Exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de saxofone do ensino artístico especializado da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Filipa Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30657
Resumo: Este documento constitui-se como o Relatório da UC Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro. Encontra-se organizado em 2 secções principais, que refletem as componentes Prática de Ensino e Projeto Educativo. A primeira secção descreve a Prática de Ensino realizada na classe de Saxofone da escola Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2019/2020. A segunda secção é referente à investigação decorrente da implementação do Projeto Educativo nessa mesma escola. O seu objetivo foi implementar e compreender o potencial de uma estratégia educacional alternativa que se concretizou no trabalho e na exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de Saxofone do Ensino Artístico Especializado da Música, tendo em vista a motivação dos alunos e o desenvolvimento das suas capacidades musicais. Este projeto contou com a participação ativa de 2 alunos e a sua implementação foi dividida em 2 etapas: na primeira foi trabalhada uma obra do repertório convencional e na segunda foi trabalhada uma obra enquadrada nesta nova tipologia musical. Os géneros musicais contemporâneos escolhidos para esta investigação (música mista, minimalismo/pós-minimalismo, blues e pop/rock) refletiram as categorias de música erudita e de música não erudita.
id RCAP_b4465d8667e2b32ac071defb05da97f5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de saxofone do ensino artístico especializado da músicaGéneros musicais contemporâneosEnsino artístico especializadoSaxofonePrograma curricularRepertórioMotivaçãoEste documento constitui-se como o Relatório da UC Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro. Encontra-se organizado em 2 secções principais, que refletem as componentes Prática de Ensino e Projeto Educativo. A primeira secção descreve a Prática de Ensino realizada na classe de Saxofone da escola Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2019/2020. A segunda secção é referente à investigação decorrente da implementação do Projeto Educativo nessa mesma escola. O seu objetivo foi implementar e compreender o potencial de uma estratégia educacional alternativa que se concretizou no trabalho e na exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de Saxofone do Ensino Artístico Especializado da Música, tendo em vista a motivação dos alunos e o desenvolvimento das suas capacidades musicais. Este projeto contou com a participação ativa de 2 alunos e a sua implementação foi dividida em 2 etapas: na primeira foi trabalhada uma obra do repertório convencional e na segunda foi trabalhada uma obra enquadrada nesta nova tipologia musical. Os géneros musicais contemporâneos escolhidos para esta investigação (música mista, minimalismo/pós-minimalismo, blues e pop/rock) refletiram as categorias de música erudita e de música não erudita.This document constitutes itself as the Report of UC Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in Music Education at the Universidade de Aveiro. It is organized in 2 principal sections that reflect the components Teaching Practice and Educational Project. The first section describes the Teaching Practice held at the Saxophone class of Conservatório de Música do Porto during the school year 2019/2020. The second section refers to the investigation resulting from the implementation of the Educational Project in that same school. Its goal was to implement and understand the potential of an alternative educational strategy that took shape in the work and exploration of contemporary musical genres in Saxophone classes of Specialized Artistic Education of Music, with a view to motivating students and developing their musical skills. This project had the participation of 2 students and its implementation was divided in 2 stages: in the first, the students played a piece from the conventional repertoire and in the second they played a piece from this new musical typology. The contemporary musical genres chosen to this investigation (mixed music, minimalism/post-minimalism, blues and pop/rock) reflected classical music and popular music.2021-02-22T10:21:03Z2020-07-17T00:00:00Z2020-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30657porSousa, Ana Filipa Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:30:22Zoai:ria.ua.pt:10773/30657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:30:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de saxofone do ensino artístico especializado da música
title Exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de saxofone do ensino artístico especializado da música
spellingShingle Exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de saxofone do ensino artístico especializado da música
Sousa, Ana Filipa Gomes
Géneros musicais contemporâneos
Ensino artístico especializado
Saxofone
Programa curricular
Repertório
Motivação
title_short Exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de saxofone do ensino artístico especializado da música
title_full Exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de saxofone do ensino artístico especializado da música
title_fullStr Exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de saxofone do ensino artístico especializado da música
title_full_unstemmed Exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de saxofone do ensino artístico especializado da música
title_sort Exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de saxofone do ensino artístico especializado da música
author Sousa, Ana Filipa Gomes
author_facet Sousa, Ana Filipa Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Filipa Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Géneros musicais contemporâneos
Ensino artístico especializado
Saxofone
Programa curricular
Repertório
Motivação
topic Géneros musicais contemporâneos
Ensino artístico especializado
Saxofone
Programa curricular
Repertório
Motivação
description Este documento constitui-se como o Relatório da UC Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro. Encontra-se organizado em 2 secções principais, que refletem as componentes Prática de Ensino e Projeto Educativo. A primeira secção descreve a Prática de Ensino realizada na classe de Saxofone da escola Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2019/2020. A segunda secção é referente à investigação decorrente da implementação do Projeto Educativo nessa mesma escola. O seu objetivo foi implementar e compreender o potencial de uma estratégia educacional alternativa que se concretizou no trabalho e na exploração de géneros musicais contemporâneos nas aulas de Saxofone do Ensino Artístico Especializado da Música, tendo em vista a motivação dos alunos e o desenvolvimento das suas capacidades musicais. Este projeto contou com a participação ativa de 2 alunos e a sua implementação foi dividida em 2 etapas: na primeira foi trabalhada uma obra do repertório convencional e na segunda foi trabalhada uma obra enquadrada nesta nova tipologia musical. Os géneros musicais contemporâneos escolhidos para esta investigação (música mista, minimalismo/pós-minimalismo, blues e pop/rock) refletiram as categorias de música erudita e de música não erudita.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-17T00:00:00Z
2020-07-17
2021-02-22T10:21:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30657
url http://hdl.handle.net/10773/30657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543770148700160