A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eunice Elisabete Gomes da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20391
Resumo: Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o trabalho desenvolvido com diferentes turmas de línguas estrangeiras tendo por base a teoria das Inteligências Múltiplas (IM) e o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT). O objetivo da investigação-ação era comprovar se a articulação entre a teoria das IM e a metodologia de ELBT seria, ou não, sinónimo de diversidade e enriquecimento das experiências de aprendizagem de alunos de Língua Estrangeira (LE), do 3.º Ciclo do Ensino Básico (3CEB) e do Ensino Secundário (ES). Partindo dos dados recolhidos através de diferentes instrumentos, tentámos criar atividades diversificadas e que se aproximassem das necessidades dos alunos com o intuito de incrementar a motivação para a aprendizagem, envolver um maior número de alunos nas atividades propostas em sala de aula, e provocar uma mudança de atitude dos alunos perante a aprendizagem das LE.
id RCAP_f7a6b353438f24834dcd797cd77b6278
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagemEnsino de Língua EstrangeiraAprendizagemEnsino de Línguas Baseado em TarefasInteligências MúltiplasMultiple IntelligencesTask-based Language LearningForeign language learningDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o trabalho desenvolvido com diferentes turmas de línguas estrangeiras tendo por base a teoria das Inteligências Múltiplas (IM) e o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT). O objetivo da investigação-ação era comprovar se a articulação entre a teoria das IM e a metodologia de ELBT seria, ou não, sinónimo de diversidade e enriquecimento das experiências de aprendizagem de alunos de Língua Estrangeira (LE), do 3.º Ciclo do Ensino Básico (3CEB) e do Ensino Secundário (ES). Partindo dos dados recolhidos através de diferentes instrumentos, tentámos criar atividades diversificadas e que se aproximassem das necessidades dos alunos com o intuito de incrementar a motivação para a aprendizagem, envolver um maior número de alunos nas atividades propostas em sala de aula, e provocar uma mudança de atitude dos alunos perante a aprendizagem das LE.This report presents the work developed throughout our practicum with different groups of foreign language students and which was organized around the Multiple Intelligences theory and Task-based Language Learning. Our action-research project aimed at verifying if by combining the two we could diversify and enrich our students learning experiences. Based on the data collected from different instruments, we tried to create a set of diversified and meaningful activities that would increase students' motivation towards language learning, imply a larger number of students in each activity and to cause a shift in students' attitude towards foreign languages learning.Madrona Fernández, AlbertoMatos, AnaRUNSilva, Eunice Elisabete Gomes da2017-03-28T09:15:46Z2016-12-062016-09-302016-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20391TID:201551330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:04:29Zoai:run.unl.pt:10362/20391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:10.919648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem
title A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem
spellingShingle A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem
Silva, Eunice Elisabete Gomes da
Ensino de Língua Estrangeira
Aprendizagem
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
Inteligências Múltiplas
Multiple Intelligences
Task-based Language Learning
Foreign language learning
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem
title_full A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem
title_fullStr A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem
title_full_unstemmed A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem
title_sort A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem
author Silva, Eunice Elisabete Gomes da
author_facet Silva, Eunice Elisabete Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madrona Fernández, Alberto
Matos, Ana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eunice Elisabete Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Estrangeira
Aprendizagem
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
Inteligências Múltiplas
Multiple Intelligences
Task-based Language Learning
Foreign language learning
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ensino de Língua Estrangeira
Aprendizagem
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
Inteligências Múltiplas
Multiple Intelligences
Task-based Language Learning
Foreign language learning
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o trabalho desenvolvido com diferentes turmas de línguas estrangeiras tendo por base a teoria das Inteligências Múltiplas (IM) e o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT). O objetivo da investigação-ação era comprovar se a articulação entre a teoria das IM e a metodologia de ELBT seria, ou não, sinónimo de diversidade e enriquecimento das experiências de aprendizagem de alunos de Língua Estrangeira (LE), do 3.º Ciclo do Ensino Básico (3CEB) e do Ensino Secundário (ES). Partindo dos dados recolhidos através de diferentes instrumentos, tentámos criar atividades diversificadas e que se aproximassem das necessidades dos alunos com o intuito de incrementar a motivação para a aprendizagem, envolver um maior número de alunos nas atividades propostas em sala de aula, e provocar uma mudança de atitude dos alunos perante a aprendizagem das LE.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06
2016-09-30
2016-12-06T00:00:00Z
2017-03-28T09:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20391
TID:201551330
url http://hdl.handle.net/10362/20391
identifier_str_mv TID:201551330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137892207951872