RCAP_f7a6b353438f24834dcd797cd77b6278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/20391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagemEnsino de Língua EstrangeiraAprendizagemEnsino de Línguas Baseado em TarefasInteligências MúltiplasMultiple IntelligencesTask-based Language LearningForeign language learningDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o trabalho desenvolvido com diferentes turmas de línguas estrangeiras tendo por base a teoria das Inteligências Múltiplas (IM) e o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT). O objetivo da investigação-ação era comprovar se a articulação entre a teoria das IM e a metodologia de ELBT seria, ou não, sinónimo de diversidade e enriquecimento das experiências de aprendizagem de alunos de Língua Estrangeira (LE), do 3.º Ciclo do Ensino Básico (3CEB) e do Ensino Secundário (ES). Partindo dos dados recolhidos através de diferentes instrumentos, tentámos criar atividades diversificadas e que se aproximassem das necessidades dos alunos com o intuito de incrementar a motivação para a aprendizagem, envolver um maior número de alunos nas atividades propostas em sala de aula, e provocar uma mudança de atitude dos alunos perante a aprendizagem das LE.This report presents the work developed throughout our practicum with different groups of foreign language students and which was organized around the Multiple Intelligences theory and Task-based Language Learning. Our action-research project aimed at verifying if by combining the two we could diversify and enrich our students learning experiences. Based on the data collected from different instruments, we tried to create a set of diversified and meaningful activities that would increase students' motivation towards language learning, imply a larger number of students in each activity and to cause a shift in students' attitude towards foreign languages learning.Madrona Fernández, AlbertoMatos, AnaRUNSilva, Eunice Elisabete Gomes da2017-03-28T09:15:46Z2016-12-062016-09-302016-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20391TID:201551330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:04:29Zoai:run.unl.pt:10362/20391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:10.919648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem |
title |
A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem |
spellingShingle |
A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem Silva, Eunice Elisabete Gomes da Ensino de Língua Estrangeira Aprendizagem Ensino de Línguas Baseado em Tarefas Inteligências Múltiplas Multiple Intelligences Task-based Language Learning Foreign language learning Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem |
title_full |
A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem |
title_fullStr |
A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem |
title_sort |
A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem |
author |
Silva, Eunice Elisabete Gomes da |
author_facet |
Silva, Eunice Elisabete Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Madrona Fernández, Alberto Matos, Ana RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eunice Elisabete Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Estrangeira Aprendizagem Ensino de Línguas Baseado em Tarefas Inteligências Múltiplas Multiple Intelligences Task-based Language Learning Foreign language learning Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Ensino de Língua Estrangeira Aprendizagem Ensino de Línguas Baseado em Tarefas Inteligências Múltiplas Multiple Intelligences Task-based Language Learning Foreign language learning Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o trabalho desenvolvido com diferentes turmas de línguas estrangeiras tendo por base a teoria das Inteligências Múltiplas (IM) e o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT). O objetivo da investigação-ação era comprovar se a articulação entre a teoria das IM e a metodologia de ELBT seria, ou não, sinónimo de diversidade e enriquecimento das experiências de aprendizagem de alunos de Língua Estrangeira (LE), do 3.º Ciclo do Ensino Básico (3CEB) e do Ensino Secundário (ES). Partindo dos dados recolhidos através de diferentes instrumentos, tentámos criar atividades diversificadas e que se aproximassem das necessidades dos alunos com o intuito de incrementar a motivação para a aprendizagem, envolver um maior número de alunos nas atividades propostas em sala de aula, e provocar uma mudança de atitude dos alunos perante a aprendizagem das LE. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-06 2016-09-30 2016-12-06T00:00:00Z 2017-03-28T09:15:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/20391 TID:201551330 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/20391 |
identifier_str_mv |
TID:201551330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137892207951872 |